Flor Ixia

A flor ixia que cientificamente se chama Ixia Hybrids, também recebe o nome de Dichone Salib e Ixia Flexuosa. Essa flor tem a sua origem na África do Sul e por isso, se adapta muito bem ao clima brasileira. Como toda planta, a flor ixia pertence a uma família, a sua é a Iridaceae.

Ainda falando um pouco de nomes e dados da ficha técnica da flor ixia, o seu nome é de origem grega, significando: visco ou engodo dos pássaros. Basicamente, a flor é usada como planta para corte.

Sobre a Propagação da Flor Ixia

A flor ixia se propagada através dos próprios bulbos, porém, pode acontecer que na natureza, em consequência da polinização realizada pelas abelhas e também pelos besouros, ela se multiplique espontaneamente. Os pequenos animais fazem o “serviço” de espalhar a flor pela natureza e basta que seja uma terra boa e em pouco tempo, lá estão elas, crescendo.

A Ixia faz parte do grupo de plantas que exige mais atenção quando o assunto é irrigação. Ela gosta de muita água e precisa do líquido para crescer saudável e se desenvolver. Por isso, a rega deve ser feita periodicamente. Mas, não basta dar água suficiente para ter uma flor bonita, é necessário, também, que a preocupação comece no cultivo, que deverá ser feito em solo fértil.

As exigências da flor ixia não param por aqui, outro fator de extrema importância para que ela se desenvolva é ficar em um lugar que tenha sol pleno durante a parte da tarde.

O Cultivo da Ixia

Além de se preocupar com uma terra fértil, na hora do cultivo é muito importante dar uma atenção especial para o tamanho do buraco onde ela será cultiva. Para plantar a flor ixia é necessário deixar uma distância de 7 centímetros entre os bulbos e a profundidade para colocá-los também dev ser de 7 centímetros.

As Características da Flor Ixia

As plantas variam muito quanto as suas características, elas podem crescer mais ou menos, ter mais flores ou menos, não tê-las, ter frutos de uma forma ou de outra, além das diferenças das folhas. No caso da flor ixia, a altura média que ela chega é 40 centímetros. Porém, algumas podem superar essa medida e chegar a medir 60 centímetros.

O porte da flor ixia é ereto e falando de folhas são particularmente delicadas. Falando de flores, podemos dizer que possuem inflorescências flexíveis. Outro detalhe que vale a pena destacar em relação as características da flor ixia é o fato de ela ter nervuras com a cor lilás e suas flores possuírem pétalas rosa ou branca.

Tipologia da Flor Ixia

A flor ixia se apresenta em uma grande variedade. Podemos dizer que existe, pelo menos, cerca de 30 variedades. Porém, algumas são mais comuns que as outras, como por exemplo, a panorama que é nas cores roxa e branca. Outro tipo de flor ixia muito comum é a rosa emperor que tem a cor em um rosa muito suave. E mais, temos ainda a spotlight, nas corse vermelhas e amarelas, a titia nas cores vermelha e fúcsia, a venus nas cores magenta e vermelha, a giant nas cor branca com o centro mais escuro.

O Momento da Chegada das Flores

As flores da flor ixia suregm bem no início da primavera, às vezes, começam a dar sinal no fim do inverno. Esse é o único momento em que a planta tem a sua florescência. Depois que as flores se vão, só aguardando novamente o fim do inverno e o início da estação das flores.

A Adaptação da Flor Ixia

A flor ixia se adapta bem a várias situações, falando do seu uso para decoração. Ela pode ser cultivada tanto dentro de vasos como pode servir para projetos paisagísticos de jardins, muito usada, neste caso, para fazer bordaduras. Já para quem tem quintal, a planta pode ser uma solução para fazer um lindíssimo canteiro.

A flor ixia quando é plantada em uma região cujo o clima é mais frio, se adapta melhor, porém não quer dizer que ela não suporta o calor. No primeiro caso, quando as flores aparecem são mais bonitas, em maior quantidade e com a cor mais viva.

É uma planta muito procurada para projetos de paisagismo justamente pela variedade como se apresentam as pétalas das flores, são muitas tonalidades. Além disso, o fato de ser uma flor que não encontra problemas em dividir espaço com outras de espécies diferentes.

Como Cultivar Flor Ixia

1- O primeiro passo é escolher a planta que você mais gosta em relação a cor das flores. Consulte o vendedor da muda.

2- Em seguida, escolha o lugar em que ela deverá ser plantada, lembrando de respeitar os 7 centímetros que foram assinalados logo no início desse artigo. Caso você esteja planejando plantá-la em um vaso, lembre-se de que precisa ter uma boa drenagem para evitar que água se acumule e mate a raiz.

3- Tenha uma terra boa, fértil e enriquecida com material orgânico para dar bons nutrientes para a sua planta.

4- Escolha uma época mais fria do ano na sua região para cultivar a flor ixia.

5- Coloque a muda no lugar escolhido e use a terra com as mãos para terminar de fechar a cova e “prender” a planta.

6- Faça a primeira rega e espere que ela cresça um pouco, mas não deixe de colocá-la sob o sol da tarde, o horário que ela mais gosta de receber raios solares.

7- Ela deverá estar sempre com a terra úmida, mas cuidado para não exagerar na quantidade de água. Esse é um problema para qualquer planta, goste ela de muita água ou não, jamais podemos encharcar as raízes, que acaba matando.

Agora é só escolher a sua flor ixia preferida, a mais colorida, e encontrar o lugar certo para plantá-la. Tenha paciência, pois valerá a pena, quando a cada fim de inverno e início de primavera, ela ficará linda e toda florida.

Lembre-se de pegar todas as informações necessárias na loja onde você adquirir a planta, inclusive de como fertilizar a ixia durante o período de pós-crescimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • este saite e o mais paneleiro que eu ja vi

    miguel 2 de fevereiro de 2016 12:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *