Plantas Para Lagos Ornamentais

As plantas para lagos são divididas em categorias, em relação ao tipo, elas podem ser: submersas com as folhas emersas, submersas, flutuantes, anfíbias, marginais ou palustres. Independente do tipo, elas são muito importantes para os lagos, graças as plantas os lagos não ficam com aquela cor esverdeada.

A explicação para isso é a absorção que as plantas fazem dos nutrientes, eles acabam servindo de microalgas em suspensão. São eles que provocam a cor verde na água e também criam a sombra e o efeito da quantidade de sol direto na água.

Veja Cada Tipo de Plantas Ornamentais Para Lagos!

1- As Plantas Para Lagos Flutuantes

O nome já dá uma dica de como é esse tipo de planta, flutuante. Elas flutuam sobre as águas do lago e por isso, são excelente para ornamentação do mesmo. Alguns exemplos desse tipo de planta são: marrequinhas, lentilhas, alface-d’água, aguapés e muito mais.

As plantas para lagos ornamentais flutuantes precisam de sol pleno e elas fazem o papel de “sombra” quando o sol é muito forte. Essas plantas também servem para desova dos carpas. Porém, dos exemplos citados, não podem ser usadas em lagos de alvenaria que não seja vedado. A alface-d’água e o aguapé não gostam de água que contenha uma grande reserva alcalina.

Todas as plantas ornamentais flutuantes são excelentes para despoluir a água porque retiram as microalgas verdes. Mas, atenção, não podem ficar junto com as carpas, isso pode acabar provocando entupimentos.

2- As Plantas Para Lagos Submersas

Essas plantas são usadas em lagos, porém, são mais adequadas para uso em lagos. Alguns exemplos são: valisnéria, cabomba e elódea. Nos lagos, para ornamentação, não são muito adequados porque quase não se percebe a sua presença. Porém, para a oxigenação da água são excelentes. Elas deixam os micro-organismos nocivos e as algas afastadas do lago.

3- As Plantas Para Lagos Submersas Com Folhas Emersas

Essa tipo de planta ornamental para lago precisa se muito sol, porém, pode suportar a sombra, mas neste caso, suas flores não aparecem. Outro fator importante para que ela se desenvolva é que o lago deve ter uma profundidade boa, um exemplo, pensando em um vaso, imagine no mínimo de 20 a 30 centímetros de água para cima.

Um exemplo comum desse tipo de planta é a ninfeia, muito usado em aquários, que as folhas ficam submersas. É o tipo de planta muito bonita para ornamentação, porém, precisa de substrato fértil e também de água neutra. Outra vantagem dessa tipologia é que cria muita sombra, mas as raízes não ficam espalhadas. E para que ela se desenvolva bem é necessário que a profundidade mínima seja entre 20 a 30 centímetros. Um segundo tipo da ninfeia precisa de maior profundidade ainda a rubra, entre 30 a 50 centímetros. Neste caso, estamos falando o plantio em vaso e não lago.

4- As Plantas Para Lagos Palustres e Marginais

Essa tipologia, plantas marginais, de planta ornamental para lago prefere ficar em lugares rasos e acaba sendo um excelente protetor para vida silvestre. Enquanto as da tipologia palustres preferem ficar em lugares encharcados. O curioso desses dois tipos de plantas é que uma pode agir como a outra e ambas ficam nas partes marginais do lago. Preferem muito sol, mas suportam a sombra.

Alguns exemplos dessa tipologia são: sombrinha chinesa, junco, papirus gigante, papirus anão, taboa, copo-de-leite e lírio-do-brejo. Essas plantas também trabalham como filtro e também podem ser cultivadas em vasos. Na hora do plantio é necessário colocar pedras em cima do substrato e também é melhor que seja feita replantio a cada primavera.

5- As Plantas Para Lagos Anfíbias

Diferente de muitas outras espécies de plantas de lago que preferem sol, as anfíbias gostam mais de meia sombra e sombra. Elas não se desenvolvem bem quando tem o sol diretamente sobre elas e também precisam de solo encharcado e rico, porém, podem ser imersa totalmente ou parcialmente por um período longo. A maioria delas é usada para enfeitar aquário. Veja alguns exemplos: anúbias, eleocáris, singonia, lírio da paz, musgo de java e samambaia d’água.

6- As Plantas Para Lagos Submersas

Essa tipologia é mais usada em aquários do que nos próprios lagos. Isso porque não servem para ornamentação porque não se pode ver facilmente no lago, porém, servem sempre para ajudar na oxigenação da água do lago.

Um Pouco Sobre Paisagismo No Lago Com As Plantas Ornamentais

Você pode ornamentar o lago com as plantas apropriadas e deixá-lo ainda mais bonito, porém, é necessário observar alguns fatores para fazer a escolha correta. A variedade de plantas para paisagismo é muito grande. Veja as dicas!

  • Se você está pensando em ornamentação para o lago da sua residência, não esqueça de usar plantas que faça com que crie uma harmonia dentro do seu jardim e com a decoração do mesmo.
  • Dê preferência para plantas de tamanho grande, claro, com muitas flores e melhor ainda, com folhas perenes, assim, será menor a necessidade de manutenção. Quanto menos folhas caírem no lago, melhor.
  • Prefira plantas que não possuam raízes agressivas e nem superficiais e evite também aquelas que possuem galhos que se quebram facilmente.
  • Cuidado porque algumas dessas plantas são tóxicas, principalmente se for um lago que crianças frequentem é melhor não ter nenhuma espécie perigosa.
  • Em lugares com muito sol e para lagos tropicais escolha entre: bananeiras ornamentais, palmeiras, moreias, fórmio, bambum mirim, aves-do-paraíso, samambaia, lírios da paz, beijos, palmeira ráfia e orquídeas bambu, entre outras.

Outra Dicas de Plantas Ornamentais Para Lagos

Se você tiver um lago que não seja de alvenaria é melhor controlar a fase de crescimento das plantas ornamentais do tipo invasivo e não colocá-las na beira do lago, porque elas podem acabar “dominando” a água. Use trepadeiras para ajudar a fazer sombra, elas podem ser usadas como suportes naturais, caramanchões e pérgolas.

Se for um lago ornamental evite árvores grandes ou de médio porte porque as raízes agressivas podem destruir as demais plantas. Experimente as seguintes plantas: fícus, tipuana, flamboiã porque possuem folhas pequenas e raízes superficiais. Agora é só escolher as suas plantas preferidas e decorar o lago do seu jardim.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a construção do lago de alvenaria no jardim e todos os processos que isso envolve. Os lagos de jardim dão um toque todo especial para o ambiente. Depois de construído é importante escolher as plantas para colocar no lago e fazer com que ele ganhe uma aparência ainda mais natural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber o nome do autor do texto para inserir como referencia do meu trabalho de conclusao de curso

    laine 11 de abril de 2014 15:29 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *