Hortênsias

A variedade de flores conhecidas como hortênsias tem como nome científico Hydrangea macrophylla e podem ser encontradas em duas cores: azul e rosa dependendo das características do solo. Quando o solo é ácido as flores se desenvolvem na coloração azul e quando o solo é alcalino surgem flores rosadas. A origem dessa flor que é conhecida como o símbolo da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é dos países asiáticos Japão e China.

Trata-se de uma planta em que existem diferentes princípios ativos com destaque para a hidrangina que é um cianogênico que quando ingerido em quantidades elevadas pode ser venenoso para o ser humano. Pode causar desde vômitos até dores musculares, desmaios e induzir ao coma. Uma variedade de flores que é fácil de cultivar e que pode se estabelecer bem como variedade comercial.

Hortênsias – Flores Ornamentais

Uma das características mais marcantes das hortênsias está no fato de florescerem em cachos exuberantes que são bastante usados para decorações. A planta se dá bem com diferentes tipos de solo sendo fácil ter um espécime com bastante floração. No comércio pode ser empregada também para decorar pergolados, varandas e até como flores de vasos.

Conhecendo mais Sobre as Hortênsias

Para se ter uma ideia existem mais de 600 variedades diferentes de hortênsias no mundo. Trata-se de uma planta arbustiva que possui ciclo de vida perene longo e que pode chegar a medir até 1,5 metros. Apesar das flores serem os principais destaques não podemos deixar de destacar suas folhas com formato oval e que possuem um tom de verde claro. Durante o outono as folhas com bordas dentadas acabam caindo.

Em nosso país o período mais propício para a floração é na primavera e no verão sendo que as inflorescências se juntam criando uma espécie de buquês. Mas, antes de prosseguir temos que dizer que nem tudo é o que parece e o que você pensa que é a flor da planta na verdade não é, a bolinha no centro das falsas flores é que realmente são as flores. As duas cores principais são azul e rosa, mas também é possível encontrar hortênsias lilás, brancas e violetas.

Dicas Importantes para o Cultivo de Hortênsias

Solo

Essa é uma planta versátil em relação a solos em que pode crescer, contudo, recomendamos que se possível você cultive as suas hortênsias em solos férteis e que tenham boa irrigação e drenagem. Use bastante matéria orgânica para melhores resultados.

Clima que Prefere

De maneira geral essas flores se adaptam melhor a climas tropical, subtropical e temperado.

Florescimento

A planta leva em média entre 7 e 8 meses para começar a dar flores depois do plantio.

Mudas

Quem se interessou em começar a fazer o plantio de hortênsias, seja em casa ou comercialmente, precisa adquirir as mudas da planta em lojas especializadas e de confiança.

Como Fazer a Propagação de Hortênsias

Você poderá extrair estacas da planta durante todo o ano, mas a recomendação é aguardar o período pós-florescimento para fazer isso. Destacamos como boas estacas as herbáceas (ramos laterais da planta). Geralmente estacas demoram cerca de 40 dias para enraizar.

Regas

As hortênsias precisam de regas constantes especialmente nos climas mais secos, tenha atenção especial em estufas em que o calor é mais intenso. Em locais que tem clima quente e seco não se deve cultivar as hortênsias expostas diretamente ao sol. Regiões com bons índices pluviométricos podem ter as hortênsias cultivadas a pleno sol.

Atenção ao Espaçamento

Embora aceite bem um espaçamento menor que o convencional para outras plantas as hortênsias necessitam de covas mais fundas para as suas mudas, no mínimo 50 x 50 x 50 centímetros.

Podas

Uma planta que necessita de podas constantes e drásticas, depois que a sua hortênsia florescer é importante cortá-la a 10 centímetros do solo de maneira que seja possível que ela volte a emitir novas brotações e belos cachos. Se o que você deseja é que a sua planta ofereça mais cachos e brotos deverá podar as áreas mais elevadas, cerca de 30 centímetros do chão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu sou apaixonada por essa flor, porém não consigo fazer com que a minha floresça, por favor me de dicas.

    Adjane Queiroz 7 de setembro de 2009 22:03 Responder
  • eu amo essa flor,sou alucinada po ela,acho que por eu amar tanto nao consigo te-la em casa.

    claudia novaes 1 de abril de 2010 17:20 Responder
  • Tenho um canteiro que na parte da tarde recebe insolação intensa durante todo o ano, plantado com hortênsias. Faço irrigação diária, mantenho o solo sempre arejado e após ter lido uma reportagem sobre hortênsias, adubei com 4.14.8 e fiz a calagem com calcário dolomítico. Até hoje não obtive uma floração bonita.
    Moro no sul de Minas e o clima aqui no inverno é bem frio.Podem por gentileza informarem-me o que devo fazer para ter um belo canteiro florido com hortênsias?

    Aloisio Santos Penoni 28 de maio de 2010 0:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *