Tipos de Orquídeas Mais Comuns no Brasil

Tipos de Orqdeas Mais Comuns no Brasil

As orquídeas são flores lindas. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não são plantas frágeis, embora sejam delicadas. São mais de mil gêneros diferentes e cerca de 30 mil espécies de orquídeas existentes. São algumas das flores mais usadas para presentear e para se cultivar em casa.

Espécies Mais Comuns Encontradas no Brasil 

Confira abaixo uma lista com as espécies mais comuns de orquídeas encontradas no Brasil. Talvez você até tenha alguma em casa. Aproveite para aprender um pouco mais sobre ela, então.

  • Orquídea Cattleya Julio Conceiçãoo seu cultivo é bem fácil em substrato arejado. É uma espécie que dá muitas flores. Essa espécie recebeu esse nome como uma forma de homenagear, Júlio Conceição, que foi o criador do Jardim Botânico de Santos. É a espécie híbrida produzida no Brasil.
Orquídea Cattleya Julio Conceição

Orquídea Cattleya Julio Conceição

  • Orquídea Cattleya Intermédiaessa orquídea apresenta uma variedade enorme de efeitos e de cores. Pode ser encontrada em tons de roxo, azuladas, lilás, albas, rosa e semialbas. As suas flores são bem perfumadas e de tamanho médio. São orquídeas que exigem um pouco mais de atenção, pois elas desidratam com muita facilidade.
Orquídea Cattleya Intermédia

Orquídea Cattleya Intermédia

  • Orquídea Cattleya Labiata: muito conhecida como “rainha do nordeste”, essa é orquídea nativa brasileira mais conhecida e desejada. Possui flores grandes, perfumadas e muito coloridas, em tons alba, roxo, lilás, azuladas e semialbas. As flores costumam nascer no verão.
Orquídea Cattleya Labiata

Orquídea Cattleya Labiata

  • Orquídea Cattleya Mossiaeas suas flores são em tons rosados, azulados e albas. Costuma florescer no início do verão e na primavera. O aroma das flores maiores é semelhante ao do alho. E essas orquídeas preferem o clima mais ameno.
Orquídea Cattleya Mossiae

Orquídea Cattleya Mossiae

  • Orquídea Cattleya walkerianao ideal é plantar em um tipo de substrato de rápida drenagem. Se estiverem em temperatura intermediária, entre 10° a 18° graus, elas conseguem sobreviver muito bem. Possui uamforma arredondada e plana. São as favoritas dos colecionadores. O seu aroma lembra o de canela.
Orquídea Cattleya Walkeriana

Orquídea Cattleya Walkeriana

  • Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel: essa orquídea é facilmente cultivada em vaso pequeno. Costuma dá até 4 flores por haste. O tamanho é de cerca de 4 cm. A duração delas é de cerca de 25 dias, o que já é bem mais do que a maioria das outras orquídeas.
Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel

Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel

Alguns Cuidados Ao Cultivar Orquídeas

Devido à sua variedade, é bem difícil cultivar. As orquídeas epífitas são aquelas que vivem em árvores, e as suas raízes ficam expostas. Por isso, é muito importante que, quando for cultivar essa espécie, o ideal é simular, ao máximo, o ambiente natural. Caso queira cultivá-las em vasos, o indicado é que ele tenha cascalhos, substratos secos, fibras de coco, pedras e musgos secos. As pedras ajudarão a drenar o excesso de água. Se o vaso for de barro, é ainda melhor, pois drena ainda melhor.

A adubação das orquídeas deve ser feita com muito cuidado. O excesso de adubo pode danificar a sua planta.

A rega das orquídeas não precisa ser diária. As espécies tropicais conseguem absorver água por meio da umidade presente no ar. Nas regiões mais secas, no verão, a rega pode ser de 2 a 3 vezes na semana. Fora isso, pode-se regar apenas uma vez na semana. Ainda assim, com bastante cuidado para que o seu substrato não fique encharcado. O excesso de água pode até matar a planta.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *