Flor Amor-Perfeito

O nome científico da flor conhecida como Amor-Perfeito é Viola tricolor devido as suas características de coloração. Trata-se de uma flor de pequeno porte que não ultrapassa os 30 cm de altura e que pode crescer e se desenvolver em solos de inclinação ácida ou neutra. As flores dessa planta geralmente não tem mais do que 6 cm de diâmetro. Por suas características mais peculiares essa é uma flor selvagem de origem eurasiática.

Cruzamentos

As flores que conhecemos hoje como Amor-Perfeito são em grande parte resultantes de cruzamentos realizados entre a Viola tricolor e outras espécies de flores Viola. Algo interessante é que essas flores podem ser encontradas com padrões que tem duas, três e até quatro cores.

Cultivo de Amor-Perfeito

A planta Amor-Perfeito prefere locais de clima ameno (entre 15°C e 25°C) sendo bastante fácil de cultivar com boas condições climáticas. Os interessados podem se dedicar ao seu cultivo em jardineiras e ou jardins, deixe o espaçamento de 15 a 30 cm entre uma planta e outra. Uma flor que se adapta tanto ao cultivo solitário como em grupos. Em termos de iluminação essa planta prefere sol direto ou sombra parcial.

Fique atento especialmente as condições de irrigação do solo, a planta gosta de água, mas sem encharcamentos que podem levar as suas raízes a apodrecer. A dica é sempre tocar o substrato tentando sentir se está ou não úmido, se estiver seco regue. A floração do Amor-Perfeito acontece em geral entre os meses de outono e primavera. Quando o inverno é ameno pode manter a sua floração bonita.

Ciclo de Cultivo e Propagação

Embora seja uma planta inicialmente bienal pode também ser cultivada no ciclo anual. O Amor-Perfeito é uma planta do tipo perene, sua propagação pode ser feita por meio de sementes que podem ser recobertas com camadas finas de terra, peneirar a terra pode ser interessante.

O período para que as flores de Amor-Perfeito germinem é de uma a quatro semanas variando de espécime para espécime. No caso de quem optou por cultivar essa planta em sementeiras a dica é fazer o transplante das mesmas quando tiver entre 6 e 8 folhas que sejam verdadeiras.

Amor-Perfeito – Cosméticos e Poções de Beleza

Algo interessante sobre as plantas Amor-Perfeito é que há muito tempo elas são usadas como base para cosméticos e poções de beleza. Na antiguidade povos como os celtas, gregos e romanos usavam essa planta para preparar cosméticos e loções para cuidar da aparência. Já para os chineses essas flores tinham um uso medicinal para prevenir dores de cabeça.

Seguindo um pouco na linha do tempo chegamos a Idade Média em que essas flores tinham status de amuleto para se proteger do mal. Durante muito tempo a planta foi conhecida como sendo a planta da Santíssima Trindade. Os ingleses tinham uma crença curiosa sobre o flor Amor-Perfeito, acreditava-se que era possível preparar uma poção com ela e se a mesma fosse colocada entre os olhos de uma pessoa que dormia essa se apaixonaria pela primeira pessoa que visse em sua frente.

Shakespeare se inspirou nessa lenda para escrever a peça “Sonhos de uma noite de verão” em que os personagens são enfeitiçados com poções de Amor-Perfeito e acabam passando por uma série de situações curiosas. E para você essa planta tem algum viés além de ser bela?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola,
    linda materia!!!
    gostaria desaber se as sementers encontradas em pacotinhos destas flores realmnte nascem e florem e como devo proceder semeando diretameteou…
    se for possivel gostaria de receber as dicas.
    sao lindas flores!!

    angelica 2 de novembro de 2009 12:22 Responder
  • Minha pergunta é a mesma de Angélica á respeito das sementinhas de pacote. Ficarei feliz se puderem me orientar. Abraço

    Carlinha 6 de abril de 2010 16:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *