Rosa Preta – Onde Encontrar?

Rosa Preta – Onde Encontrar?

As rosas pretas são muito incomuns. As rosas turcas Halfeti são bem raras. A sua cor preta viva é o seu grande diferencial. O cuidado e o manuseio dessas rosas é feito como de qualquer outra rosa. No entanto, elas são tão pretas, que parecem ter sido pintadas com spray. Para quem não acredita, essa é a verdadeira cor dessa rosa. São espécies muito atraentes e servem como um ótimo adereço para festas e filmes góticos. São flores sazonais. A sua floração acontece durante o verão, mas em um número pequeno. E acontece somente na aldeia turca de Halfeti. 

Na realidade, elas não são rodas totalmente negras, como pensamos ser. Elas possuem uma coloração carmesim. O tom dessas rosas, ao contrário do que possa parecer, não é o resultado de uma experiência científica. Ele se deve às condições do solo, a região onde elas nascem possui condições únicas. Os níveis de pH da água subterrânea, água essa que se infiltra desde o rio Eufrates. Tudo isso as torna tão incomuns e com um tom meio que diabólico. Elas florescem na cor vermelha escura na primavera. Já nos meses de verão, elas florescem quase negras. Há quem diga que as imagens dessa rosa se pareçam até mesmo com um produto de Photoshop, mas não são. São reais mesmo. O excesso de pigmentos vermelhos, faz com que essa rosa fique tão escura, que pareça ser totalmente negra.

Para os turcos locais, essas rosas representam, ao mesmo tempo, uma mistura de amor e de ódio. Para eles, essas flores simbolizam a esperança, o mistério, a paixão e, ao mesmo tempo, a má notícia e a morte.

As rosas do Halfeti são espécies que estão sob ameaça de extinção. Isso desde que os moradores do “velho Halfeti” se mudaram de lá, na década de 1990. Eles tiveram que se mudar quando foi construída a barragemBirecik Dam. Vários povoados, inclusive o antigo vilarejo de Halfeti, acabaram submersos sob as águas do Eufrates, no momento da construção da barragem. A construção da nova aldeia de Halfeti foi feita a apenas 10quilômetro de sua antiga localização. Ela foi construída com base na aldeia Karaotlak.

Embora a distância da nova aldeia tenha sido feita próxima à antiga, não foi o suficiente para a permanência das sinistras rosas negras. Elas foram replantadas pelos aldeões nos seus jardins, construídos em sua nova região. Mas elas sentiram muito, e não se adaptaram muito bem ao ambiente. Com isso, a quantidade dessas rosas sofreu uma queda brusca.

Não foram poucas as medidas tomadas para tentar salvar as rosas negras. Os funcionários da Secretaria de Cultura daquele distrito tentaram de várias formas mantê-las vivas. Eles conseguiram recuperar a produção depois de coletar mudas na aldeia e replantá-las mais próximas ao local onde viviam. Desde então, elas conseguiram sobreviver. 

Quem tiver a oportunidade de visitar a Turquia precisa conhecer essa bela espécie de rosa, tão rara. Como ela não pode ser reproduzida em outras regiões, então fica a dica. Mais uma bela obra de arte da natureza, uma espécie tão incomum e não menos encantadora.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *