Flor Goivo

A planta conhecida popularmente como Goivo tem como nome científico Matthiola incana. Outros nomes populares pelos quais essa planta decorativa pode ser conhecida são Goiveiro-da-rocha, Goiveiros, Goivo-encarnado e Matióla. Uma planta de flores anuais que pertence à família Brassicaceae.

Dentre as características que essa planta gosta estão o clima temperado, mediterrâneo, tropical, continental e subtropical. A origem da Goivo é a África, Europa e Ásia. Uma planta que pode chegar a uma altura que fica entre 0.3 e 0.4 metros. A luminosidade ideal para que essa planta cresça é a meia sombra ou a sol pleno. O ciclo de vida é anual ou bienal.

Imagem de Amostra do You Tube

Descrição da Goivo

A Matthiola incana, popular Goivo, é uma planta do tipo semi-herbácea que tem belas flores. O porte dessa planta é pequeno, em geral ela pode chegar a aproximadamente uns 45 cm de altura. O caule dessa planta varia entre o totalmente ereto e o levemente tortuoso e lenhoso na base.

A planta Goivo conta com folhas que variam de ser lanceoladas a lineares, as suas margens são inteiras e pubescentes. A cor dessa folhagem tem como característica ser verde com um fundo cinza. O aparecimento das flores se dá na primavera e em geral essas inflorescências são terminais e eretas.

As inflorescências podem aparecer simples ou então dobradas, as cores são variadas podendo ser branco, vermelho, violeta e rosa, o mais legal é que se encontra diversos tons intermediários. A planta ainda possui um fruto do tipo síliqua, porém, somente os espécimes do tipo de flores simples que são capazes de produzir esses frutos.

As sementes dessa planta podem dar origem tanto a plantas com flores simples como plantas com flores dobradas que são estéreis, não tem como prever.

O Goivo na Decoração

Uma planta que é mais indicado para compor bordaduras e maciços o goivo tem uma beleza diferente e exótica. É bastante visada para decoração porque tem um visual rústico com uma folhagem e uma floração que chamam a atenção. Outra característica bem interessante dessa planta é o fato de que as suas flores tem um perfume bastante marcante. Em geral a noite a planta libera o seu perfume com mais intensidade.

Quem gosta de fazer buquês pode aproveitar as inflorescências longas que essa planta apresenta. As flores são ótimas para serem usadas como flores de corte para montar arranjos e buquês. Uma possibilidade interessante no que diz respeito a decoração é a possibilidade de poder cultivar essa planta em vasos e jardineiras, porém, é necessário dar uma atenção especial a drenagem.

Uma vantagem que a Goivo apresenta em relação a outras plantas de variedade comum é o fato de crescer rapidamente. Tem ainda o fator de ser bem resistente ao frio o que ajuda a fazer com que seja uma boa opção para vários lugares.

O Cultivo do Goivo

Para que o Goivo cresça com saúde e beleza é necessário que seja cultivado sob sol pleno ou então a meia sombra. O solo deve ser fértil, de preferência enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser feita com regularidade, mas é importante cuidar para que o solo seja drenável.

A adubação pode ser uma boa contribuição para que a planta tenha mais saúde, em geral são recomendadas aduções mensais na fase de crescimento ou de floração. Em relação ao solo a planta prefere um solo que seja de arenoso a argiloso. Uma planta que tem ciclo bienal, mas que deve ser tratada como se fosse uma planta de ciclo anual uma vez que a sua beleza se perde no decorrer do tempo.

Uma forma de estimular o crescimento de novas inflorescências é através da remoção das inflorescências velhas. O clima preferido dessa planta é o ameno, no caso de um clima temperado a dica é fazer o cultivo em estufas. A multiplicação da planta deve ser feita por meio de sementes que sejam colocadas para germinar no final do verão ou então no outono.

Processo de Transplantação da Flor

Depois do período em que a planta se desenvolve é possível fazer a sua transplantação. O melhor momento do ano para fazer isso é a primavera, uma dica boa é deixar um espaçamento de 15 cm entre as plantas. Escolha um local que fique bem abrigado.

Montando Um Jardim

A Goivo é uma planta muito bonita para ser usada para compor um belo jardim. Com as dicas que demos acima é possível ter um belo e colorido resultado. Quando você decide ter um jardim em casa deve estar pronto para manter alguns cuidados especiais com as suas plantas.

Dedicar parte do seu tempo para cuidar das suas plantas é essencial, pois elas necessitam de manutenção como poda, por exemplo, para se livrar dos galhos secos. Tem ainda a necessidade de manter a adubação e a irrigação em dia para que as plantas cresçam com qualidade.

Escolhendo as Plantas do Seu Jardim

Para que o seu jardim esteja sempre bonito e com um visual saudável é importante saber como escolher as plantas certas para o clima da região em que você mora. Uma dica é pensar se durante o ano faz mais calor ou frio, se chove muito enfim quais são as características do clima do local em que você pretende ter o seu jardim.

A partir desses dados você pode escolher mais assertivamente as espécies que irão compor o seu jardim. Escolhendo plantas que tem a ver com o clima você tem mais chances de manter o seu jardim incrível. É necessário que as plantas se adaptem ao local e ao clima para que se desenvolvam bem.

Outros fatores a serem levados em conta na hora de fazer essa escolha é quanto tempo você está disposto a dedicar ao cuidado desse jardim. Algumas plantas exigem mais cuidados e tempo de dedicação do que outras então vale mesmo a pena considerar o grau de dificuldade de cultivo de cada uma.

No mais é importante manter o jardim sempre bem limpo, ou seja, sem galhos ou folhas secas, por exemplo. Regue as suas plantas com frequência e não deixe de adubar sempre que se mostrar necessário.

A flor Goivo é originária da região Mediterrânea. São flores de natureza rústica e de pequeno porte, podendo medir até 45 cm. Suas flores florescem na primavera e são encontradas em diferentes cores como o rosa, branco, violeta, entre outras.

O goivo é bastante utilizado como flor decorativa. Assim como outras flores, o goivo é uma flor perfumada e exala seu perfume durante a noite. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>