Orquídeas Raras e Exóticas

O nosso meio ambiente é uma das coisas mais incríveis que existem. Isso porque é um sistema perfeito: tudo tem o maior equilíbrio, fazendo com que a natureza possa funcionar da melhor maneira, sendo comparado a uma indústria, por exemplo. Ou seja, se existir algum desequilíbrio que possa comprometer o meio ambiente em geral, ele mesmo dá conta de fazer com que esse desequilíbrio seja convertido para voltar ao equilíbrio novamente.

Depois de muitos e muitos anos de exploração humana, porém, o desequilíbrio está sendo tão grande que a natureza está tendo dificuldade de fazer com que o equilíbrio seja restabelecido novamente. Nesse sentido, é bem possível que, daqui uns anos, a natureza não consiga mais consertar as trapalhadas humanas no planeta,

O Equilíbrio do Planeta

Pode-se dizer com tranquilidade que o planeta conseguiu equilibrar as coisas enquanto o ser humano estava começando a tomar noção do que poderia fazer enquanto estava por aqui. No entanto, a população mundo afora só cresceu com o passar dos séculos: estima-se que, daqui a alguns anos, a população vai ultrapassar os oito bilhões de pessoas. Ou seja, são oito bilhões de bocas que deverão ser alimentadas.

Orquídea Cycnoches chlorochilon Klotzsch

Orquídea Cycnoches chlorochilon Klotzsch

A produção de alimentos não chega a ser insuficiente. Porém, o que falta para esses processos é, justamente, uma melhor distribuição para que as pessoas não tenham problemas com alimentos. Só que não é suficiente somente isso: é preciso muito mais, incluindo a água, que é um elemento vital para a vida de todos os seres vivos.

Além disso, o meio ambiente sempre faz bem a quem quer que seja. Por conta disso, nada mais justo do que andar lado a lado com ele, não é mesmo? Pois é: é o que fazemos quando adotamos bichinhos de estimação ou começamos a cultivar plantas em nossas casas.

E, no nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre umas plantas que estão cada vez mais requisitadas para servirem como decoração dos lugares: estou falando das orquídeas. Além disso, vamos conhecer algumas orquídeas que são raras e exóticas.

As Orquídeas

As orquídea são a maior classe de planta que se tem notícia no planeta: são mais de 350 espécies espalhadas por todo o planeta. Ela se caracteriza, geralmente, como um caule verde meio branqueado, com uma escassez de folhas, porém, com flores bastante exuberantes que chamam muito a atenção por conta de suas cores. É conhecida, também, por ser uma planta com diversos tipos de formatos, sendo muitas vezes bastante bonita, o que encanta muita gente. Além de flor decorativa, as orquídeas também podem ser utilizadas como flores para fins industriais, o que será falado um pouco mais tarde.

A orquídea, além de muito bela, é uma das plantas mais preferidas para se fazer de peça decorativa justamente pela possibilidade que ela carrega de ser uma planta bastante durável, se considerada com outras plantas. Embora seja encontrada majoritariamente na América Latina, ela pode ser cultivada em, praticamente, todo o canto do mundo, exceto nos polos, onde o frio é intenso.

Orquídea Thunia Brymeriana

Orquídea Thunia Brymeriana

De maneira selvagem, ela é encontrada geralmente em substratos de árvores, e isso tem uma explicação bastante plausível: com isso, é possível que a orquídea tenha acesso facilitado à luz do sol, bem como, também, à água da chuva, por conta de escorrer a água das folhas da planta. Sendo uma planta que não pratica a fotossíntese, ela consegue se alimentar com os materiais orgânicos que vêm da própria planta, tais como as folhas que caem depois da decomposição nas próprias árvores. Algumas pessoas podem até achar que a orquídea é uma planta parasita. Mas isso passa longe ser verdade: ela é epífita, por se alimentar desses materiais orgânicos que, ao cair das árvores e se depositarem perto de suas raízes, elas acabavam “capturando” o alimento.

O Habitat da Orquídea

Mas isso não significa que a Orquídea seja encontrada somente sob as árvores: estamos falando, justamente, de uma planta que pode resistir a diferentes ambientes e cenários: ela também pode ser encontrada, facilmente, plantada diretamente na terra, nas savanas africanas, um local que ela é sempre encontrada depois de seus locais mais comuns, como a América e a Ásia.

Lembra que foi dito que a orquídea era muito mais utilizada como decoração do que para fins industriais mas, que mesmo assim, ainda era empregada para esse último fim? Pois bem. Sabe aquela bolacha deliciosa que você comeu e, ao ler a embalagem, percebei que a bolacha tinha em seus ingredientes o sabor artificial de “vanilla”? Pois é.

A Vanilla

A vanilla nada mais é do que a baunilha que, por sua vez, é uma espécie de orquídea, sendo que essa espécie é a mais utilizada como um extrato alimentício. Ela é uma das várias espécies que são nativas da América, que foi descoberta pelos espanhóis por causa do uso de seu extrato para poder usar em seus alimentos pelos nativos. O seu uso, rapidamente, se espalhou para todo o mundo e, até hoje, ela é um dos principais extratos alimentícios de todo o planeta. Isso faz com que o uso dessa planta seja cada vez mais incentivado entre a indústria, que passa a buscar meios de infiltrar esse tipo de planta na indústria, seja ela em decoração, em alimentos ou, pasmem, até mesmo perfumes.

Orquídea Tulipa

Orquídea Tulipa

Antes mesmo de se posicionar como uma planta decorativa, a orquídea já era de conhecimento do homem há muitos anos. Ela era utilizada, principalmente, para a confecção de diversos tipos de afrodisíacos e também poções, que prometiam as mais diversas coisas para quem a tomasse.

Geralmente, as orquídeas eram separadas para serem utilizadas nesse tipo de elementos de acordo com a sua preciosidade: se for uma orquídea rara, como uma de cor escura, por exemplo, ela poderia ter mais valor em feitiços e poções do que uma flor mais comum.

Para conhecer algumas das orquídeas mais raras existentes no planeta, acesse esse link!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *