Vinagreira (Hibiscus Sabdariffa)

Com o nome popular de vinagreira e cujo nome científico é hibisus sabdariffa e que pertence a família das malváceas este arbusto pode chegar a medir entre 2 a 3 metros de altura.

O nome científico é relacionado ao gênero que a planta pertence que é o hibiscus que soma no total 200 espécies de plantas.

A origem da vinagreira é asiática e africana e ele possui outros nomes populares além deste,c omo por exemplo: azedinha, hibisco, rosela, quiabo, groselha, caruru-azedo, quiabo-de-angola, caruru-da-guiné, entre outros. Na Espanha, por exemplo, é chamada de té da Jamaica ou rosa da Jamaica; em inglês é chamada de Jamaica Sorrel ou red sorrel; em alemão, afrikanische malve; roselle em francês e em italiano cardade.

A vinagreira tem mil e uma utilidades, observando cada uma parte dela. Nas folhas podemos encontrar uma rica fonte de vitaminas A e B1, além de aminoácidos e sais minerais.

Porém, quando são jovens e neste caso, as folhas são bem tenras, elas podem ser um dos ingredientes de uma salada crua. E quando mais velhas servem para serem refogadas e podem ser acrescentadas em pratos como sopas, feijão, arroz e no preparo de cozidos.

Seu cálice vermelho possui um sabor azedinho e tem nos seus componentes hibrístico, tartárico, málico e ácidos cítricos. Ele é muito usado para fazer vários pratos, entre eles: sucos, geleias, picles, doces, vinagre, vinho e chá.

Para fazer suco o cálice é usado cozido ou cru e é batido no liquidificador com água, em seguida, é só colocar e açúcar e pronto. O mesmo cálice triturado é usado na hora de fabricar doce e geleia. E o chá é usado quando este foi seco à sombra.

As sementes da vinagreira possuem 25% de proteína e 17% de óleo.

As Características da Vinagreira

Se trata de um arbusto semi lenhoso e as plantas que surgem são com folhas simples e inteiras, porém, conforme vão crescendo, as folhas que nascem devem ser cortadas fazendo surgir de 3 a 5 lóbulos.

As seleções têm a quantidade de folhas que variam entre maior e menor, porém, a cor fica sempre entre avermelhada ou verde.

Falando das flores, elas são hermafroditas, isto é, possuem dois sexos. Além disso, são axilares e sua formação é feita ao longo da haste e as cores variam entre rosa arroxeada, amarelo pálida ou purpúrea.

Falando dos cálices, ele são vermelhos e carnosos e tem o comprimento entre 2 centímetros mais ou menos, cobre os frutos que têm forma oval e onde estão guardadas as sementes.

Vale ressaltar que o hibisco muito usado no Brasil não é o mais popular na Ásia e na África.

De que Forma é Feito o Cultivo da Vinagreira

Se trata de uma planta que fica muito bem com o clima quente, temperaturas que podem passar os 21 graus.

Para que o cultivo seja feito é necessário ter um solo bem drenado e com um alto teor de matéria orgânica, além de profundo.

Já sobre a adubação o correto é usar somente o adubo orgânico e mais húmus de minhoca ou composto orgânico no total de 2 litros para cada cova que for aberta. Conforme a planta for crescendo e se desenvolvendo a cobertura deve ser repetida com o mesmo adubo. Porém, observando 10 centímetros do colo da planta. Não é recomendado fazer uso de agrotóxico em nenhuma fase do cultivo.

A Vinagreira e Suas Utilidades

Na medicina é usada como: anti-inflamatório, antiespasmódico, afrodisíaco, antioxidante natural, ajudando na dieta de emagrecimento, laxante suave e mais, contra gastrite, afecções da pele, bronquite, gripes e resfriados e problemas respiratórios.

As flores da vinagreira são ricas em uma mistura de polissacarídeos chamada de mucilagem. Ela se transforma em fibra gelatinosa quando é misturada a água.

Com o chá que é possível fazer usando o cálice da flor tem um bom “combatente” aos radicais livres, grande elevação de flavonoide. Sem falar que é rica em ferro, vitaminas A e C, magnésio, cálcio e ainda os teores de ácido tartárico presente, o cítrico, málico e boa quantidade de fibras alimentares. Porém, o chá vem sendo muito usado como emagrecedor. Ele estimula o metabolismo e auxiliar na digestão, além de ser diurético. Outro bom motivo para tomar o chá é que ele reduz o colesterol ruim. Somado, ajudando a reduzir a glicose total do sangue e as taxas de lipídios, consegue prevenir o desenvolvimento da diabete tipo 2.

Para as mulheres esse uma outra grande vantagem da vinagreira que é auxiliar na luta contra celulite.  Com o chá feita da planta é possível reduzir a retenção de líquidos no organismo, um dos principais motivos para formação da celulite.

Sobre o poder antioxidante da vinagreira , a explicação é as doses de antocianinas, que estão presente no que dá o pigmento as flores, frutas e folhas, que ficam sempre entre a cor vermelha e azul.

O ideal é que o consumo da vinagreira para garantir todos os seus benefícios seja limitado aquelas que foram cultivadas de forma orgânica. Porque segundo estudos, quando o cultivo se dá de outra forma a planta sofre com grande estresse. Sendo assim, podem ter muito mais fitoquímicos.

Algumas Curiosidades Sobre a Vinagreira

  • De acordo com alguns estudos, a vinagreira auxilia para normalizar a pressão arterial e fazendo um bom papel diurético.
  • Os cálices da vinagreira devem ser recolhidos quando ainda estão suculentos e tenros, isso deve ser feito antes de 10 dias que as flores comecem a aparecer.
  • As folhas da vinagreira chamada também de azedinha no Maranhão são utilizadas em vários pratos da comida do lugar, como o cuxá, por exemplo.
  • Sem a vinagreira fica impossível preparar um cuxá, pois é a folha da planta que dá a cor e o sabor a receita.
  • A dose da vinagreira colocada em cada prato deve ser muito bem calculada, basta exagerar um pouco para que o sabor fique muito forte.
  • Um dos pratos mais famosos do Maranhão, o arroz de cuxá, leva a azedinha e por lá se brinca dizendo “para acertar o arroz de cuxá, só tem um modo: colocar a dose certa de azedinha ou vinagreira”.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *