Figueira-de-Jardim – Ficus Auriculata

Todo mundo com certeza gosta de pelo menos uma fruta, não é verdade? Existem aquelas que amamos tanto que queremos ter um exemplar em nosso jardim ou quintal. Mais abaixo você vai encontrar algumas informações básicas sobre a Figueira de jardim, uma planta muito comum na Ásia e com um fruto saboroso.

Ficha Técnica

A figueira de jardim é uma planta muito conhecida principalmente nos países mais tropicais. Cientificamente ela recebe o nome de Ficus auriculata e está entre as espécies de planta pertencentes a família das Moraceae. Categorizada como uma árvore frutífera e ornamental, com certeza você já experimentou o fruto dessa planta que é tão saboroso e utilizado em diversas receitas pelo mundo.

A origem da figueira de jardim é dada à diversos lugares: Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Índia e Vietnã. Quando cultivada corretamente, ela se desenvolve muito bem em diversas outras regiões diferentes dessas de origem e sendo assim, receberão outros nomes populares como Figueira Vermelha.

Figueira de Jardim

Figueira de Jardim

Essa árvore pode alcançar até 6 metros de altura e por esse motivo, você deve atentar-se bastante sobre o local onde vai cultivar, para não ter problemas com o desenvolvimento da planta. Ela apresenta um ciclo de vida perene, o que significa que durante o ano inteiro você terá folhas, flores e frutos nascendo. Isso acontece porque o tempo que a figueira de jardim vai levar para completar sua floração pode durar até 2 anos para ser concluído.

Ela é muito popular nas florestas subtropicais úmidas do sudoeste da Ásia, o que fez que ela ganhasse uma popularidade muito grande quanto ao seu uso de forma decorativa. De fato, ter um exemplar dessa espécie em seu jardim ou simplesmente no quintal de casa é muito gratificante tanto pela beleza, como pelos frutos saborosos e ricos em nutrientes que ela dá.

Sobre As Folhas, Flores e Frutos

As folhas da figueira de jardim é semi decídua. A sua copa é muito densa e completa com uma forma arredonda e com espessura bem larga. O tronco é um pouco curto em relação ao tamanho total da planta e dificilmente ultrapassa os 6 metros que citamos mais acima como tamanho máximo da espécie.

As folhas são alternadas, de tamanho bem grande, com o formato mais ovalado e orbicular. A textura destas são bem finas o que vai dar uma delicadeza diferenciada e destacar as nervuras que são bem marcadas. Elas se apresentam sempre na cor vermelha quando são jovens e ficam verdes gradativamente ao envelhecerem.

Os frutos da figueira de jardim são bem semelhantes aos figos tradicionais que todos costumamos comer. Eles aparecem a partir das inflorescências que são do tipo sincônio. A diferença entre esses figos e os tradicionais é que nessa espécie eles são bem maiores e tem a consistência mais dura também. Você com um pé de figueira de jardim em casa, terá frutos aparecendo durante todo o ano sempre nos principais ramos da árvore e também no tronco, desde a sua base.

A polpa desses figos é muito gelatinosa, assim como o dos tradicionais e comestíveis sem nenhuma restrição. Elas são muito populares na Ásia, e são comidas tanto crua como cozidas. Nesse continente, os nativos utilizam a polpa dos figos de jardim em pratos das mais diversas variações podendo serem doces ou salgados.

Em outros países, os frutos e também as folhas são muito utilizados como planta forrageira, tipos de prática onde é feito o aproveitamento dessas duas partes de uma planta para alimentar animais de criação.

Decoração e Ornamentação

Como é uma planta bastante bonita, facilmente as pessoas adotarão a figueira de jardim como uma planta decorativa. Aliás, não é a toa que ela recebeu esse nome, pois é muito solicita em jardins abertos ao redor do mundo. O cuidado deve ser apenas sobre o espaço onde você  vai cultivar a planta, pois como ela não é uma planta muito pequena, a falta de espaço pode comprimir as raízes e acabar matando a sua espécie.

Se você perguntar qual o maior atrativo dessa planta, com certeza as opiniões irão se dividir bastante entre os frutos e a folhagem que é muito bonita, principalmente quando está em processo de variação de cor. Então se você souber mesclar bem com outras espécies, com certeza terá um ambiente muito mais bonito e agradável e uma boa árvore para tanto saborear os frutos, como também para deixar o seu ambiente mais bonito.

Você pode também cultivar a sua figueira de jardim em vasos para decoração de interiores, desde que estes sejam bem iluminados e amplos.

Sobre O cultivo da Figueira de Jardim

De acordo com os locais de origem, podemos concluir então que os melhores climas para que você cultive a sua figueira de jardim é o Equatorial, Subtropical, Tropical. Acontece que por ser muito conhecida, mesmo regiões que não apresentem essas tais características climáticas podem desenvolver exemplares da planta. Você precisa apenas atentar-se sobre o ambiente ter iluminação e temperatura ideal para isso. Nesse caso você pode construir toda uma estrutura que receba a sua figueira de jardim sem danos.

Ela pode ser cultiva sob o sol pleno ou então sob a meia sombra. Os solos devem estar devidamente fertilizados, devem ser bem profundos devido o tamanho das raízes da planta e também devem estar completamente enriquecidos com matéria orgânica, para facilitar o seu desenvolvimento sadio e também o crescimento ideal da planta.

Saiba Mais

Saiba Mais

As regas devem ser regulares, pois a planta gosta de ambientes devidamente umificados. Jamais deixe a terra totalmente seca e principalmente totalmente encharcadas pois além de causar a morte da planta, você pode acabar ajudando na proliferação de fungos e outras doenças comuns para essa espécie.

Quando são cultivadas em regiões de climas temperados, tornam-se caducifolia e em climas tropicais, apresentam folhagens com características perenes. É uma planta muito rústica, o que significa que depois de germinada e desenvolvida, ela não vai “cobrar” muito de você, bastando apenas que você mantenha as regas apropriadas.

A multiplicação dessa espécie é feita por sementes, estaquia e alporquia. No caso das sementes elas devem ser extraídas dos frutos caídos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *