Flor Clematis – Significado

Flor Clematis – Significado

No mundo místico de energias e vibrações, atribui-se às plantas e flores significados enérgicos que estas podem trazem ao ambiente ao qual estão inseridas e significados peculiares são colocados a elas. A flor de Clematis, há quem acredite que ao presentear uma pessoa com esta espécie declara agrado e gosto pela pessoa.

Já seguindo uma linha da terapia à base de florais, o floral clematis é colocado no meio da medicina alternativa para tratamento de sintomas ligados à falta de interesse dada diferentes situações em que se encontra o paciente. Ela pode ajudar a recuperar indivíduos que estão com pouca vontade e interesse de viver, pessoas que sonham muito, outras que gostam da solidão e ajuda pacientes que possuem poucas ambições na vida.

Desta forma o floral recupera o ânimo de pessoas que parecem estar em estado de dormência da realidade, que sonham muito e vivem nas nuvens, que parecem estar totalmente dispersos e não tem muito desejo e interesse pela vida. É indicado para indivíduos que não estão realmente felizes no dado momento pela situação ao qual se encontram, que vivem alimentando-se de esperanças no futuro de que as coisas poderiam estar melhores e deixam de fazê-las no agora. E quando estão doentes, estas não fazem esforço algum para ficar melhores, e em alguns casos estes pacientes tem desejo de morte, querendo voltar a tempos passados que acreditam ter sido melhores ou na vontade de encontrar com algum ente querido que partiu.

Este é o significado do floral de Bach para a flor de clematis, estes florais são óleos essenciais extraídas das flores, aos quais, muitos que as estudam, acreditam que tem o poder de transformar as emoções e os pensamentos negativos. É também conhecido como tratamento dos opostos, aos quais são receitados florais que agem de modo oposto ao sentimento e emoção que é sentida naquele momento, como insegurança, estresse, tristeza, pensamento negativo, depressão, para todos estes sentimentos existe uma essência extraída para trazer sentimentos opostos de alegria, vontade de viver, tranquilidade, paz espiritual e segurança.

Este método foi desenvolvido pelo médico inglês Edward Bach, sendo que atualmente existem 38 essências, estas não interferem em outras medicinas alternativas como a homeopatia e alopatia. Estes são compostos desenvolvidos para tipos específicos, situações e sentimentos negativos como o luto, a perda, a mudança em alguma coisa na vida, a separação. Estes florais não são remédios, desta forma não apresentam efeitos colaterais, e não estão ligados a qualquer tipo de crença e ritual como religiões.

Formas de Cultivo e Curiosidades Sobre a Flor de Clematis

O nome científico desta espécie é Clematis flammula, e consegue atingir tamanhos que variam de 1 até 5 metros de altura. Esta pertence a família das ranunculáceas, sendo que dentro deste gênero existem mais de 250 espécies naturais, e mais de 500 outras espécies, graças ao processo de hibridização e melhoramento genético.

Estas trepadeiras possuem uma floração muito graciosa, possuem uma textura semi-lenhosa, e suas folhagens podem ser decídua e sempre muito esverdeadas. São plantas originárias de regiões do hemisfério norte, e ao longo do tempo foi adaptada ao clima temperado. Suas flores podem ocorrer de forma isolada ou em pequenos grupos. Estas podem ser formadas por pétalas dobradas, abertas ou de formato campanulada, e o tamanho das pétalas variam, podendo ser mais largas ou mais estreitas. Sua floração ocorre nos meses mais quentes do ano, e as suas cores são sortidas, roxo, azul, pink, rosa, brancas e amarelas. Elas chegam a viver por mais de 80 anos, e seu cultivo é simples, a planta gosta de receber muita luz direta, e sombra fresca para desenvolver suas raízes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *