Grama Preta: Como Cuidar

O nome Grama Preta é uma das formas populares pelas quais é conhecida a espécie vegetal cientificamente chamada de Ophiopogon Japonicus.

A Ophiopogon Japonicus tem como sinonímia no reino vegetal a espécie Convallaria Japonica.

Essa planta, que ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, não faz parte da família das gramíneas, também é conhecido popularmente por Grama Japonesa e Pelo de Urso.

A Grama Preta é uma espécie vegetal nativa do continente asiático, sendo oriunda da Coréia, da China e do Japão. E essa planta pertence à família botânica Ruscaceae.

A Grama Preta se caracteriza por ser uma espécie vegetal com características ornamentais, e por isso vem sendo usada por paisagistas e decoradores para a composição de espaços verdes.

A Família Botânica Ruscaceae

Essa família botânica é composta por arbusto, ervas e plantas lenhosas e rizomatosas. Essa família é distribuída em 26 (vinte e seis) gêneros e cerca de 500 (quinhentas) espécies, sendo várias destas cultivadas em nosso país.

As espécies vegetais ocorrem nas regiões pantropicais do planeta, sendo encontradas na Ásia, na América do Sul, na América Central, na Europa e na África.

São cultivadas normalmente em espaços abertos e a pleno sol, oferecendo diversas alternativas para composição de jardins, forrações e etc. muitas espécies podem ser aproveitadas com fins ornamentais e paisagísticos.

As Características da Grama Preta

A Grama Preta é uma espécie vegetal que não possui caule (acaule) e as suas folhas se caracterizam por serem finas e de coloração verde escura, por isso recebe o nome popular de Grama Preta, sendo uma ótima opção para compor forrações em áreas sombreadas.

A Grama Preta é uma espécie vegetal de pequeno porte que atinge uma altura de 30 (trinta) centímetros. Essa planta forma tufos de Grama com uma altura média de 15 (quinze) centímetros. 

Existe uma variedade da Grama Preta que possui as folhas verdes com tendência ao amarelo, e também existe uma variedade anã, que possui folhas mais curtas ainda.

A Grama Preta é uma espécie vegetal que possui ciclo de vida perene, isto é, é uma planta que vive um tempo maior que 02 (dois) anos. A Grama Preta se caracteriza por ser uma espécie vegetal rústica, que não demanda tantos cuidados de manutenção por parte de quem a cultiva.

Normalmente, esse tipo de Grama é vendida em placas e em mudas para ser plantada no local de cultivo.

E entre as curiosidades é que a Grama preta é uma espécie vegetal que apresenta propriedades medicinais. 

O Cultivo da Grama Preta, Como Cuidar Desta Espécie Vegetal

A Grama Preta é uma espécie vegetal típica de cultivo em áreas que possuem clima tropical, no entanto ela pode ser cultivada em lugares que apresentam climas: subtropical, oceânico e continental.

A Grama Preta aprecia ser cultivada em locais de clima quente e que apresentem uma ligeira umidade, nessas condições a planta consegue se desenvolver melhor. A Grama preta é uma espécie vegetal que não tolera os climas extremamente frios.

Esta espécie vegetal pode ser cultivada tanto a pleno sol, na sombra e como a meia sombra. O que dá uma grande versatilidade a esta planta e permite que a mesma componha belíssimas forrações à meia sombra e forrações ao sol pleno, variando com as características do lugar.

A Grama Preta é uma espécie vegetal que não tolera ser pisoteada, no entanto uma das grandes vantagens é que essa planta não exige ser aparada, isto é a planta pode ser cultivada sem a necessidade da realização de podas. 

Antes de realizar o plantio da Grama Preta é importante que o solo seja preparado. É importante que seja feita uma limpeza, removendo as ervas daninhas e qualquer tipo de pedra, madeira e outros materiais. A preparação do solo é uma fase muito importante, pois caso esta não seja realizado, pode impedir o crescimento adequado de sua Grama Preta.

O solo ideal para o cultivo da Grama preta é o fértil e com boa capacidade de drenagem, isto é, o solo precisa ter boa condição de absorver a água da irrigação. O solo deve permanecer ligeiramente úmido para que a planta se desenvolva bem.

O solo pode sofrer enriquecimento com a aplicação de material orgânico, com a realização de adubações a cada 06 (seis) meses e com a irrigação sendo feita de forma constante e regular. Pode ser utilizados fertilizantes (principalmente os de origem natural), húmus de minhoca e adubo de base NPK. 

A irrigação de vê ser feita de 02 (duas) a 03 (três) vezes por semana, no entanto é necessário cuidado para não existir excessos e acontecer o encharcamento do solo que pode ser prejudicial a Grama Preta e suas raízes.

Quando a Grama Preta é plantada pela primeira vez através dos rizomas (touceiras) ela começa a se espalhar de maneira lenta e gradual, mas depois que a planta consegue se fixar, a Grama Preta consegue crescer de forma rápida.

A melhor época para realizar o plantio da Grama Preta é no período em que ocorrem as chuvas, visto que no inicio a planta precisa de uma boa quantidade da água para que as suas raízes se fixem.

A rega deve ser feita no final da tarde, para que as folhas não fiquem muito tempo molhadas e não corra risco de apodrecimento.

É necessário toma cuidado com as ervas daninhas e pragas que podem atacar a Grama Preta, principalmente as formigas. Para eliminar as ervas daninhas, tente fazer com as próprias mãos, sem o uso de produtos químicos que podem causar algum problema para a Grama preta. 

O Uso da Grama Preta

A Grama Preta é uma espécie vegetal com características ornamentais, no entanto ela não tolera ser pisoteada.

Por isso, ela se torna uma excelente opção para compor bordaduras e forrações, desde que saiba que essas áreas não serão pisadas.

A Multiplicação da Grama Preta

A Grama Preta é uma espécie vegetal que se multiplica através da divisão de suas touceiras.

A divisão por touceiras é chamada de divisão de rizomas, consiste na realização de cortes dos rizomas (espécies de caules subterrâneos que acumulam nutrientes para a planta), gerando assim novas espécies vegetais.

A desvantagem da multiplicação por divisão das touceiras é que muitas vezes a reprodução não gera tantas novas plantas.

A melhor época para realizar a multiplicação da Grama Preta é durante a primavera, pois a planta se adapta melhor as condições climáticas existentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *