Planta Plumbago: A Popular Bela-Emília

O nome plumbago é o nome científico da planta mais conhecida como bela-emília. E não só, os nomes considerados populares, além do próprio plumbago são jasmim azul e dentilária.

A planta plumbago faz parte da família das plumbaginaceae e quando o assunto é categoria, ela está presente em três delas, que são: cercas vivas, arbustos tropicais e arbustos. É originária da África do Sul e da África e por isso, a sua preferência pelos climas tropical, oceânico e subtropical.

Falando de preferências, podemos afirmar que é uma planta que gosta de sol pleno ou no máximo, de meia sombra. É uma planta considerada de ciclo de vida perene cuja altura pode variar de 4 formas: entre 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros e 2.4 a 3.0 metros.

Sobre as Características da Planta Plumbago

Você já conheceu a “ficha técnica” da planta plumbago e vamos falar um pouco agora sobre suas características. Apesar de ser uma planta rústica, a plumbago ou bela-emília é também muito versátil e por isso é muito usada por paisagistas em projetos de jardins e outros.

Uma das características marcantes da planta plumbago é o fato de ela ser muito ramificada, por isso, é uma das espécies escolhidas quando é necessário criar uma cerca viva em um projeto. É muito comum que a planta seja tratada como uma trepadeira, mesmo não sendo uma característica original dela.

Se as folhas concedem uma beleza única para a plumbago ou bela-emília o mesmo podemos dizer das flores. São tão lindas quanto a folhagem. Com total delicadeza, as flores formam buquês de pequena dimensão. E entre as espécies, encontramos algumas com flores em tonalidade azul. Porém, a maioria das plantas que encontramos são de flores brancas e delicadas.

Como falamos lá no início, a planta plumbago adora sol e isso deve ser levado em consideração também na hora do cultivo. A sol pleno ou a meia sombra é que ela deve ser cultivada. Não importa se sozinha ou para formar cerca viva.

Mais Detalhes Sobre a Planta Plumbago

Não é uma planta exigente. A poda com regularidade pode ser o suficiente para que as flores apareçam sempre, assim como as folhas se renovem, exigindo pouco em relação a fertilidade.

E já que estamos falando de cultivo, vale ressaltar que na hora de multiplicar a plumbago podem ser usados os seguintes métodos: sementes, estacas ou mergulhia. E um detalhe importante, a plumbago não tolera frio.

Na ficha técnica nos falamos a variação que podemos encontrar a planta plumbago em relação a altura, porém, vale ressaltar que é mais comum encontrá-las com a medida entre 1,8 a 3 metros de altura. Ressaltando que são muito ramificadas porque é uma planta categorizada como arbusto e isso faz parte das suas características.

Brancas ou azuis as flores cobrem esse arbusto praticamente o ano inteiro, claro, que estamos falando de quando elas são cultivadas em regiões mais quentes, que conhecem pouco o frio.

O frio suportável para a planta plumbago não pode ser inferior a 10 graus. Porém, pode ter certeza de que a plumbago ou bela-emília é uma espécie bem fácil de cultivar e também de cuidar. O essencial é que ela esteja em um ambiente propício em relação ao clima e as flores e as folhas estão garantidas praticamente o ano todo.

Aprenda a Cultivar a Planta Plumbago

Aprenda o passo a passo como cultivar a planta plumbago e veja como é fácil tê-la florida e com folhagem verdinha.

1- Como qualquer planta é necessário escolher uma terra fértil para o cultivo , além disso, preocupe-se com a drenagem da água. São fatores que fazem toda a diferença de um cultivo bem sucedido de um mal sucedido.

O cultivo deverá ser feito durante o sol pleno ou a meia sombra. Você perceberá que quando ela está sob o sol as flores aparecem. Porém, a meia sombra o efeito também é conseguido.

Voltando a terra, se ela for levemente ácida, a plumbago prefere e caso você observe as folhas tornando-se amarelas quando crescerem é por que o pH está alto demais. E mais um detalhe, quando você vai plantar mais de uma plumbago é necessário ter um espaço de no mínimo 90 centímetros entre cada uma delas. Se puder chegar a 1,5 m de distância, melhor ainda. Lembre-se que esses espaços é que garantem que a planta cresça forte, sem que uma prejudique a outra.

2- Depois de plantar a plumbago é hora de regar o seu arbusto e molhar a espécie deve ser feito com frequência. É muito importante que a terra esteja sempre úmida até que a raiz ganhe força e daí por diante ela conseguirá seguir o crescimento necessário.

Depois da primeira fase, a plumbago é daquelas plantas que suporta ficar com a terra seca, obviamente não é para esquecer de colocar água sempre. Mas, se isso acontecer ela é capaz de sobreviver. E cuidado para não colocar água demais.

3- Outro ponto importante para dar uma força para sua plana é a fertilização. É aconselhável fazê-la duas vezes por ano, uma na primavera e a outra durante o verão. É um modo de fazer com que as flores cresçam cada dia mais fortes e bonitas.

Fique atento a cor das folhas que podem ser sempre um sinal de que alguma coisa não está indo bem. Caso elas comecem a ficar amareladas, “cure” a sua plumbago aplicando sulfato de manganês nela. Faça isso seguindo as instruções da embalagem.

4- E para completar, para garantir a beleza da sua planta plumbago é necessário que as podas sejam realizadas. O momento certo de fazê-las é quando você percebe que os galhos cresceram demais. O tamanho também pode ser definido de acordo com a sua vontade, de como prefere. Não tem um tamanho correto que seja necessário seguir.

É muito comum que você plante a planta plumbago e perceba que ela está ultrapassando os “limites” de onde foi cultivada. Se ela estiver sendo cuidada como se deve será vigorosa e passará o espaço em que foi plantada. Então, nada de pânico, use a tesoura de poda para apará-la. E sempre retire os galhos que morreram, quebrados e também aqueles que você percebe que estão enfraquecidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *