Orquídea Cimbídio Pendente

A Orquídea Cimbídio Pendente é uma espécie vegetal cientificamente chamada de Cymbidium spp. Esta planta é popularmente chamada de Orquídea Cimbídio e de Cimbídio. A Orquídea Cimbídio é nativa do continente asiático, da região onde se localiza o Himalaia (Nepal), sendo encontrada na China, no Japão, na Austrália e na Indonésia. Esse tipo de orquídea se caracteriza por apreciar viver em locais com altitude e clima frio.

Esta espécie vegetal pertence a família botânica Orchidaceae, famosa por abrigar um dos mais belos grupos de flores existentes que são as orquídeas. A orquídea cimbídio é uma flor muito bonita, e costumeiramente é dada de presente, principalmente na época do dias das mães, pois essa flor perene se destaca por sua beleza e por ser possível o seu cultivo em ambientes interiores.

A Família Botânica Orchidaceae

A família botânica orchidaceae é considerada uma das maiores existentes no reino vegetal, pois existem mais de 25.000 (vinte e cinco mil) diferentes espécies de orquídeas em todo o planeta. Encontramos orquídeas sendo cultivadas nos mais diversos tipos de clima, desde o tropical (onde existem uma boa parte das espécies e os principais países produtores) ao clima temperado.

As orquídeas são plantas que cultivam a muitas pessoas, pois são flores de grande beleza e colorido, que acabam se destacando e chamando a atenção de todos. Essas belíssimas flores podem ser cultivadas em vasos, na ornamentação de ambientes internos e como flores de corte.

As Características da Orquídea Cimbídio

Esta belíssima flor, que é a Orquídea Cimbídio é típica de locais que possuem clima temperado, se adaptando melhor aos locais que apresentam clima ameno, tanto que o seu florescimento acontece de melhor forma em locais que possuem climas ligeiramente frios. A Orquídea Cimbídio são flores de ciclo de vida perene, isto é, são plantas que possuem tempo de vida maior que 02 (dois) anos. Essa espécie vegetal é de pequeno porte, e atinge uma altura média de 90 (noventa) centímetros. A Orquídea Cimbídio é uma das poucas espécies de orquídea que se caracterizam por serem terrestres. Essa planta possui crescimento de forma simpodial, pois a Orquídea Cimbídio forma rizomas e falsos bulbos de forma horizontal. Essa espécie de orquídea é bastante conhecida no Brasil, e caiu no gosto popular devido a sua grande beleza e por ser uma planta rústica, isto é, não necessita de maiores cuidados da parte de quem a cultiva para se desenvolver. As folhas da orquídea cimbídio possui aspecto coriáceo, possui textura similar ao couro.

As folhas são longas e os falsos bulbos possuem forma ovoide. As raízes da orquídea cimbídio são grassas, no entanto possuem aspecto delicado que são facilmente quebradas se forem manuseadas sem maiores cuidados. A orquídea cimbídio possui diversas espécies hibridas, que possuem aspecto comercial. Essas espécies vegetais possuem diversas cores, entre as quais: amarela, rosa, vinho, branco e outras cores e combinações. Uma das diferenças é que esta orquídea tem o labelo com cores vibrantes e diferenciadas. A inflorescência da orquídea cimbídio normalmente se forma na época da primavera, de tamanho grande e tem muitas flores em sua composição. A floração se caracteriza por ser duradoura, ocorrendo apenas uma vez por ano, mas chegando a durar cerca de 75 (setenta e cinco) dias.

O Cultivo da Orquídea Cimbídio

A Orquídea Cimbídio é uma espécie vegetal típica de clima temperado, no entanto ela é encontrada sendo cultivada em locais que apresentam climas: tropical, subtropical e mediterrâneo. Por ser uma espécie vegetal que aprecia o clima frio e ameno, e é cultivada em locais que possuem climas mais quentes, ela se torna uma planta apropriada para o cultivo sob meia sombra. No entanto, é necessário cuidado com a questão da luminosidade, pois quando essas plantas são cultivadas em locais que apresentam baixas condições de luminosidade, conseguem apresentar folhagem bonita e exuberante, contudo elas não florescem. Uma dica dos especialistas para que o florescimento seja incentivado, é fazer com que a orquídea cimbídio receba a luminosidade solar no período da manhã, contudo não deixe a orquídea cimbido exposta diretamente ao sol.

Essas plantas podem ser cultivadas em vaso, inclusive, normalmente a orquídea cimbidio é comercializada neste tipo de recipiente. Os vasos precisam ser preparado com a aplicação de substrato, composto por areia e terra vegetal, com boa capacidade de drenagem, para absorver bem a água aplicada na rega. O substrato pode ser adubado, contudo deve ser evitado o uso excessivo de adubo, pois essa situação pode ocasionar a morte de sua orquídea cimbídio. O substrato indicado para o cultivo da orquídea cimbídio são os fabricados com a fibra do xaxim e a fibra de coco.

A orquídea cimbídio é uma planta que aprecia uma ligeira umidade, por isso ela deve ser regada com regularidade. Contudo, é importante frisar que a planta não aprecia a água em excesso, preferindo o solo seco ao extremamente úmido. Para gerar o ambiente úmido ideal para o cultivo da orquídea cimbídio, você pode realizar a pulverização de água sobre as folhas desta planta. Para avaliar se a planta está precisando ser regada, é indicado que seja colocado o dedo no substrato e verifique o estado em que este se encontra. Estando seco, pode regar novamente sem nenhum problema para as raízes da planta. A irrigação com água bastante gelada quando se inicia a primavera ajuda a orquídea cimbídio a florescer. É importante que os vasos para o cultivo da orquídea cimbídio sejam colocados em locais com boa condição de proteção, como por exemplo, as estufas e os orquidários.

É indicado que seja evitado o cultivo da orquídea cimbídio em locais que apresentem ventos muito fortes. A orquídea cimbídio se caracteriza por apresentar grande beleza o que a torna muito vistosa. Esta planta se caracteriza por ser bastante resistente e conseguir sobreviver e florescer mesmo que a planta não seja bem cuidada, isto é, o cultivo seja negligenciado por parte da pessoa que aprecia essas belas flores. No entanto, quando a orquídea cimbídio é cultivada de forma correta e adequada, ela consegue gerar belíssimos cachos florais que chamam bastante atenção das pessoas. Graças a sua grande resistência, essa planta consegue resistir a ocorrência de pragas. Uma das que atacam a orquídea cimbídio é o acaro vermelho, que acontece se o ambiente se encontrar seco ou no caso da orquídea não ser regada por muito tempo.

A Multiplicação da Orquídea Cimbídio

A orquídea cimbídio é uma espécie vegetal que se propaga por meio da divisão da planta após a ocorrência da floração.

A formação de mudas de orquídea cimbídio se dá com a divisão dos falsos bulbos, com pelo menos dois em cada muda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *