Plantas Para Consultório Médico

Um consultório médico deve ser um ambiente agradável para o profissional de saúde e também para os seus pacientes. Uma pessoa que está indo fazer uma consulta de rotina ou mesmo um tratamento para um problema mais sério precisa de um ambiente que ofereça uma sensação de bem-estar.

As plantas são ótimas aliadas para criar um ambiente mais receptivo e adequado para receber os pacientes. Na hora de fazer a decoração do consultório é bom levar em consideração esse aspecto visual que pode transmitir uma ideia de vida. Para te ajudar a fazer a escolha mais assertiva de plantas para o consultório médico elaboramos uma lista a seguir de espécies que se adaptam bem a ambientes fechados e que são adequadas.

Plantas Para Decorar Consultório Médico

Plantas Para Ambientes Fechados

Como o consultório é um ambiente fechado é necessário levar essa característica em conta no momento de escolher as espécies que farão parte da decoração. Encontrar plantas que se adaptem ao local é fundamental, pois os seus pacientes não ficarão mais motivados com plantas que aparentam estar morrendo, não é mesmo?

Dicas de Plantas

Zamioculca

Essa é uma das espécies mais utilizadas para decorar ambientes internos, pois é uma planta de boa resistência que mantém a sua boa aparência mesmo quando não conta com muitos cuidados. Para facilitar ainda mais essa planta precisa ser regada somente uma vez por semana e pode se adaptar muito bem com ou sem luz. A dica é não deixar a sua Zamioculca exposta ao sol direto, pois isso pode causar a queima das suas folhas. O nome científico dessa planta é Zamioculcas zamiifolia. 

Palmeira Chamaedórea

A Palmeira Chamaedórea também é bastante utilizada em ambientes internos por de adaptar bem a vasos e não atingir alturas maiores do que dois metros de altura. Além disso, é uma planta muito fácil de cuidar. Leve em consideração apenas que essa planta gosta de ambientes úmidos e não pode ficar exposta diretamente ao sol. Para garantir a umidade desejada pela planta você pode manter a terra úmida com frequência. O nome científico dessa planta é Chamaedorea elegans.

Licuala

Uma planta que tem um visual muito interessante para ornamentação e que pode ser exatamente aquele toque de sofisticação que você procurava para o seu consultório. Uma planta que pode ser tanto usada num jardim interno juntamente com outras plantas como bromélias e orquídeas como em vasos sozinha para decoração. A dica é nunca deixar essa planta em exposição direta ao sol, porém, ela necessita de iluminação com um luz indireta. Para mantê-la sempre hidratada borrife água nas suas folhas. O nome científico dessa planta é Licuala grandis. 

Minicactos

Os pequenos cactos podem ser um toque diferenciado para a decoração do seu consultório. O melhor é que são superfáceis de serem encontrados, você pode comprá-los em supermercados. Porém, fique atento ao fato de que esses cactos não devem ser expostos a luz direta do sol como os cactos grandes, dessa forma são perfeitos para decorar ambientes internos.

Como se trata de uma planta que não gosta muito de água é importante que você verifique se está na hora de regar novamente, para isso toque o substrato com os dedos e sinta se ainda está úmido. Se ainda estiver molhado ainda não é hora de regar, no caso de a terra estar seca regue. Em geral as regas são feitas semanalmente. O nome científico dos minicactos é Mamillaria SP. 

Lírios da Paz

Os lírios da paz são ótimos para ambientes internos porque é uma das raras exceções de plantas que conseguem florescer na sombra. Pode ser muito interessante para decorar o seu consultório internamente uma vez que oferece um visual diferenciado com as suas belas flores. Essa planta não pode receber sol direto e seu nome científico é Spathiphyllum wallisi.

Begônia

As begônias têm uma aparência que lembra um belo buquê de flores e pode ser muito interessante para decorar o seu consultório. Além disso, a planta conta com belas folhas que são atrativas já que tem formas variadas e quase sempre coloridas. Para que o cultivo dê bons resultados é necessário que o substrato seja fértil e o ambiente protegido de luz direta do sol, bem como do vento e da friagem. Quando regar as suas begônias cuide para não molhar as suas folhas. O seu nome científico é Begonia elatior. 

Bromélia

A bromélia é uma excelente planta para decoração de ambientes internos devido ao seu lindo contraste de cores, as suas flores têm belos tons de vermelho e as suas flores um verde bem escuro. Como não podem ficar expostas ao sol direto, que queima as suas folhas, essa planta é bastante indicada para decoração interna.

Tente deixar a sua bromélia num ambiente que tenha claridade indireta. Para garantir que cresçam saudáveis é necessário cultivá-la em substrato para epífitas. Regue a cada dois dias e tenha o cuidado de limpar o seu centro para evitar que os mosquitos se proliferem no local. O seu nome científico é Guzmania ligulata.

Lança de São Jorge

Uma planta bastante imponente para se ter na decoração do seu consultório médico, a Lança de São Jorge é bastante ornamental. Pelo fato de ser uma planta com excelente resistência pode ser usada para fazer diversos tipos de composições desde jardins de pedras até mesmo ambientes internos. É necessário regar a cada 15 dias, porém, sempre com o cuidado de não molhar as suas folhas. Mantenha a sua planta a meia-sombra, o seu nome científico é Sansevieria cylindrica. 

Singônio

Uma planta bastante interessante o Singônio apresenta nervuras brancas em suas folhas quando é jovem e depois que atinge a maturidade fica totalmente verde. Pelo seu formato é bastante utilizada para decoração em vasos ou mesmo para fazer forragem em jardins e belos arranjos. O cultivo dessa planta deve ser feito a meia-sombra e a rega deve ser feita com frequência para garantir que esteja sempre úmida. O nome científico dessa planta é Syngonium angustatum.

Jiboia

A jiboia é uma das únicas plantas trepadeiras que podem ser usadas em ambientes internos e cresce apoiada a substratos como xaxins ou mesmo outras plantas. As suas folhas são coloridas, porém, se ficarem expostas ao sol se tornam verdes e pequeninas.

Como fica muito mais bonita com as folhas coloridas é mais indicada para ambientes internos. A rega deve ser feita com frequência para que o substrato permaneça úmido, o seu nome científico é remnum pinnatum.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *