Maiores Flores Do Mundo

Não há nada mais bonito na natureza do que as flores, não é mesmo? Cada uma com a sua peculiaridade, com a sua particularidade no formato, na cor… Enfim. São muitas as vantagens de ter uma flor próximo de nós. Concordamos, também, que a encontras naturalmente no meio ambiente também causa uma comoção enorme, principalmente se se tratar de uma árvore florífera, como é o caso dos Ipês.

Nas roças, por exemplo, quando existem ipês plantados no meio da floresta, quando a época do desabrochar das flores, um espetáculo de cor toma conta do verde que predomina, podendo criar uma paisagem que tira o fôlego de qualquer um. Os ipês são uma das árvores mais bonitas considerada pelos brasileiros, já que é de fácil plantio e conservação. No caso das árvores, logicamente, que é necessário um ambiente bem arejado e grande, para poder acomodar a sua grandeza.

Mas, você sabia que existem diversas flores que são gigantes por si só, sem precisar de uma planta para isso (como a própria árvore, por exemplo)? Não? Pois bem! Agora é a hora para poder conhecer, com a gente, as maiores flores do mundo. Vamos lá?

As Maiores Flores Que Existem No Planeta

Inicialmente, iremos falar sobre a maior flor que está presente aqui no nosso querido planeta. Conhecida por “flor cadáver”, a maior flor do mundo tem origem na Indonésia, em suas inúmeras florestas tropicais. O que chama a atenção é o tamanho: já foram encontrados diversos exemplares desta com mais de onze metros de altura, podendo chegar ao incrível peso de onze quilos! Pode parecer pouco a pesagem, mas se formos comparar com as flores a que estamos habituados, não chegando a dez gramas cada flor, é um valor de se assustar.

O engraçado é que, apesar de ser considerada uma flor, a “flor cadáver” é, na verdade, um parasita, que presida de um substrato (uma raiz de uma árvore específica), para poder se desenvolver. Com isso, por se tratar de uma planta que precisa de outra para poder sobreviver, ela não realiza fotossíntese, que é o natural para a maioria das plantas para poder realizar as suas atividades vitais. A flor, que é bastante chamativa, pode levar até dez meses para amadurecer completamente. E, mais curioso ainda, quando desabrocha só fica aberta por algumas horas -algumas espécies podem ficar alguns dias nessa situação.

Mas, você sabe a história por trás do apelido de flor cadáver? É por conta do forte odor de carne podre que a planta exala, o que atrai diversos tipos de insetos que são os responsáveis por polinizar a planta e, assim, fazer com que ela se propague pelo meio ambiente. Com o cheiro bem forte, segundo os especialistas, a chance de atrair diversos tipos de insetos é bem maior, podendo ajudar a polinizar várias e várias áreas.

Embora seja uma planta bastante peculiar, pode ir tirando o cavalinho da chuva caso queira cultivar essa planta em sua casa. Isso porque, ninguém conseguiu a proeza de fazer com que essa planta fosse cultivada fora do seu habitat natural. Outro empecilho seria, claro, o seu cheiro que não iria permitir uma presença harmoniosa em seu jardim, por exemplo.

Não desanime. Você não iria querer ter uma flor que fede a defunto o tempo todo ao seu lado. Você iria desanimar no primeiro momento.

Continuando o nosso conhecimento pelas maiores flores do mundo, iremos dessa vez pousar no Brasil: a Corypha umbraculifera é um tipo de palmeira proveniente do território tupiniquim que leva mais de cinquenta anos para poder fazer com que as suas flores desabrochem, sendo que a sua inflorescência demora dois anos. Depois desse período, o ciclo da vida da palmeira é interrompido e ela morre.

Uma outra espécie de flor que também exala um cheiro terrível aos nossos narizes é a “jarra-titã”, que pertence à família dos antúrios. Proveniente da Europa, mais precisamente, da região da Inglaterra, essa flor é uma verdadeira sensação por lá, onde é sempre alvo de visitações enquanto está florescendo. Pode atingir mais de três metros de altura, podendo crescer 13,3 centímetros por dia. Em questão de peso, ele pode ganhar da maior flor do mundo, podendo ter um peso total de mais de 75 quilogramas.  Os insetos que são os responsáveis por sua polinização não se alimentam dela, apenas servem como meros agentes de polinização. Ela consegue florescer, no máximo, até 3 vezes em toda a sua vida, que pode ultrapassar facilmente os quarenta anos.

Uma outra flor gigante é a manicata ou guarda-chuva, flor cujas folhas poderiam servir facilmente para que nós nos abrigássemos embaixo dela caso alguma chuva estivesse rolando. Isso só é possível porque as suas folhas podem chegar até um diâmetro de três metros.  Essa espécie pode ser encontrada tanto no Brasil, na região Sul, quanto na colômbia.

Como Ter Um Canteiro De Flores?

Se você está a fim de ter um canteiro de flores só para você, deve-se atentar ao fato de que precisa, urgentemente, demarcar um lugar no seu quintal para fazê-lo. Deve observar se há algum problema para poder realizar a obra, tais como encanamentos, pisos, etc. Depois de fazer essa verificação, é hora de medir o local onde será esse canteiro para, depois, proceder para a construção real do canteiro. Antes de começar a obra, tenha a noção de que será preciso adquirir diversos tipos de itens para poder deixar o seu canteiro mais nutritivo para as plantas, para a decoração, enfim. Serão necessários vários tipos de ações para deixar o canteiro ainda mais aconchegante.

Depois de providenciar essas coisas, é chegada a hora de definir o tipo de planta que será plantada no canteiro: se ela suporta muita água, se ela gosta de sol, entre muitos outros detalhes minúsculos, e que, por causa disso, podem passar despercebidos. Preste atenção no local onde está o canteiro e descubra se é realmente um local ideal para a planta, se recebe uma quantia ideal de sol e, quando a chuva vier, se ela pode fazer o papel de umedecer a terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *