Flor Narciso

A flor Narciso tem um simbolismo bastante interessante na cultura greco-romana representando um homem que tinha tanta vaidade que acabou transmutado em flor na beira de um rio para que contemplasse o seu reflexo para sempre. A associação desse gênero botânico com o Narciso da lenda se deu pelo fato de que essa flor apresenta eixo inclinado para baixo e cresce geralmente na beira de um rio ou lagoa de maneira que fica a mercê do seu reflexo.

As flores desse grupo são bastante vigorosas e podem ser encontradas em diferentes cores sendo as mais tradicionais branco e amarelo. Trata-se de uma flor que possui em média 6 pétalas brancas com o funil do centro amarelo. A principal característica dessa planta é ter inclinação que inicia no caule deixando-lhe pendente virada para baixo como se estivesse em busca de um espelho para se contemplar.

Narciso – Dicas de Cultivo

O Narciso pode ser uma excelente opção tanto para cultivo em vasos e jardins como flor de corte ou para arranjos. O seu cultivo exige alguns cuidados especiais que explicaremos melhor a seguir.

Local de Cultivo

Trata-se de uma flor relativamente fácil de cultivar não exigindo cuidados especiais. A recomendação que damos é que você já plante o seu Narciso no local definitivo, caso isso não seja possível tente transplantá-lo assim que começar a brotação espontânea.

Solo

Uma planta que se adapta bem a qualquer tipo de solo com exceção daquele excessivamente encharcado.

Luminosidade

Para que seu Narciso apresente ritmo estável de crescimento o mais indicado é apostar na luminosidade indireta. Contudo, essa planta pode se adaptar bem a locais de penumbra ou sol direto, tudo depende das condições climáticas da região. Não aceita bem o frio intenso.

Regas

Observe o substrato, quando estiver seco você deve regar, contudo, evite encharcar o solo para não causar o apodrecimento das raízes.

Plantio

Os bulbos de Narciso devem ser cultivados com pouca profundidade, em geral cerca de 3 cm no máximo de terra. A distância considerada ideal entre os bulbos é de 10 cm entre um e outro. Fique atento que algumas variedades de Narciso podem gerar touceiras.

Grupos de Narcisos

Existe no mercado uma grande variedade de categorias de flores Narciso, no catálogo estão presentes cerca de 500 espécies. Cada variedade possui as suas próprias características em relação a preferência por luminosidade, rega, solo e crescimento.

Florescimento

Em geral as flores de Narciso florescem no final do inverno e depois de mais ou menos um mês entra no processo de dormência até o ano seguinte. É importante dizer que o momento em que os bulbos podem ser manipulados é justamente nessa fase de dormência, no período de florescimento não é recomendado.

Lendas Sobre a Flor Narciso

O Narciso é uma planta que possui diversos mitos e lendas que visam explicar as suas diferenças em relação a outras plantas. O principal mito que cerca a planta é o de Narciso que está presente no III livro Metamorfoses de Ovídio sendo um personagem conhecido na mitologia grega e romana.

Conforme esse mito um dia Narciso desobedecendo a recomendação de não se admirar inclinou-se na beira de um rio ficando então apaixonado e enlouquecido por sua própria imagem. Depois de passar um tempo petrificado o belo jovem foi convertido numa flor que tinha seu eixo virado para baixo para que pudesse continuar olhando a si mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi bue fixe eu queria saber coisas sobre a flor do meu nome para um trabalho

    ana isabel rosa narciso 2 de fevereiro de 2011 20:16 Responder
  • estou fazendo uma pesquisa para a escola sobre esta flor, e este site me ajudou mto! obrigada, vcs entao de parabens! mas poderiam colocar mais caracteristicas sobra a epoca em q esta flor florece, etc… msm assim, obrigada!

    thais fonte boa 10 de abril de 2012 14:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *