Plantas Para Casa de Praia

A casa da praia também precisa ser bonita e estar pronta para se tornar um lar, pensando nisso é interessante integrar a decoração plantas. Na hora de escolher quais plantas usar na decoração da sua casa de praia é importante levar alguns pontos em consideração. Em primeiro lugar as espécies devem ser nativas do clima tropical, pois assim elas conseguirão sobreviver a temperatura elevadas e também as intensas chuvas de verão.

Além disso, é necessário pensar em fatores como vento, maresia e os solos arenosos. A seguir vamos te dar dicas do que observar, que tipos de plantas escolher e como cuidar delas. Assim a sua casa da praia estará sempre verde e bonita.

Escolhendo As Plantas

Para fazer as melhores escolhas de plantas para ter na casa da praia leve em conta o clima do local e as condições, ou seja, a maresia e os solos arenosos. Além disso, pense em espécies que floresçam e deem frutos no verão, pois não adianta ter um espécime maravilhoso que floresce apenas no inverno, não é mesmo?

Além disso, a planta precisa ser de baixa manutenção, pois durante meses ninguém irá a casa. Não adianta nada ter um arsenal de plantas mortas te esperando no próximo verão, não é mesmo?

Flores Casa de Praia

Flores Casa de Praia

Plantas Tropicais

As melhores opções para cultivar na praia são as plantas tropicais como a palmeira, a palmeira imperial e os coqueiros que se adaptam facilmente ao clima de praia. Esse tipo de planta resiste bem aos ventos fortes e a ação da maresia. Outras espécies tropicais que podem ser boas alternativas para a casa da praia são coqueiros, ixoreas, hibiscos, Phoenix, cicas, alpineas entre outros.

No caso de quem vai cultivar as plantas longe da luz incidente do sol pode pensar em algo como o Lírio da Paz, Singonio, Marantas entre outras. É legal fazer uma composição de várias plantas com cores tropicais como bromélias amarelas e rubras entre outras plantas. As plantas devem compor um conjunto harmônico sem fazer um contraste muito grande com a beleza natural da praia.

Imagem de Amostra do You Tube

Plantas Resistentes Para Cultivar na Casa de Praia

Como a casa da praia fica sem receber pessoas durante uma boa parte do ano é essencial que as plantas escolhidas para serem cultivadas no local precisam ser resistentes. Além de aguentar firme o clima quente e a maresia é necessário suportar a baixa manutenção. Além das plantas tropicais que indicamos acima você pode escolher algumas outras opções como:

Cactos

Os cactos são perfeitos para as áreas externas uma vez que podem tomar várias horas de sol. Também podem viver com pouca água, mas nada de deixar eternamente sem regar. Se possível peça para algum vizinho local para regar a cada 10 dias, como é uma planta que pode ser cultivada em áreas externas é mais fácil.

Cactos

Cactos

Clúsia

A Clúsia é uma planta que resiste bem a diversos desafios, para se ter uma ideia essa planta poderia facilmente ser cultivada até mesmo a beira-mar, enquanto outras plantas sucumbiriam ela cresceria linda. Pode ser cultivada a sol plena ou a meia sombra, é necessário regar com certa frequência, vale a dica de pedir para alguém ou deixá-la num ponto estratégico para aproveitar alguns pingos de chuva. As flores da Clúsia são brancas e conhecidas como a “cebola da mata”.

Imagem de Amostra do You Tube

Iuca

Uma planta com facilidade de adaptação, a Iuca, pode ser cultivada tanto ao sol pleno como fechada. As regas dessa planta devem ser espaçadas, o solo precisa ficar seco na superfície na maior parte do tempo. Um cuidado importante e que exige algum nível de manutenção é o pó das folhas. É necessário limpar o pó que se acumula nas folhas.

Dasilírio

Uma planta bem interessante para cultivar na casa de praia pelo fato de gostar bastante de sol intenso e pouca rega. Porém, vale ressaltar que essa planta possui haste serrilhada que pode acabar machucando, sendo assim deixe-a num local de pouca circulação e no qual as crianças não alcancem.

Bulbine

Uma planta que possui uma aparência bastante delicada, mas que é capaz de aguentar bravamente uma extensa faixa climática. Resiste bem ao sol pleno ou a sombra parcial, o único problema é que precisa de regas periódicas.

Babosa

Uma planta que é perfeita para ambientes como a praia, pois faz parte da família das suculentas, dessa forma aguenta bem o sol, meia sombra, pouca rega e variações intensas de temperatura. As suas flores podem ser vermelhas, brancas, amarelas ou laranjas.

Babosa

Babosa

Espada-de-São-Jorge

Uma planta que cresce bem lentamente, mas que é bastante resistente. O cultivo dela pode ser feita a sol pleno ou mesmo a sol pleno. Tolera tanto o calor como o frio extremo e não precisa de muita água. É importante evitar sempre que o vaso esteja encharcado.

Imagem de Amostra do You Tube

Moreia

Uma planta que consegue resistir bem ao calor e ao frio intensos, porém, para bons resultados é mais indicado um clima moderado. As regas dessa planta precisam ser periódicas. A sua floração é branca e possui detalhes em amarelo, também forma tufos densos. Plante as mudas dessa planta com uma certa distância.

Moreia

Moreia

Pata-de-Elefante

Uma planta que tem excelente adaptação ao sol pleno, luz difusa, meia sombra e também resiste a variação de temperaturas. As regas deverão ser feitas de forma espaçada, o solo deve ser drenável para que não aconteça de as raízes da planta ficarem podres.

Pata-de-Elefante

Pata-de-Elefante

Crassula

O crescimento dessa planta é bastante rápido, o cultivo pode ser feito em áreas internas ou externas. Uma planta que precisa de uma boa quantidade de luminosidade diária, a rega deve ser feito de forma modesta.

Imagem de Amostra do You Tube

Zamioculca

Quem escolher a herbácea zamioculca deve procurar um cantinho a sombra para ela, você pode cultivá-la dentro de casa. A vantagem dessa planta é que ela prefere ficar sem receber água do que ser regada em excesso.

Imagem de Amostra do You Tube

Espécies Que Não São Apropriadas Para a Praia

Da mesma forma que existem plantas que se adaptam bem ao clima da praia existem outras que não devem ser cultivadas nesse tipo de local como as azaléias, as roseiras, pinheiros e hortênsias. As plantas que são nativas de climas temperado não conseguem se adaptar bem ao clima do litoral do Brasil.

Um comentário

  1. Gostei muito da publicação, vai me ajudar muito aqui no meu Jardim em Camboinha – Cabedelo -PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>