Impatiens ou Maria-Sem-Vergonha

A Impatiens walleriana ou também mais conhecida aqui no Brasil como maria-sem-vergonha é uma planta bastante conhecida pelo nome também de beijo turco.

Maria Sem Vergonha

Maria Sem Vergonha

A espécie veio diretamente do leste da África, trazida por escravos de uma região bem próximo do Quênia e também de Moçambique. É considerada uma planta perene e herbácea que fica em sua fase adulta com o equivalente a 15 a 60 centímetros máximos de altura, possui folhas bastante grandes semelhantes a laços que possuem uma medida de 3 a 12 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura. Suas folhas são encontradas de diversas formas, podendo ser opostas perto do topo da planta. As flores da planta contam com cinco pétalas e podem existir em várias cores.

Como É Feito o Cultivo ?

A planta possui suas folhas macias e um caule suculento e verde podendo ser encontrado em diversas variedades. É bastante simples se cultivar pois não existem cuidados lá muito especiais. A planta se adaptou muito ao Brasil sendo que é possível se encontrar as plantas até mesmo de forma espontânea em jardins urbanos, matas naturais, sendo ainda considerada em algumas situações daninha, por este motivo é chamada de maria sem vergonha. A planta oferece frutinhos verdes de suculentos, além de serem ocos e com muitas sementes, ests quando estão maduros estouram no seu mais leve toque. Sendo assim a planta é algo excelente para se cultivar com as crianças. Possui um crescimento rápido e gosta muito de umidade preferindo sempre o calor.

Imagem de Amostra do You Tube

Com o passar do tempo a planta começa a perder a sua beleza, por este motivo é tratada como uma planta anual. Deve ser replantada frequentemente devido a esta propriedade que oferece uma duração um tanto limitada. Para ser cultivada é preciso que seja utilizada em solos ricos em matérias orgânicas sendo feitas inclusive regas frequentes, em pleno sol ou mesmo em meia sombra. É possível se cultivar a planta em diversos vasos e floreiras, ou mesmo em maciços e bordaduras no jardim. A planta pode ser reproduzida em grande número através de sementes e também estaquia. Para que se possa a aguar é necessário se deixar o solo dela diariamente úmido e não encharcado.

Os Vários Tipos da Planta

É possível se encontrar principalmente no oriente diversos tipos de plantas que são popularmente chamadas de maria sem vergonha, porém as principais são a Impatiens walleriana e Impatiens balsamina (também conhecida como beijo-de-frade). Estas duas plantas são originárias da Ásia e consideradas plantas anuais. Suas folha são bastante pilosas, podem ser encontradas em modelos mais simples ou mesmo dobradas, em cores como cores rosa, vermelho, púrpura ou roxo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Já a Impatiens walleriana vem originada da África, de Zanzibar, é muito perene e produz suas flores em vários tons de rosa, vermelho, laranja e também em alguns casos brancas. Com os processos de hibridação das plantas é possível se encontrar vários espécimes variados com folhas que combinam verde com tons de amarelo ou branco. Uma curiosidade interessante sobre a Impatiens walleriana é que foi a flor escolhida por D. Pedro I para que se enfeitasse o seu caminho que o levou diretamente a Marquesa de Santos.

A planta apesar de ser bastante rústica, precisam se utilizar para nutrição de um solo fértil para que aconteça o seu bom desenvolvimento, se for possível ainda é interessante se utilizar de uma boa dose de materiais orgânicos. Já nas regiões que podem ter o clima mais frio é preciso que se plante em lugares onde é possível se receber o sol plano. Países mais quentes, para se cultivar o ideal é a meia sombra, para que a planta possa se beneficiar muito mais da umidade, que é uma condição fundamental para que possa florescer de forma interessante e abundante.

A Melhor Forma Para Criação

Existem duas espécies que se propagam por meio das estacas de caule, para o plantio é a melhor forma de se cultivar a planta, por isso basta apenas se retirar uma haste da planta adulta e também plantar, preferencialmente durante a primavera. Se por acaso quiser plantar as flores através de sementes é necessário que se faça nas épocas de março a setembro. Procure as plantar através de sementes e o período recomendado vai de março a setembro. Outra observação interessante é procurar as plantar com sulcos de mais ou menos 3 centímetros de profundidade e também 10 centímetros de espaçamentos entre elas.

Já no verão, quanto aos cuidados que devem ser observados deve se proteger do sol muito forte e devem ser regadas diariamente para que tenham uma boa quantidade de umidade para que se possa produzir belas e também abundantes flores, lembrando que a terra jamais deverá estar encharcada.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma boa dica para cultivo é um solo que contenha bastante matéria orgânica, o que irá facilitar muito o seu crescimento e também a adubação com fósforo o que estimula a floração, isto é extremamente aconselhável para se fazer uma vez que a planta costuma se destacar quando existem outras flores juntas.

Para a irrigação as plantas de hábitos tropicais deverão estar sempre úmidas, e por isso procure ter cuidado para que não fiquem encharcadas e possam favorecer a proliferação de fungos.

Depois de alguns anos ela começará a ficar com uma aparência de velha e também murcha, devendo se remover mudas e as replantar ou mesmo comprar novas plantas , já que elas são muito simples de se achar.

A planta é uma excelente alternativa para quem quiser ter canteirinhos nas janelas ou mesmo para se utilizar em jardins de inverno pois são bastante resistentes, bonitas e coloridas, chamam muito á atenção e dão um clima super delicado e também muito mais leve á sua plantação e também aos seus canteiros de plantas.

Ela costuma ser muito resistente, inclusive a animais que normalmente se alimentam da planta como abelhas e outros pequenos insetos. No mercado é possível se encontrar vasinhos da planta com um valor equivalente ao de R$ 5 ou mesmo suas mudas podem ser encontradas por valores muito menores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>