Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha Standl): Símbolo do Brasil

A região sul e sudeste do Brasil conta com algumas das mais belas árvores do país, dentre essas está o Ipê Amarelo. Esse é o nome popular dado a algumas espécies que pertencem a família Bignoniaceae, são do gênero Tabebuia (o mesmo de espécies com flores rosas, roxas, lilases e brancas).

A Beleza do Ipê Amarelo

A Beleza do Ipê Amarelo

Em outras regiões em que existem essas árvores elas recebem nomes diferentes, mas em essência são iguais. O nome científico é Tabebuia chrysotricha Standl e vem do tupi-guarani. A palavra Tabebuia na língua indígena significa pau ou madeira que flutua, os índios chamam esse tipo de árvore de caxeta.

A ideia de árvore que flutua vem do fato de que a madeira do Ipê é capaz de se manter íntegra (intocada) mesmo na água, tem boa resistência ao apodrecimento. O nome Ipê também tem origem Tupi e significa árvore de casca grossa.

Vários Tons de Ipê

O Ipê Amarelo é o tipo de Ipê mais conhecido, mas existem outras espécies como Tabebuia alba (Cham) Sandwith e Tabebuia chrysotricha (Mart Ex DC.) Stand., as duas nativas do Brasil.

A espécie Tabebuia chrysotricha pode ser conhecida também como pau-d’arco-amarelo, ipê-tabaco, ipê-do-morro, aipe, ipê-amarelo-cascudo, ipê-açu dentre outros nomes. Essas árvores aparecem no país do Espírito Santo até Santa Catarina, na Floresta Pluvial Atlântica.

O nome científico chrysotricha se refere a presença de pelos densos de cor de ouro nos ramos mais novos. A Tabebuia alba pode ser conhecida também como ipê-amarelo, ipê-dourado, ipê mandioca, ipê-branco, ipê pardo, ipê do cerrado, pau darco amarelo, ipê da serra, ipê vacariano dentre outros nomes.

Essa variedade de ipê acontece no Brasil nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Uma espécie caducifólia, o que significa que num determinado período as suas folhas caem. O período de queda das folhas é coincidente com o de floração que começa no final do inverno.

Quanto mais rigoroso é o inverno maior é a intensidade da floração do ipê amarelo. Essas flores de ipê tem a capacidade de atrair abelhas e pássaros, com destaque para os beija-flores, importantes agentes de polinização. A beleza das flores amarelas de ipê é bastante interessante, uma árvore bastante apreciada em todo o país.

O ipê amarelo é bastante utilizado para a arborização urbana, a cor das flores coloridas produz um belo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas quando caem. Um verdadeiro tapete colorido nas cidades.

A Beleza dos Ipês

Os Ipês são árvores tão apreciadas que já foram a inspiração para muitas poesias, sonetos e contos. Um exemplo é a obra Macunaíma de Mário de Andrade que cita essas árvores assim como na obra de Castro Alves como um todo. O ipê é um símbolo de força e resistência.

Confira a Tradução da Beleza do Ipê Em Versos:

Ontem floriste como por encanto,

sintetizando toda a primavera;

mas tuas flores, frágeis entretanto,

tiveram o esplendor de uma quimera. Como num sonho, ou num conto de fada,

se transformando em nívea cascata,

tuas florzinhas, em sutil balada,

caíam como se chovesse prata…

(Sílvio Ricciardi)

As Características do Ipê Amarelo

Uma árvore bastante alta pode chegar a medir entre 4 e 10 metros com um tronco que tem em torno de 30 e 40 cm de diâmetro. Os ramos novos e pecíolos são cobertos por densa pubescência ferrugínea. As folhas são compostas e os folíolos pubescentes são encontradas em ambas as faces. Os folíolos são ainda coriáceos, ásperos e de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura.

Saiba Mais

Saiba Mais

A Madeira do Ipê Amarelo

A madeira do ipê amarelo é modestamente pesada, conforme já destacamos se trata de uma madeira bastante resistente e que oferece alguma dificuldade para ser serrada. É bastante dura e tem uma boa resistência mesmo nas condições mais adversas.

A Fenologia

O florescimento dos ipês amarelos acontece durante os meses de agosto e setembro, em geral a planta é totalmente despida de folhagem. Os seus frutos amadurecem a partir do mês de setembro e em meados de outubro.

Para Que é Utilizada a Madeira do Ipê Amarelo

Essa madeira é bastante utilizada para obras externas como peças para pontes, postes, tábuas para compor assoalhas, molduras, rodapés entre outros. Uma árvore ornamental que é muito usada para arborização de grandes cidades.

A espécie de ipê amarelo é a mais cultivada em praças e ruas estreitas. Também é largamente utilizada sob as redes elétricas pelo de fato de ter um porte relativamente pequeno.

Uma Árvore Símbolo

Muitos nem imaginam, mas o Ipê é considerado pela Lei nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978 como a árvore símbolo do Brasil. Isso acontece pelo ofuscamento causado pelo Pau-Brasil que foi declarado como árvore nacional e que por isso passou a ser visto como um símbolo.

Os projetos de lei PL-2293/1974 e PL-882/1975 tentaram instituir o ipê como flor nacional do país. Os dois projetos foram arquivados pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei PL-3380/1961 tinha como objetivo declarar o Pau-Brasil e o Ipê-Amarelo, respectivamente, Árvore e Flor Nacionais. Mais um projeto arquivado.

Uma curiosidade a respeito do Ipê Amarelo é que em 1961 o presidente Jânio Quadros declarou a flor dessa árvore como sendo a Flor Nacional através de um projeto que foi aprovado pelo Poder Executivo.

Quem pensa que o Ipê Amarelo ficou no passado com Jânio Quadros precisa dar uma olhada num discurso do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Uma verdadeira apologia citando o Ipê Amerelo:

“O ipê amarelo floresce em agosto. Isso é uma coisa emocionante. Eu tenho a oportunidade de andar pelo Brasil inteiro e agosto é um mês feio, um mês de vento, mês cinzento, de muito fogo, muita fumaça. É um mês triste, entre o frio e o quente, um mês indefinido. Pois é no mês de agosto que os ipês amarelos florescem com vigor, mostrando de certa forma um caminho para cada um de nós. Porque é no auge da seca, no auge da tristeza, no auge da bruma seca que o ipê amarelo vai buscar na profundeza do solo a suficiente energia para florescer fantasticamente, oferecendo à humanidade potes de ouro extraordinários, mostrando que é possível, mesmo na relação mais complicada, trazer o brilho e a alegria. Eu tenho certeza que aqui…”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • meu ipê amarelo em frente a minha casa nâo da flor como que faço sendo que ha uma sò arvore de ipê ao redor me ajude por favor agradeço de antemâo

    Nomeailton nascimento 27 de fevereiro de 2013 20:05 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *