Orquídeas Imagens

As orquídeas são plantas que fazem parte da família Orchidaceae e estão dentro da ordem de uma das maiores famílias de planta do mundo, as Asparagales. Por isso, as orquídeas podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, formas e tamanhos e mais, estão presentes em todos os continentes, com uma única exceção, Antártida. A área em que é mais fácil encontrar as orquídeas são nas tropicais.

A grande maioria das orquídeas é epífita. Elas crescem nas árvores, que fazem o papel de apoio para que elas consigam chegar até a luz do sol, porém, isso não as faz parasitas. Os nutrientes usados pelas orquídeas são somente aqueles que caem da árvore se acumulam no meio das raízes.

Na hora de reprodução, as orquídeas buscam mais de um método, a maior parte é feita através das sementes espalhadas na natura, outra parte pelo cultivo de touceira, e mais por meristemagem e semeadura in-vitro.

Sobre a Grande Variedade de Orquídeas

A beleza das orquídeas e o fato de serem plantas que podem ser encontradas em grande número na natureza fez com que elas ganhassem um grande valor comercial, pois são muito usadas na ornamentação. Além disso, a partir dos frutos de alguns tipos de orquídea é feita a produção de baunilha. São das espécies cujo gênero é Vanilla. Porém, o gosto é parecido, porém, inferior ao do sabor real.

Na ornamentação são poucas espécies utilizadas também, pois normalmente, as flores das orquídeas são pequenas e as suas folhas pouco chamativas. Mas, existem as espécies consideradas bem vistosas e essas são as mais comercializadas para ornamentação.

Apesar de somente uma pequena parte de orquídeas ser vistosa e ideal para ornamentação, essas plantas têm um outro atrativo, o fato de terem as flores com um forma “intrigante”. Esses detalhes costumam chamar muito a atenção de aficionados por plantas. Por isso, essa é uma das famílias que mais atrai o interesse de colecionadores, que chegam a formar associações orquidófilas pelo mundo todo.

As Associações Para os Apaixonados Por Orquídeas

Neste tipo de associação, obviamente, o assunto principal e único são as orquídeas. Esse grupo de pessoas realiza palestras, exposições de orquídeas e ajudam a difundir ainda mais a beleza dessa planta.

Além disso, eles trazem dicas para a reprodução artificial das plantas que são usadas de forma comercial, para diminuir a coleta das orquídeas na natureza e preservá-las.

As Orquídeas Pelo Mundo

As orquídeas, como foi dito anteriormente, pode ser encontrada no mundo todo, praticamente em todas as regiões, porém, sempre de forma irregular. Por isso, já que está em cada canto do planeta, ela facilmente se adapta a qualquer clima, assim como a multiplicidade dos agentes polinizadores, que é diferente em cada uma das regiões.

A família das orquídeas é portanto considerada uma família em ativo ciclo evolutivo, demonstrando facilidade em cruzar os gêneros na natureza e desafia o conceito botânico que diz que uma “espécie é formada por todos os indivíduos capazes de cruzar com produção de descendentes férteis”.

Apesar de estar espalhada em todas as regiões, a predominância é encontrada nas áreas tropicais, principalmente, nas montanhosas, que servem como barreira natural e isolam as plantas, as protegendo de certa forma.

Podemos citar como áreas principais, as quais as orquídeas preferem: a área continental do sudeste asiático e as suas ilhas, a região de montanhas do Equador e da Colômbia, lugares onde está uma grande concentração de espécies. Neste lugar, existe um isolamento de determinados tipos de orquídeas.

Como terceiro lugar “preferido” das orquídeas podemos citar a mata Atlântica brasileira, que chega a ter número superior a 1.500 espécies. Para completar, podemos colocar na lista de áreas importantes, o sudeste africano, destaque a ilha de Madagascar, as montanhas ao sul do Himalaia na China e na Índia e na América Central nas montanhas.

O maior número de espécies de orquídeas, porém, foi registrado na Colômbia, o número supera os 4 mil, depois vem Equador, com mais de 3.500, Nova Guinée e Brasil.

Poderíamos, dividindo por continentes, separá-las da seguinte forma:

  • Europa e Ásia – variando entre 40 a 60 espécies;
  • América do Norte – variando entre 20 e 30 espécies;
  • América Latina – variando entre 300 a 350 espécies;
  • África Tropical – variando entre 125 a 150 espécies;
  • Ásia Tropical – variando entre 250 a 300 espécies;
  • Oceania – variando entre 50 a 70 espécies;

Variedade de Orquídeas

O que se percebe é que em cada uma das áreas, as espécies de orquídeas são muito variáveis. Por exemplo, quando o lugar tem umidade e luz abundante, nas regiões tropicais úmidas e existe um grande número de árvores, as orquídeas são mais competitivas. Neste caso, elas têm a postura do hábito epifítico predominante.

Como elas precisam de sombra e as árvores nesta região são altas, chegam a medir 40 metros, elas chegam a crescer em troncos e galhos que estão lá no alto e por isso, podemos observar as suas raízes no ar. Para obter os nutrientes, a grande parte dele é retirada da água da chuva e de materiais em decomposição que fiquem próximos a ela.

Quando a umidade é extrema, as orquídeas buscam os nutrientes e água através dos poros das suas folhas, deixando para as suas raízes somente a função de sustentar a planta no substrato. Jamais, nenhum tipo de orquídea assume o papel de parasita, isto é, rouba os nutrientes da árvore em que está colocada.

Quando se trata de uma região cujo o clima é temperado e se tem a relva como paisagem predominante, as orquídeas, geralmente, agem como plantas terrestres. O mesmo acontece em campos rupestres, regiões secas como as da savana.

Infelizmente, algumas das espécies de orquídeas estão ameaçadas de extinção na natureza e isso acontecer porque a planta é colhida de forma indiscriminada, tanto para agricultura quanto pelo corte de florestas.

O mais curioso é que justamente as orquídeas que estão ameaçadas de extinção são aquelas que estão entre as mais fáceis de serem cultivadas e que é feita a maior produção comercial. A grande maioria das orquídeas consideradas raras não estão na lista de ameaçadas de extinção e isso é simples de explicar, elas têm baixo valor comercial.

As orquídeas são realmente muito bonitas e uma das preferidas pelas pessoas que gostam de ganhar flores. Uma das vantagens dessas flores é o fato de poderem ser plantadas após serem retiradas do vaso em que estão quando compradas. Veja essas belas imagens de orquídeas para entender porque tantas pessoas gostam dessas plantas.É possível encontrar uma grande variedade de cores dessas flores, mas as principais são o branco, lilás e amarelo, sendo que esta última é bastante intensa e forte, fácil de encantar os olhos dos que observam.

Orquídeas Imagens

Orquídeas Imagens

Essa é uma das maiores famílias de plantas do mundo e, assim, é possível ter uma boa variedade de espécies em seu jardim.Em cada foto é possível observar uma personalidade dessas plantas, por isso mesmo tantas pessoas diferentes gostam de orquídeas. Na hora de comprar flores para alguém, você pode optar por orquídeas como essas das imagens, lindas e com muita personalidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *