O Cultivo de Flores em Vaso

Flores em vasos é a solução ideal para quem não tem espaço para um jardim em casa. Mas também exigem cuidados, como: Um desses cuidados é manter os pratos sempre limpos, trocando a água deles quando estiver com resíduos. Outro cuidado é regar a planta adequadamente e evitar molhar folhas, flores e galhos, visto que podem apodrecer.

Já a adubação, deve ser feita com produtos e receitas específicas para cada tipo de flor e problema, se houver algum. Além disso, não deixe as flores por mais de três horas expostas diretamente à luz solar – a não ser que espécie precise da exposição direta. Nesse caso, às vezes é preciso modificar as plantas de lugar. Os girassóis, as orquídeas e as violetas são exemplos de belas e resistentes plantas para quem pretende cultivar flores em vasos.

Todo mundo gosta de uma casa enfeitada com flores. Naturais elas são ainda mais bonitas, mas passado algum tempo, murcham e acabam com a decoração. Para evitar que as flores fiquem velhas e deixem sua casa com visual desleixado, selecionamos algumas dicas que ajudam a manter seus vasos sempre bonitos e floridos.

Em Vasos Com Água:

  • Tenha sempre alvejante, analgésico e água limpa;
  • Utilize sempre água limpa e troque-a diariamente para manter as flores frescas;
  • Pingando duas gotas de alvejante na água você ajudará a eliminar as bactérias que se acumulam com o tempo;
  • Você também pode colocar analgésico na água. Mas, se utilizar o remédio, não o misture com o alvejante;
  • Retire a maior quantidade que puder de folhas das hastes das flores, porque elas são as principais causas da deterioração da água;
  • Na hora de comprar flores, escolha as que estão fechadas ou em botão para que fiquem bonitas durante muito mais tempo;
  • A cada dois dias retirem as flores da água e pendure-as viradas para baixo em um lugar fresco e longe de fontes de calor. Assim elas se manterão frescas e com as cores originais;
  • Compre flores em lugares conhecidos e com grande movimento para não correr o risco de levar flores velhas e “maquiadas” para parecerem jovens, que murcham em pouco tempo. 

Como Cuidar de Flores em Vasos

Algumas pessoas mesmo gostando das flores acabam não tendo espaço e tempo para poder cultivá-las. Cultivar flores necessita da nossa atenção e uma série de cuidados, mas é muito prazeroso para os apaixonados por flores cultivarem vasos. Cada flor possui um jeito único de ser cuidada de acordo com sua espécie, procure se informar sobre as necessidades da planta, a manutenção deve ser constante, retirar galhos secos, adubação, prevenção de pragas. Existe uma gama de opções para se criar em vasos.

Para vasos pequenos devem ser aquelas que não crescem muito e não precisam de sol para viver. Já os vasos grandes são para as plantas que crescem mais e precisam de um pouco de sol em alguns momentos do dia. Ao transplantar vasos, procurar colocar em um vaso maior ao atual, para proporcionar a planta condição de readaptação ao meio. Lembre-se: compostos com terra, matéria orgânica e um pouco de adubação mineral conforme indicado na embalagem adquirida.

Como Cuidar de Flores em Vasos

Como Cuidar de Flores em Vasos

Flores que Possuem Coloração mais Variada e Porte Médio:

Margarida, Íris, Tulipa, Magnólia, Violeta, Crisântemo e Narciso. Estas plantas necessitam de espaço, por isso, devem ser plantadas em vasos maiores, além disso, gostam exposição solar ao entardecer. Algumas plantas são mais delicadas e por isso exigem, além de adubação, cuidados com a temperatura. Entre essas plantas estão: Bromélia, Antúrio, Orquídeas, Amor-Perfeito e Violeta. Fogem do sol direto, preferem lugares fechados e exigem regas ao menos duas vezes na semana, porém, em pequenas quantidades.

No geral, os cuidados param se cultivar flores em vasos variam de acordo com o tipo e a espécie de flor, cada espécie necessita de uma quantidade de luminosidade, umidade, temperatura, adubação. Antes de cultivar flores em vasos pesquise as características e necessidades de cada flor, e também os vários gêneros e espécies existentes. Afinal, tanto flores de pequeno porte, como violetas, quanto outras de médio (ou grande) porte, como samambaias, podem ser cultivadas em vasos, desde que seu cultivo seja adequado as necessidades de cada planta.

Ao receber uma planta em vaso certifique-se que o substrato está devidamente molhado ou úmido. Faça essa checagem diariamente regando a terra sempre que necessário e evitando molhar flores e folhas. Após molhar a terra deixe-a escorrer para eliminar o excesso de água, evitando que as raízes fiquem diretamente submersas e acabem por apodrecer. Luminosidade ideal: início da manhã ou pelo final da tarde quando o sol está mais brando. Correntes de ar artificiais (ar condicionados ou ventiladores) diretamente nas plantas são prejudiciais ao seu estabelecimento e desenvolvimento. 

Plantas Dentro de Casa

Sabendo escolher as espécies adequadas e fazendo o cultivo corretamente, é possível manter plantas vistosas e saudáveis mesmo dentro de casa. Plantas cultivadas dentro de casa vivem em ambientes repletos de fatores que podem prejudicar seu desenvolvimento. Às vezes falta iluminação adequada, outras vezes há pouca ventilação isso sem falar na fumaça de cigarros, falta da luz do sol, regas insuficientes ou em demasia.

Por todas essas razões e muitas outras, as plantas cultivadas em interiores requerem cuidados especiais, do contrário podem ser seriamente atingidas por pragas e doenças, a brotação torna-se reduzida e até inexistente e a folhagem mostra-se murcha e sem brilho. De maneira geral, podemos destacar três fatores básicos, que não devem ser negligenciados quando cultivamos plantas dentro de casa: 

* Luz Solar: Semanalmente, recomenda-se colocar as plantas para arejar e tomar sol, de preferência pela manhã, por algumas horas:

* Regas Corretas: Plantas dentro de casa não necessitam de regas diárias, a menos que esteja em vaso muito pequeno, com pouca terra. No verão, o ideal é regar as plantas a cada dois dias e no inverno uma média de duas vezes por semana é suficiente:

* Fertilização: Por estarem submetidas a condições adversas, plantas em ambientes internos precisam receber nutrientes adequados. Recomenda-se a aplicação de um fertilizante líquido foliar, que pode ser pulverizado diretamente sobre as folhas, mensalmente.

Plantas Dentro de Casa

Plantas Dentro de Casa

Posts Relacionados

Veja dicas de como escolher o vaso ideal para a espécie de planta que você deseja. Saiba também que existem embalagens que podem virar vasos de flores, assim você ajuda a reduzir o lixo do planeta. Confira como plantar legumes em vasos e tenha vegetais sempre frescos na sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • AMEI TUDO AS EXPLICASOES AMEI. GSTARIA DE RECEBER DICAS PARA ANTURIOS TENHO NA MINHA CASA MAIS NÃO SSEI BEM CUIDAR E QUAL O ADUBO QUE ELA GOSTA. oBRIGADA PELO SIT UM FORTE ABRAÇO A TODA EQUIPE Nize

    NIZE B QUEIROZ 13 de abril de 2013 22:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *