Rosas Negras de Halfeti

As flores escuras são extremamente raras mas existem, por mais que seja difícil de acreditar e ainda são belas e charmosas. Não só existem flores negras como azuis, entre outras cores nesse tom mais escuro. Diversos cientistas estudarem e pesquisaram o que essas plantas tem de incomum que as demais plantas não têm e descobriram que é a alta taxa de antocianina, um componente químico que causa a coloração. Elas obtêm o mesmo cuidado que as rosas de coloração comum como as rosas vermelhas, as rosas de cor rosa bebem, as rosas num tom mais alaranjado e as rosas azuis, as espécies negras como a tulipa negra mais conhecida como rainha da noite, a dália negra, a heléboro, o lírio de calla roxo, a orquídea de morcego, a amor perfeito-negro, a petúnia roxa, a popularmente conhecida como viúva negra, o cosmo de chocolate, a malva rosa negra e por fim a mais escura e rara de todas, as rosas negras de halfeti.

As rosas negras de halfeti por exemplo tem um tom negro meio místico, sendo encontradas apenas na região turca, aparentando serem pintadas até mesmo por um spray de tinta preta. É indicada para filmes macabros, clipes de músicas de rock ou heavy metal, até mesmo series de vampiros, filmes de bruxaria, e afins. Aparentam ser negras, mas se tiver um foco de luz nelas, dá para perceber uma coloração meio roxa e aspecto aveludado. Florescem apenas no verão em pequenas quantidades, por isso se tornam tão raras, devido ao solo da aldeia devido as aguas do subsolo do Rio Eufrades, que eleva o ph da área dando condições para a coloração, mas isso somente durante o verão pois nos demais períodos climáticos do ano florescem apenas num tom menos escuro sendo arroxadas e vermelhas intensas.

Os turcos da aldeia têm uma relação instável com a planta, pois as consideram de várias formas. Há alguns que dizem que elas são sinais de paixão e esperanças, outros dizem que simbolizam mistério e ainda há quem acredita que elas trazem má notícias e morte. Hoje em dia essa espécie entrou praticamente em extinção, pois a aldeia de halfeti foi submergida pelo Rio Eufrades, o que tornou a área impossibilitada para cultivo. O vilarejo foi criado a mais ou menos uns dez quilômetros de distância do antigo, mas a população não cultiva muito pois a planta não se adaptou muito bem ao novo solo causando enormes falências das flores negras, sendo assim as tornando mais raras nos jardins dos aldeões.


Os responsáveis pela cultura local estão desde então tentando salvar as rosas negras as plantando em estufas próximo ao local de cultivo inicial sendo assim salvando as plantações. Mas ainda assim ter a honra de ver uma rosa negra de halfeti, sendo um enorme atrativo para a região da Turquia na época do verão pois elas florescem em todos os meses desse período. Mas ainda não é considerado um ponto turístico do pais, depende do ponto de vista de cada pessoa devido as crenças dos aldeões e o preconceito sobre a cor da rosa, mas quem acha diferente e charmosa com certeza passará para ter a chance de conhecer de perto e tocar uma rosa negra.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *