Nomes de Orquídeas: Conheça Algumas Variedades

Contar com um jardim na residência é com certeza o sonho da maioria das pessoas, pois é um local de paz onde é possível passar alguns momentos de tranquilidade, sendo possível esquecer todos os problemas do dia a dia, sem contar que é um lugar onde você pode se concentrar aos cuidados com as plantas e acaba esquecendo-se de tudo e de todos. Quando falamos em jardins existem algumas plantas e flores que não podem faltar e entre essa lista de flores que não podem faltar em um jardim está a orquídea, sendo considerada por muitos como a flor mais beleza em todo o mundo, contando com espécie de várias cores e modelos, sendo com certeza um atrativo para quem gosta de flores. Por ser uma flor que conta com uma grande quantidade de espécies, muitas pessoas acabam se confundido sobre qual espécie que criar em sua residência, porém nesse artigo iremos oferecer uma lista detalhada de espécies de orquídeas, essa lista irá constar as principais espécies e consequentemente as mais populares. Lembrando que algumas espécies são nativas do Brasil, sendo que muitas pessoas afirmam que não existe orquídea natural de nosso país, sendo apenas adaptações de flores naturais de outros países.

Espécies de Orquídeas  

Cattleya Labiata é uma das espécies mais populares entre os brasileiros, como não poderia ser diferente essa espécie é 100% brasileira, foi apelidada de rainha do nordeste. De uma forma geral suas flores começam a nascer durante o verão, são flores grandes e de muita beleza, sendo uma ótima decoração para seu jardim e também para dentro de sua residência. Sua mais comum é no tom lilás, porém essa espécie também pode nascer com outras cores, como no caso do roxo, albas e azuladas, porém em ambos os casos nasce flores muito grandes e também muito perfumadas. Pessoas que gostam de cultivar ou colecionar orquídeas com certeza não deixam faltar a Cattleya Walkeriana, sendo considerada uma espécie muito popular entre as pessoas que conhecem a fundo as orquídeas. Essa escolha se deve principalmente ao desenho de suas flores que contam com formas arredondadas, sem contar que seu perfume é inigualável, conseguindo manter o ambiente com um perfume delicioso. Porém não é uma espécie resistente ao calor, sua temperatura ideal de cultivo é entre 10 a 18º, por isso somente alguns municípios brasileiros conseguem cultivar essa flor. Lembrando que algumas pessoas cultivam essa espécie em locais muito quentes, porém modificam o clima de forma artificial. Para quem afirma que não existem orquídeas 100% naturais do Brasil e que todas são adaptações, está como exemplo a Cattleya Intermédia, considerada uma das mais belas orquídeas brasileiras, suas flores contam com inúmeras cores, o que acaba aumentando ainda mais o seu charme. Seus tons podem variar, porém na maioria das vezes as cores variam entre um lilás mais claro na base da folha e logo na ponta um lilás mais forte, justamente por esses detalhes a espécie é considerada uma das mais bonitas do país. Porém essa espécie é bastante sensível, requerendo bastante cuidado pois se desidratam rapidamente.

A Cattleya Haw Yuan Angel é muito utilizada para a decoração de residências, pois é uma flor de porte pequeno e a mesma dura muitos dias, ao contrário de outras espécies de orquídeas cujas flores caem rapidamente. Essa espécie pode ser cultivada em um vaso pequeno, suas flores ficam com tamanho médio de 4 cm e a duram a média de 25 dias, com esses pré-requisitos muitas pessoas acabam adquirindo a flor para decorar a residência. Sem contar que é uma espécie bastante resistente, por isso a pessoa não precisa se preocupar com desidratação ou alguns problemas comuns que envolvem os cuidados com as orquídeas.

Cattleya Haw Yuan Angel

Cattleya Haw Yuan Angel

Mais Algumas Espécies de Orquídea 

Muitas pessoas afirmam que a Cattleya Julio Conceição não é uma orquídea, devido a seu desenho e a grande quantidade de flores, sem contar que por não ter cores vivas essa espécie acaba passando por despercebida. Porém é uma espécie hibrida de cor branca feita no Brasil, seu nome foi em homenagem ao criador do jardim botânico de Santos. Lembrado que essa espécie oferece um fácil cultivo, sendo necessário apenas deixar em um local bem arejado e com pouca umidade, sendo apenas esses os pré-requisitos para conseguir cultivar essa espécie.

A Catlleya Mossiae é muito conhecida por dar flores rosadas, porém requer alguns cuidados para que consiga florescer com qualidade, a pessoa que deseja cultivar essa espécie precisa morar em uma região com clima ameno, também será necessário deixar a flor em um local com boa ventilação. Isso se deve principalmente ao cheiro que a flor exala, seu aroma lembra o cheiro do alho, por isso não pode ser colocada em locais fechados e muito menos dentro de uma residência que fica fechada. Suas flores começam a nascer durante o fim da primavera e começo do verão.

Cattleya Warneri, essa espécie é considerada uma das mais bonitas, sendo cotadas por muitas como a flor que alegra o começo da primavera. Essa charme se deve principalmente ao tamanho de suas flores, sendo flores de porte grande e com cores que variam entre lilas, roxo, albas e azuladas, justamente por isso essa espécie consegue atrair a visão das pessoas. Essa espécie gosta de viver em clima ameno, sendo possível ser cultivada em um vaso, porém será necessário ter uma boa drenagem, lembrando que essa espécie não gosta de muita umidade.

A Brassocattleya Pastoral Innocence é uma espécie bastante procurada não só entre os brasileiros mas em todas as partes do mundo, foi criada no ano de 1961, trata-se de um tipo hibrido cujo seu desenho lembra muito um ovo, devido a sua grande folha branca e seu centro em cor amarelada. Essa espécie é muito procurada para cultivo e também para decoração de ambientes, sem contar que muitas noivas procuram essa espécie para a decoração de buquê. Por ser um tipo hibrido a Brassocattleya pastoral innocence é bastante resistente, porém gosta de se reproduzir em um clima ameno e com pouca umidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi. Isso ta me ajudando para um trabalho de escola..
    O site ta de parabens 🙂

    Laura Caroline 11 de março de 2013 13:57 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *