Plantas Para Ter Dentro de Casa

As plantas podem ser ótimas para decorar os ambientes e deixá-los com um toque mais vivo. Quem não tem espaço para ter um jardim ou deseja ter plantas dentro de casa deve saber que é possível cultivar belos espécimes mesmo sem o ar livre. O grande segredo está em saber escolher plantas que se adaptam aos ambientes fechados, ou seja, que não precisam de incidência direta do sol ou mesmo que gostam de sombra.

Para te ajudar a encontrar as plantas perfeitas para ter dentro de casa elaboramos uma lista com algumas das espécies mais indicadas. Quem sabe uma delas é exatamente o que você estava procurando para a sua sala ou outros cômodos da casa.

Lista de Espécies de Plantas Para Ter Dentro de Casa

Pau d’água – Dracaena Fragrans

A planta conhecida popularmente como Pau d’água é um arbusto que tem como principal diferencial ter uma linha amarela no centro das suas folhas. Por sua aparência é bastante utilizada como planta ornamental. Pode ser uma boa opção para quem deseja uma planta para decorar um ambiente com ar condicionado uma vez que é bem resistente.

Adapta-se bem a ambientes fechados por que não precisa de incidência direta de sol, para saber quando regar é só observar o substrato, se ele estiver seco é porque está na hora de regar.

Pau dagua - Dracaena Fragrans

Pau dagua – Dracaena Fragrans

Rosa de Pedra – Echeveria SP

Trata-se de uma planta suculenta, ou seja, que armazena água nos seus caules e folhas. O nome Rosa de Pedra vem do fato de que o seu caule lembra o formato de uma rosa, por isso é muito utilizada para montar arranjos em vasos ou mesmo com outras suculentas como cactos.

Como é uma planta suculenta deve ser regada apenas uma vez por semana, se tiver umidade em excesso pode ser que as suas raízes apodreçam. Uma planta que não tolera sol intenso então é ótima para deixar dentro de casa.

Minicactos – Mamillaria SP

Quem gosta de plantas que não precisam ser regadas com frequência pode apostar nos minicactos. Esses exemplares podem ser encontrados a venda até em supermercados e são perfeitos para compor belos arranjos.

Uma curiosidade é que diferente dos cactos maiores esses não devem ser expostos a luz direta do sol, por isso se adaptam melhor a ambientes internos e com boa iluminação. As regas devem ser feitas semanalmente, verifique se o substrato está seco antes de regar.

Palmeira Chamaedórea – Chamaedorea Elegans

A Palmeira Chamaedórea é uma ótima opção de planta para quem deseja uma decoração mais ousada para o banheiro, por exemplo, pois trata-se de uma palmeira que pode ser cultivada em vasos, não atinge mais do que dois metros de altura e gosta bastante de umidade.

Um cuidado importante com essa planta é mantê-las longe da incidência direta do sol. Para garantir que essa planta tenha sempre a umidade de que precisa é necessário manter a terra sempre úmida.

Palmeira Ráfis – Rhapis Excelsa

A Palmeira Ráfis é uma planta que possui diversos caules que são parecidos com um bambu, a planta cresce ereta e com as suas folhas plissadas bem próximas. Pode ser cultivada em vasos ou mesmo para montar minijardins. Uma planta que se adapta a todo tipo de iluminação, porém, é importante que seja regada com frequência. Cuidade para não encharcar o seu substrato, pois isso pode acabar contribuindo para o apodrecimento das raízes.

Palmeira Rafis Rhapis Excelsa

Palmeira Rafis Rhapis Excelsa

Lírios da Paz – Spathiphyllum Wallisi

Essa planta é ótima para ter dentro de casa, pois é uma das únicas que consegue florescer na sombra. A incidência de sol direto não é recomendada, pois pode queimar as folhas. É importante manter a planta sempre bem adubada e com o solo úmido.

Violeta – Saintpaulia Ionantha

Quase todo mundo já teve violetas para decorar a casa, pois é uma planta com um visual bastante decorativo e que apresenta uma grande variedade de cores. Com tantas possibilidades de cores é possível criar composições com violetas para a varanda, para o parapeito da janela, para as suas mesas enfim para a casa toda.

Na hora de escolher o local em que as suas violetas irão ficar é importante cuidar para que elas não fiquem expostas a incidência de luz do sol direta. As regas devem ser feitas uma ou duas vezes por semana, tenha cuidado para não molhar as suas flores e folhas.

Antúrio – Anthurium ndreanum

Uma planta que é ótima para decorar devido as suas flores com um visual bem vistoso. Geralmente essa planta é usada em vasos, porém, também pode ser cultivada em jardins sob a sombra de outras plantas. Uma dica importante é não deixar essa planta em locais muito escuros.

Singônio – Syngonium Angustatum

Uma das características do Singônio é que as suas folhas têm nervuras brancas quando ainda são jovens e depois que amadurecem ficam totalmente verdes. Essa é uma planta bastante utilizada como artigo de decoração devido ao seu formato. O cultivo deve ser feito a meia sombra, as regas deverão ser feitas com frequência para que a terra permaneça úmida.

Imagem de Amostra do You Tube

Filodendro Cascata – Philodendron Cascata

O Filodendro Cascata é uma planta que tem origem no Brasil e as suas folhas se destacam por apresentar uma forma de coração. Geralmente essas plantas são cultivadas dentro de casa para que seja possível evitar o contato direto com o sol. O ambiente em que a planta irá ficar deve ser bem iluminado. As regas devem ser feitas assim que a camada superficial estiver seca.

Bromélia – Guzmania Ligulata

A bromélia é uma das plantas mais interessantes decorar ambientes internos devido ao contraste do verde escuro das suas folhas e dos tons vermelhos da sua inflorescência. Tenha cuidado com a incidência direta de sol, pois pode queimar as suas folhas, a claridade deve ser indireta.

Para que o cultivo seja bem-sucedido é necessário usar substrato de epífitas. Regue essa planta a cada dois dias sempre tendo o cuidado de limpar a sua parte central para que não haja a proliferação de mosquitos.

Imagem de Amostra do You Tube

Jade – Crassula Ovata

A Jade é uma planta que parece uma miniárvore, pode demorar para florescer, porém, a sua inflorescência é colorida com um tom diferenciado de verde azulado. Os cuidados com a Jade são bem simples e incluem cuidar para que o solo não fique muito úmido, não deve receber luz direta do sol durante boa parte do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>