Tudo Sobre a Alface D’água

A Alface d´água é uma planta aquática pertencente a família das Araceae, possui 104 gêneros e 3.500 espécies diferentes, que se caracteriza por ser uma família de espécies vegetais herbáceas, terrestres, de forma arbustiva, entouceiradas e rizomatosas ou bulbosas. As plantas que pertencem a família das Araceae raramente são aquáticas. As Araceae são plantas que são muito usadas pelo paisagismo, principalmente para decorar ambientes interiores.

O nome Alface d’água é um dos nomes populares da planta que possui o nome cientifico de Pistia Stratiotes. Outros nomes populares dessa espécie vegetal são: Erva de Santa Luzia, Flor d’água, Repolho d´água, Gôlfo, Lentilha d´água, Mururé, Mururé Page, Page, Pasta, Repolhinho d’água e Santa Luzia.

Alface D'água

Alface D’água

O nome cientifico Pistia Stratiotes possui como sinonímia botânica os nomes: Pistia Crispata e Pistia Minor.

A Alface d´água é uma planta nativa da América Tropical, sendo facilmente encontrada na América do Sul, na América Central e na América do Norte. A Alface d’água é nativa do Brasil, no entanto ela é uma planta que não é peculiar apenas ao nosso país.

Uma das curiosidades da Alface d’água é que ela é uma planta usada nos rituais religiosos da cultura afro no Brasil, sendo utilizada para preparar a chamada “água sagrada”.

As Características e O Cultivo da Alface D´água

A Alface d’água é uma das plantas aquáticas que pertencem a família das Araceae. Ela se caracteriza por ser flutuante e bastante rústica, isto é, cresce sem maiores cuidados e exigências para com as pessoas que a cultivam.

A Alface d’água é uma espécie vegetal de pequeno porte, e atinge uma altura que varia de média de 05 (cinco) a 15 (quinze) centímetros.

A Alface d’água é uma planta que apresenta ciclo de vida perene, isto é, ela apresenta um ciclo de vida longo. Devido a sua rusticidade e a sua capacidade de multiplicação, a Alface d’água pode se tornar uma planta daninha.

A realização de poda na Alface d’água não é necessária, no entanto são necessários cuidados para que a planta não infeste, pois caso isso ocorra será necessário remover os excessos para que a sombra não tome conta de toda a água.

A Alface d’água é uma planta típica de clima tropical, no entanto ela se adapta para ser cultivada em regiões com climas equatorial e subtropical. Por essas características, a Alface d’água é uma espécie que aprecia o sol e o calor, e deve ser cultivada a pleno sol e preferencialmente em água que esteja sem cloro ou outros produtos químicos que possam vir a ser prejudiciais a espécie vegetal.

A temperatura ideal para o cultivo da Alface d’água é aquela que oscila dos 20 graus Celsius aos 30 graus Celsius.

Saiba Mais

Saiba Mais

As folha da Alface d’água possuem coloração verde clara, e apresentam uma textura aveludada, limbo carnoso e piloso, alem disso, as folhas são muito bonitas e possuem características ornamentais.

As flores da Alface d’água são unissexuais, pequenas e possuem uma coloração amarelada. As flores ficam dispostas em inflorescências em formato espádice (aspecto de uma espiga).

Os frutos da Alface d’água são do tipo baga (fruto carnudo simples), de formato elipsoide ou ovoide (formato de ovo ou oval).

As raízes da Alface d’água são finas e bastante longas, e são utilizadas como uma espécie de abrigo para peixes e avelinos. As raízes da Alface d’água são estoloníferas, isto é, a partir de um nó existente no colmo da planta mãe, surgem raízes das novas plantas. Esse fato permite que a Alface d’água se multiplique pela separação de mudas.

Devido ao fato da espécie ser uma planta flutuante, a Alface d’água não precisa de nenhum tipo de substrato para ser cultivada. A água onde a erva é cultivada pode ser fertilizada com material orgânico, e este se espalhará rapidamente na água, e a planta se desenvolverá com maior velocidade.

É necessário cuidado com o cultivo da Alface d’água em lagos de usina hidrelétrica e lagos destinados a piscicultura (criação de peixes), devido a razão da espécie se multiplicar rapidamente, ela pode causar inconvenientes nesses ambientes pois congestiona os espaços e gera despesas para remove-las.

A Multiplicação da Alface D’água

A Alface d’água é uma planta que possui uma grande capacidade reprodutiva, pois a espécie vegetal, possuindo as condições ideais de cultivo, se reproduz com muita velocidade.

A multiplicação da Alface d’água acontece através da separação das mudas (filhotes) que são formadas ao redor da planta mãe.

As Utilidades da Alface D’água

A Alface d’água é uma planta que possui características ornamentais, por isso é bastante utilizada na decoração pelo paisagismo. Ela pode ser cultivada e ser usada em fontes, aquários, lagos e espelhos de água.

A Alface d’água é uma espécie vegetal que possui propriedades medicinais. A planta pode ser usada para resolver problemas de visão, como colírio. Para isso são usadas as folhas, que podem ser utilizadas de duas formas (a primeira é fazer uso da água que ficou depositada sobre as folhas da planta durante a noite e aplicar nos olhos e a segunda é colocar as folhas em água gelada e molhar o algodão na solução e realizar uma lavagem nos olhos).

A Alface d’água também pode ser utilizada no tratamento das seguintes doenças: diabetes, urinas sanguíneas, tumores que aconteceram devido a erisipela, hérnias em crianças, hematuria, hidropisias, doenças da bexiga e dos rins, hemoptises, oftalmia, hemorroidas,  estranguria, asma, herpes, sífilis, tosse, purgativa e antiescorbútica.

A Alface d’água possui propriedades antidiarreica, cicatrizante e diurética.

Para obtenção das propriedades para combater essas varias doenças, a Alface d’água pode ser usada externamente em modo de cataplasma (substancia de medicamento pastosa para ser aplicada sobre a pele com fins terapêuticos), e para isso é suficiente colocar as folha (amassadas) sobre os tumores. E podem ser usada internamente, em forma de pó, infusão, decocção, macerados e através do suco da planta.

Além das propriedades medicinais e do uso ornamental, a Alface d’água pode ter outra utilidade: ser usada como removedor de manchas, nodoa, óleos, graxas e outros produtos. Para aproveitar esta capacidade da Alface d’água, basta colocar a planta por alguns dias dentro de um recipiente (pode ser um balde) com água, para que ela libere o principio acre. Depois basta esfregar as roupas nessa água que as manchas serão removidas.

As raízes da Alface d’água também podem ser aproveitadas, pois após serem cozidas, podem ser uma excelente forragem para os porcos. Caso queira fazer uma forragem verde, a Alface d’água completa pode ser utilizada.

A Alface d’água também funciona como uma espécie de filtro natural através de suas raízes, que absorvem as sujeiras que causam mau cheiro na água, e também, através de suas folhas que acumulam sujeiras sobre elas.

Depois de ler tudo isso, você poderá fazer sua plantação de alface d’água em casa, escolha um cantinho ou crie uma pequena horta e tenha também este alface para enfeitar ou quando for necessário utiliza-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber se existem sementes para plantiu e como adiquirir.
    Obrigado.

    Carlos 1 de dezembro de 2015 19:59 Responder
  • Por gentileza, gostei muito da notícia e gostaria de pesquisar mais a respeito. Vocês tem mais referências?

    Estamos com um problema com esses alfaces d’água na cidade de Castro, na usina hidrelétrica e precisamos pesquisar mais a respeito.

    Muito obrigada,
    Maria Verônica Bartmeyer

    Maria Verônica Bartmeyer 2 de abril de 2020 21:08 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *