Jasmim-urugaio (Guettarda Uruguensis)

O nome científico é bem complicado mesmo, guettarda uruguensis, mas não tem problema nada, porque no popular é simples, vamos falar do jasmim-urugaio, que, obviamente, se trata de um tipo de jasmim. E se quiser chamá-lo de uma forma mais “íntima” ainda, outro nome comum é veludinha. Então, se ouvir falar em jasmim-urugaio ou veludinha, saiba que se fala da mesma planta.

O jasmim-urugaio pertence a família rubiaceae e sua origem é catalogada como do Uruguai.

Características do Jasmim-urugaio

Se trata de um arbusto lenhoso cuja a altura entre ramos altos pode chegar a 5 metros e nunca fica menor do que 3 metros. Por isso, e por outros motivos, o jasmim-urugaio costuma ser plantado em áreas de riachos, de lagoas, de córregos de água doce, entre outros.

As folhas do jasmim-urugaio possuem a forma oval, são bem simples, além de serem opostas e bem pouco pubescentes. O tamanho das folhas pode variar de comprimento entre 3 a 6 centímetros, sendo que a sua cor na parte superior é verde escuro e na parte inferior, verde claro.

Já as flores possuem longas hastes e a corola branca, são deliciosas porque são bem perfumadas. Aliás, a inflorescência é caracterizada pela chegada de muitas flores. Sobre o tamanho delas, normalmente, tem o comprimento de 1,5 centímetros.

O Jasmim-urugaio na Jardinagem

O jasmim-urugaio é muito usado na jardinagem porque é considerada uma excelente opção para ornamentação. Além disso, é um arbusto muito bom para crescer próximo as paredes ou muros e ainda para coberturas.

Os paisagistas costumam plantar o jasmim-urugaio em grupos por várias espécies, o que tem um ótimo resultado. Seu cultivo pode ser feito em vasos também, mas em lugares que o frio é intenso, o jasmim-urugaio não resiste, pior ainda, quando se trata de um inverno muito longo.

A florescência do jasmim-urugaio acontece nos meses mais quentes, primavera e verão, mas ao mesmo tempo que não suporta o frio intenso, também não gosta de ficar exposta diretamente ao sol. O ideal é deixar esse arbusto em um lugar que ele receba meia-sombra. Porém, caso fique exposta ao sol por um determinado período, não irá sofrer a ponto de morrer por causa disso.

Sobre Cultivo do Jasmim-urugaio

Se o solo não for ligeiramente ácido e tiver boa drenagem o jasmim-urugaio não irá crescer como se deve, além disso, é necessário acrescentar uma boa quantidade de matéria orgânica. A mistura correta inclui: uma parte de terra, uma parte de areia (para garantir a boa drenagem) e uma parte de adubo (húmus é aconselhável).

A jasmim-urugaio exige uma boa irrigação enquanto está na fase de crescimento, porém, a quantidade de água irá variar de acordo com a umidade do lugar em que foi plantada. Quando ao arbusto chegar na fase de dormência não é mais necessário regar com tanta frequência, as águas da chuva, em caso regular, serão suficientes.

Falando da poda, necessária para o bom crescimento do jasmim-urugaio, deve ser feito com base no tamanho em que se desja que o arbusto chegue. Pois, a poda de limpeza não é necessária, porém, durante aquela feita durante o crescimento sim, principalmente, para chegar ao tamanho desejado.

O que pode ser feito são pinçadas durante o crescimento para ressaltar a beleza e exuberância do arbusto. Para propagar a jasmim-urugaio, o método usado é através de sementes, que devem ser cultivadas durante o fim do inverno. Importante que isso seja feito em um lugar que a planta esteja abrigada e deve ser reservado um substrato móvel para ela, que deve conter: terra preta, areia grossa e composto de preferência estrume.

Na hora de semear é necessário observar a profundidade que deve ser de duas vezes a largura e que fique na sombra parcial. Terminado, a semente precisa de muita água para que o substrato tenha ficado bem molhado.

Outra forma de multiplicação do jasmim-urugaio é através de semi-estacas de madeira, que também deve ser feito no fim do inverno ou durante a primavera.

Como Cultivar Jasmim-urugaio

O jasmim é muito conhecido, pelo perfume que exala, no caso da planta “principal” se trata de um cheiro doce e exótico. Normalmente, de toda a espécie é normal que ele passe todo o verão com lindas flores, om esmo acontece com o arbusto, o jasmim-urugaio. Nem todas as espécies de jasmim podem ser cultivadas dentro de casa. Algumas sim, e mesmo na parte interna conseguem dar flores o ano inteiro.

A boa notícia para quem gosta do “faça você mesmo” é que o jasmim é fácil de cultiva e também exige poucos cuidados. Veja como fazer com o jasmim-urugaio.

  • O primeiro passo é o lugar ideal para colocar a sua planta, seja em vaso ou diretamente no solo, observe que deve ser um lugar que os raios do sol cheguem somente parcialmente, se não tiver jeito, tudo bem se uma parte do dia ele estiver cobrindo toda a área.
  • O lugar onde ficará planta deve ter algo disponível para o apoio das videiras de jasmim crescendo, como treliça, poste ou cerca.
  • Escolhido onde será plantada o jasmim-urugaio é hora de fazer um buraco, que deverá ter cerca de 30 centímetros de profundidade, a terra deverá ser revirada para desmanchar as pelotas que existem.
  • Depois coloque no buraco que foi feito para colocar a planta, adubo, cerca de 5 centímetros, e misture bem com a terra.
  • Com muito cuidado retire a videira de jasmim do recipiente que ela está e em seguida, sature completa as raízes com água antes de colocá-la definitivamente no buraco.
  • Depois de colocada vá remexendo a terra em torno das raízes e em seguida, assente a planta usando uma espátula, firme, mas ao mesmo tempo delicado para não danificar as raízes.
  • Tudo pronto é hora de regar pela primeira a videira de forma que a planta fique encharcada. Durante o período de crescimento, não esqueça de regar as plantas e quando estiver estabelecida, regar com mais atenção durante o verão, período que ela precisa de mais água.
  • Para terminar, usando palha, faça uma camada sobre a videira, pelo menos de 5 centímetros no máximo de 7,5 centímetros e em volta dela também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *