Plantas Para Sacada de Apartamento

Os amantes de plantas que moram em apartamentos podem comemorar. É possível sim ter plantas na sacada do imóvel, mesmo que o espaço receba muito sol e ou tenha grande incidência de vento.

Os paisagistas dizem que tudo depende de quais as plantas serão colocadas no local e claro, elas devem ser tratadas da maneira correta.

A falta de espaço também não pode ser usada como desculpa, soluções como painéis verdes na horizontal e também o uso de vasos suspensos podem resolver o problema e ainda dar mais charme ao ambiente.

Por exemplo, as azaleias apesar de serem plantas delicadas, podem sim serem cultivadas em floreiras e colocadas nas sacadas. A dica, neste caso, é que os vasos precisam ter como mínimo 30 centímetros de profundidade. Serão eles que protegerão as plantas o quanto necessário.

Primavera: Ótimas Para Sacadas de Apartamento

Vamos logo dando uma dica de uma planta que pode ser cultivada na sacada de um apartamento, a primavera. Além de linda, se adapta facilmente e é muito resistente. Até mesmo varandas que são fechadas com vidros, o que as deixa muito quente, não fazem disso um problema para o crescimento da planta primavera.

A dica para que a sua primavera cresça forte e bonita é que as mudas sejam plantadas em vasos que tenham a altura entra 50 a 70 centímetros. Atenção a outra detalhe, que o recipiente tenha uma boca larga. São pontos fundamentais para o desenvolvimento das folhas e principalmente da raiz da planta. Porém, a primavera é uma planta que precisa de cuidados diários. A rega deve ser um vez ao dia, essa é uma das principais tarefas em relação ao seu cultivo.

A boa notícia é que recebendo os cuidados necessários rapidamente você irá ver as folhas e flores, no máximo em 10 meses após o cultivo.

Sabia que a Jabuticaba Pode ser Cultivada em Vaso e Ficar na Sacada do Apartamento

Quando você vê uma jabuticabeira não pode imaginar que ela poderia enfeitar a sua varanda. Porém, pode, assim como a pitangueira. São árvores que se desenvolvem e frutificam cultivadas em vasos.

Outras Plantas Para Sacada de Apartamento:

  • Azaleia: ela pode ficar exposta ao sol na sacada, porém, exige um cuidado especial com podas frequentes. O seu aspecto rústico serve para decorações cujo o foco é na elegância e na simplicidade. Dicas: o vaso deve ter 50 centímetros de altura e a terra deverá ser adubada a cada 3 meses. Use fertilizante químico ou adubo orgânico.
  • Camélias, cica, gardênias, lança-de-são-jorge, jasmins-do-cabo são exemplos de plantas para sacada de apartamento. A combinação dessas espécies também pode dar um efeito super bacana para a sua decoração.

As Plantas Suspensas para Varandas com Espaço Reduzido

Não deixe de plantas na sacada do apartamento só porque falta espaço. Uma solução que os paisagistas apostam muito porque fica bacana e é bem funcional são as planta suspensas.  Os vasos devem ser pendurados no teto.

A ideia além de ser uma solução para a falta de espaço, amplia as opções de espécies de planta. Uma das plantas mais usadas em vasos pendurados no teto são as samambaias, que dão um lindo efeito visual de cascata, caindo sobre as bordas do vaso.

Já em lugares onde o problema é o vento muito forte, a dica é cultivar a jasmim manga. A escolha dessa espécie não é um mero acaso e sim as suas características. A planta é forte graças ao galhos robustos, ao caule e as folhas de grande porte. E mais, ainda nos presenteia com lindas flores coloridas.

A jasmim manga ama sol e por isso, o cultivo deve ser feito sob ele, precisa receber rega constante e ser plantada em solo fértil.

E as dicas de plantas para sacada e em vasos suspensos não param por aqui. Veja também:

  • Columélia peixinho
  • Flor Batom
  • Brinco-de-princesa

Vale ressaltar que os vasos suspensos podem ser uma solução não somente para a falta de espaço, mas também para o excesso de sol na varanda. No alto, afirmam os paisagistas, elas não recebem a luz solar diretamente. Sendo assim, a agressividade dos raios do sol serão menos nociva.

E se falta muito espaço mesmo, se o que você tem é bem pouco, uma dica dos profissionais é apostar em uma horta de temperos. A grande maioria deles adora sol em excesso e além disso, você terá ervas fresquinhas.

Falando de Jardim Vertical

As plantas para sacada de apartamento também podem ser expostas em um jardim vertical. É bem simples de fazer. Primeiro serão necessários vasos pequenos ou no máximo de tamanho médio. Depois é só fixá-los em uma das paredes da sacada.

As orquídeas e as bromélias nunca faltam neste tipo de jardim.

Dicas Para Ter Plantas na Sacada do Apartamento

  • Planeja como você gostaria e quais são as possibilidades de ter plantas na sacada do apartamento.
  • Depois com base nas possibilidades, escolhas as plantas que você poderá cultivar. Pense também na sua disponibilidade para cuidar delas. Se for pouca, prefira aquelas que exigem menos manutenção.
  • Considere no seu planejamento: intensidade do vento, espaço da varanda para as plantas e o quanto de sol irá atingir as plantas.
  • Um exemplo: se você mora em um andar alto e sabe que terá boa incidência de sol, aposte em árvores frutíferas. A maioria dos temperos também adora o excesso de sol.

Anote o Nome de Algumas Plantas que Podem ser Cultivadas na Sacada do Apartamento:

  • Pândano espiral, lança-de-são-jorge, pata-de-elefante, asplênio,  pau d’água e palmeira rafis. Todas essas preferem meia sombra e por isso, não são adequadas para varandas que recebem muito sol. Vão exigir atenção com adubo, irrigação e limpeza.
  • Moreira bicolor, palmeira fênix, jabuticabeiras, e pleomele. Todas essas plantas amam sol. Elas vão exigir cuidados com a rega e atenção na hora de posicioná-las em relação a não receber muito vento.
  • Bromélia é uma das plantas perfeitas para quem tem uma sacada onde quase não bate sol. Ela adora sombra e vive perfeitamente neste ambiente. Outro cuidado em relação a esta planta é com o excesso de água na irrigação.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de dicas como proteger de plantas contra o vento e sol, que tipo de plantas se adaptam ao sol e vento?

    Maria Alice 23 de janeiro de 2015 15:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *