Pitaya Amarela

A Pitaya é uma fruta oriunda das espécies vegetais pertencentes à família botânica das plantas cactáceas, sendo popularmente conhecida pela denominação de Fruta do Dragão.

A palavra Pitaya tem o significado de fruta escamosa. A Pitaya se destaca por ser uma fruta com aspecto diferente e exótico (lembra muito a pinha ou ata ou fruta do conde, dependendo de como esta fruta é conhecida), sendo bastante bonita e apresentar pequeno teor calórico, o que acaba tornando a Pitaya como uma fruta ideal para as dietas. O seu gosto é muito similar ao do melão.

Além disso, a planta produtora da Pitaya gera flores que possui hábitos noturnos, de grande beleza e que acabam se destacando para uso paisagístico e ornamental.

Esta fruta é nativa da América do Sul e América Central, sendo bastante cultivada atualmente em países como Brasil, México, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai. De acordo com a variedade que melhor se adapta ao clima local.

Durante um bom tempo, o consumo da Pitaya era limitado a Europa, Estados Unidos e Austrália, o fruto somente veio a ser consumido e depois produzido a partir da década de 90, quando fruticultores importaram a Pitaya da Colômbia e iniciaram o processo produtivo com fins comerciais desta exótica fruta em terras nacionais.

As espécies nativa da América Central se caracterizam por serem de um tamanho maior e apresentarem um melhor aspecto comercial, enquanto que as espécies nativas da América do Sul apresentam um tamanho menor. 

Os Tipos de Fruto da Pitaya

De uma forma geral, os frutos da Pitaya possuem polpa de cor branca, sendo essa polpa translucida (transparente) com sementes muito pequenas, apresentando um sabor gostoso, agradável e suave.

Atualmente encontramos as espécies de Pitaya que a polpa possui cor vermelha em um tom mais forte que o vermelho da casca, e essas pitayas são as mais procuradas atualmente para plantios de fins comerciais.

Os tipos de frutos da Pitaya, variam conforme a sua espécie que produzem frutos que possuem coloração diferentes, sendo os seguintes:

a)   Pitaya Amarela (Selenicereus Megalanthus) – espécie nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Equador;

b)   Pitaya Vermelha de Polpa Branca (Hylocereus Undatus) – espécie vegetal nativa da região do Caribe e das Índias Ocidentais;

c)   Pitaya Vermelha de Polpa Vermelha (Hylocereus Costaricensis) – espécie vegetal nativa da Costa Rica e do Panamá;

d)   Pitaya Pequena ou Saborosa (Selenicereus Setaceus) – espécie vegetal nativa do Brasil, da Bolívia, Argentina e Paraguai; 

As Características da Pitaya Amarela (Selenicereus Megalanthus) –

A Pitaya Amarela é uma espécie vegetal pertencente a família botânica das cactáceas, sendo considerado melhor e mais gostoso fruto produzido pelas plantas desta família.

A Pitaya Amarela é uma espécie vegetal do tipo cacto terrestre, epífita (plantas que conseguem crescer sobre outras plantas). A Pitaya apresenta hastes carnudas.

As principais características do fruto da Pitaya Amarela tem um sabor doce e é muito gostoso.

O fruto pode ser consumido in natura e é usado para a fabricação de bebidas, doces e etc. a polpa do fruto é rico em fibras e se destaca por possuir um baixo teor calórico, o que a torna bastante usada nas dietas para perda de peso. O fruto possui efeito contra gastrites.

As flores são de habito noturno e possuem grande beleza, sendo bastante usadas para fins ornamentais. Elas são de tamanho grande e de cor branca.

As sementes da Pitaya Amarela possuem efeito laxante.

O Cultivo da Pitaya Amarela (Selenicereus Megalanthus)

A Pitaya Amarela é uma espécie vegetal de fácil cultivo. Para se desenvolver bem, a planta precisa apenas de um suporte, ambiente com boa luminosidade e disponibilidade abundante de água.

Apesar de ser uma espécie vegetal apropriada para locais que apresentam o clima tropical, a Pitaya Amarela por ser uma espécie vegetal cactácea pode se desenvolver em locais que apresentam um clima mais seco.

O solo ideal para o cultivo da Pitaya Amarela são aqueles não compactados, ricos em disponibilidade de nutrientes para a planta, apresente boa capacidade de drenagem (absorção da água) e uma textura solta. O solo pode passar por processo de enriquecimento nutricional por meio da aplicação de material orgânico.

Entre os materiais orgânicos indicados para fertilizar o solo para o cultivo da Pitaya Amarela, estão o húmus de minhoca, o esterco curtido de animal (galinha e boi) e a farinha de ossos.

Por ser uma planta epífita, o suporte e o tutoramento são fundamentais para o bom desenvolvimento da planta. De acordo com os especialistas, o tutoramento pode ser realizado com o uso de mourões (espécie de estaca ideal para compor cercas) fabricados de madeira, de concreto e de caules de espécies vegetais frutíferas. Para melhorar a produtividade da Pitaya Amarela, os produtores colocam quadros de madeira sob os mourões, como uma maneira de melhorar o tutoramento e aumentar a produtividade das espécies vegetais cultivadas.

Em caso de cultivo residencial, a Pitaya Amarela pode ser cultivada nos caules de arvores, sendo preferencialmente de pequeno porte para que o processo de colheita da Pitaya seja facilitado.

A Pitaya Amarela é uma espécie vegetal que aprecia água, e o solo pode ser mantido ligeiramente úmido. Além disso, como uma planta cactácea, a Pitaya Amarela consegue acumular água, principalmente quando habita locais de clima mais seco.

Contudo, é necessário que sejam tomados cuidados para que não aconteça o excesso de água, pois caso o solo não tenha boas condições de drenagem, a planta não consiga absorver toda quantidade de água colocada, o que levaria a planta a morte por sufocamento das raízes.

A rega bem feita, em torno de 02 (duas) vezes ao dia, ajuda no bom desenvolvimento da Pitaya Amarela.

É necessário cuidado para que a Pitaya Amarela não passe por problemas de estresse hídrico (muitas espécies vegetais disputando a água disponível), pois essa situação sendo vivida por muito tempo, pode levar a planta à morte por meio do apodrecimento.

Em caso de pragas e doenças, deve ser evitado o uso de produtos de defesa que tenham origem química. Os defensivos químicos (principalmente os que são pulverizados), podem alterar o sabor dos frutos.

Por isso, para realizar o tratamento de fungos (principal praga que ataca a Pitaya Amarela), é indicado o uso de calda de fumo ou bordaleza, pois se trata de uma forma natural de combater a praga.

A Propagação da Pitaya Amarela (Selenicereus Megalanthus)

A Pitaya Amarela é uma espécie vegetal que se multiplica através da dispersão de suas sementes. Nesse tipo de propagação, as pessoas pegam as sementes da Pitaya Amarela e colocam em locais adequados para o cultivo, com o intuito de que elas germinem.

Para as sementes germinarem precisam ser geradas as condições ideais de cultivo: solo, irrigação, adubação e etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber se a pitaya se adapta a qualquer clima ou terra e onde consigo mudas?

    Maria Aparecida de Oliveira 22 de abril de 2014 17:00 Responder
  • Boa tarde
    Gostaria de saber onde adquirir mudas de pitaya amarela. Atenciosamente

    Irene

    Irene Marques Gonçalves Vivot 11 de janeiro de 2015 16:18 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *