Orquídea Bambu Não Floresce

Ter um contato maior com a natureza em casa significa muito mais do que só ter um amontoado de plantas e um animalzinho para chamar de seu. É, na verdade, um ato de esperança, ao reunir um pouco mais da natureza para perto de nós, só mostra que é um ato de resistência aos inúmeros ataques ambientais que o planeta vem sofrendo no decorrer dos anos.

Nesse sentido, muitas pessoas preferem construir canteiros ou pequenos santuários, tanto para animais quanto para plantas e diversos outros tipos de vegetais. Algumas pessoas arriscam dizer, ainda, que esses canteiros nada mais são do que hobbies para o dia a dia, principalmente para poder tirar o estresse de um dia cansativo no trabalho, por exemplo.

Enquanto as folhagens são sempre escolhidas para poder ser cultivadas nas casas das pessoas, as flores também possuem um papel bem importante na ornamentação da casa, inclusive na sua: elas são responsáveis por trazer um pouco mais de cor e vida para as cores monótonas que, geralmente, uma casa apresenta. Algumas pessoas preferem as orquídeas, pois enxergam nelas uma delicadeza que é bastante singular, principalmente nas cores mais claras. E, no nossos artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esse tipo de flor que tem ganhando cada vez mais adeptos no mundo da decoração. Confira:

As Orquídeas

As orquídeas nada mais são do que flores que possuem um maior número de espécies na natureza, sendo uma das únicas que aparecem, com certeza, em todos os continentes do planeta, exceto na gélida Antártida. Ela é bem conhecida por conta dos seus formatos, bem como, também, pelas cores apresentadas, que podem variar de um branco bem suave a um violeta bem marcante, mas, ao mesmo tempo, sublime. Com as combinações corretas, uma orquídea pode fazer parte, muito bem, da decoração da sua sala, por exemplo.

Apesar de poderem ser encontradas em, praticamente, qualquer parte do globo, as orquídeas são mais encontradas em países tropicais, tais como o nosso próprio Brasil. A maioria das orquídeas crescem em cima da árvore, mas isso não significa, basicamente, que ela é uma planta parasita, longe disso: ela somente faz parte das plantas que buscam um pouco mais de estabilidade, luz do sol e, também, de água da chuva.

Nesse sentido, a sua alimentação se dá pelos materiais orgânicos que caem e se depositam entre suas raízes, que acabam capturando esse material em seu emaranhado de raízes, fazendo com que a sua alimentação não fique, portanto, prejudicada.

Considerando a grande gama que a espécie apresenta. Não ficou provado, em nenhum momento, muitos usos além do que já é lhe concedido de praxe: o uso da orquídea como uma flor de ornamentação, apenas. No entanto, um dos compostos mais conhecidos do mundo alimentício é extraído de uma orquídea: estamos falando da baunilha, que é retirada da Vanilla, uma espécie de orquídea.

É verdade que grande parte das orquídeas não são vistosas, mas, o que chama a atenção para essas plantas são, justamente, as suas cores que, como todos devem saber, é o que realmente atrai os olhares curiosos das pessoas. E, uma dessas espécies de orquídeas, é a Orquídea Bambu.

A Orquídea Bambu

A orquídea bambu nada mais é do que uma das espécies de orquídea mais conhecida no Brasil. O bambu faz parte do seu nome por conta de sua cauda, que lembra bastante a cana de açúcar.

Apesar de, aparentemente se mostrar resistente, a orquídea bambu precisa de cuidados como qualquer outra planta. Nesse caso, ela, assim como qualquer outro vegetal, precisam ter um acesso à luz solar, a fim de poder se manter bem. No entanto, um cuidado a se tomar é perceber se, nesse caso, a orquídea está recebendo uma carga solar maior do que, realmente, deveria receber. Nesse sentido, ela sobreviverá melhor se for plantada junto à outra árvore, que se encarregará de protege-la de raios solares fulminantes que poderiam causar muitos danos à essa planta.

Se estiver no verão, a Orquídea Bambu deve ser regada com frequência, algo em torno de uma vez a cada dois dias, pois, por causa das altas temperaturas, a chance de ela se desidratar é bem grande. Quando se trata do inverno, uma das maiores prioridades é salvar as orquídeas das geadas, que podem acabar dando fim à planta. Um outro evento natural que deve ser evitado pela orquídea bambu é, sem dúvida, o vendo, que é, de longe, o maior prejuízo à essa espécie.

Lembre-se sempre que, a orquídea de bambu, quando não exposta à luz solar, tende a crescer retorcida para baixo, impedindo um crescimento mais sadio e, de quebra, afeta também o desenvolvimento das flores. Nesse caso, é importante frisar que a luz solar é bastante importante, desde que seja respeitado o limite de não expor, diretamente, a planta a esse fim.

No caso da plantação, a orquídea aceita muito bem o vaso, já que não precisa de muita coisa para mantê-la, bem como, também, reage bem caso seja colocada em um canteiro junto com outras plantas. Mais uma vez: esse canteiro ou esse vaso precisa estar sempre com a luz solar sobre ele, uma vez que ela precisa do sol para poder se desenvolver. Viu como é complexo o assunto de plantar uma simples flor?

Orquídea Plantada na Árvore

Orquídea Plantada na Árvore

Em casos onde a orquídea bambu não floresce, é bem capaz de que isso seja por conta de não respeitar-se as dicas acima, prejudicando a planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *