Flor de Luto Branca

A História da Flores no Luto

Em toda a história da morte e luto, as flores são levadas ao cemitério para homenagear os mortos, e esta prática é realizada há muito anos e é simbolizada como presente, expressando gratidão, carinho pelo ente que de alguma forma marcou a história de vida das pessoas. As coroas de flores são uma tradição que seguiu na história desde os tempos da Grécia Antiga, e esta representa o ciclo de vida, que é eterna de acordo com as crenças, por isso o seu formato em círculo.

O envio de flores possui um significado de prestar uma última homenagem, e se liga aos hábitos sociais e ao sepultamento, uma vez que quando pessoas iam visitar amigos tinham o costume de levar flores, para representar carinho e um sentimento de despedida. Na religião ainda, as flores, mais especificamente, as coroas de flores simbolizavam a presença de Deus, que está em toda parte e é eterno.

As flores possuem um significado complexo ligados a vida e seus ciclos. De acordo com pesquisas científicas, a flor e seu sistema reprodutor têm importância para o equilíbrio do ecossistema, ela representa o recomeço, a vida e novas formas de vida. Por isso, elas são frutos de homenagem realizadas aos entes queridos que se foram.

Flor de Luto Branco e outra Flores de Luto e Seu Significado em uma Coroa de Flores

Existem uma gama de tipos de flores que são levadas aos túmulos, e em grande parte as pessoas optam por espécies que são mais resistentes e duráveis quando expostas ao tempo. Mas também optam de acordo com a espécie, já que estas possuem diferentes significados.

  • Flor de Luto Branca

    As flores brancas são comumente ligadas ao luto, estas trazem consigo a mensagem de paz, harmonia, pureza e calma, principais sentimentos desejáveis ao ente que partiu e as pessoas que estão ligadas a ela de alguma forma. A rosa branca e o copo de leite são flores considerada de luto, pela cor e sua simbologia.

  • Crisântemo

    São flores mais resistentes, e representam simbolicamente a sinceridade, longa vida, além de possuir uma grande beleza de cores e formato. Esta espécie é a mais utilizada e ofertada nos dias de finados e no dia dos Santos.

  • Kalanchoe

    Esta espécie de flor possui um significado diferenciado, é a flor da felicidade, possui grande resistência quando exposta ao sol, vento e ao meio externo de forma geral. É muito bonita e apresenta uma grande variedade de cores.

  • Gérberas Amarelas

    A Gérbera é comumente atribuída simbologias de inocência, calma e pureza, está ligada às crianças, a energia, a vitalidade e as energias positivas. Além deste significado, podem também traduzir amor, sensibilidade, alegria, riqueza, nobreza, simplicidade e sensualidade.

  • Lisianto

    Esta espécie de flor é ligada a feminilidade, a sensibilidade e maternidade, sendo muito utilizada em coroas de luto para mulheres.

  • Lírios

    O lírio é uma flor utilizada desde tempos remotos, e em suas história estão ligadas lendas, credos populares, muitas simpatias e misticismo, além de seu peso religioso. É simbolizada pela pureza que refere-se a sua tonalidade de cor. Está diretamente ligada a pureza da alma, e de acordo com os povos orientais, esta flor é simbolizada pelo amor eterno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *