Significado Dos Nomes Das Flores

Cada flor tem um nome científico – como bem se sabe e aprendemos todos na escola – e um nome mais comum, pelo qual são comumente chamadas. Estes nomes comuns são, por vezes, derivações dos próprios nomes científicos, mas, por outras, tem algo a ver com a significância, a simbologia do que aquela flor em específico representa.

Acucena

Acucena

Cada nome das flores é, na verdade, uma combinação não apenas de suas características mais clássicas, como muitas vezes podem ser originárias de mitos ou histórias nas quais elas estão inseridas. Seus significados podem variar de país para país, ou mesmo de região para região, mas a verdade é necessário saber a história e a intenção de cada planta, sempre foi algo que chamou a atenção de todos nós.

Significado

Significado

O alecrim, por exemplo, significa coragem e felicidade, marcando seu cheiro forte a agradável. Já o Narciso é uma flor cujo próprio nome remete ao egoísmo, originado do mito a quem é nomeada. A perpétua tem esse nome por significar eterna, e a orquídea, uma planta conhecida por ser parasita, e precisar estar unida à outra para poder sobreviver, significa atração. Petúnia, que é uma planta que dá em arbustos pequenos, mas que são muito densos, tem o significado de obstáculo.

Verônica é outra das plantas que tem um nome de origem história e mitológica – tendo sido o nome da mulher que enxugou o suor de Jesus no calvário, seu nome significa martírio. Saudade, por exemplo, é uma flor tipicamente brasileira, já que esta palavra, que também é, é claro, o significado de seu nome, só existe neste país.

Significado Do Nome

Significado Do Nome


Tulipas, que são flores de grande beleza visual, mas que não tem nenhum odor próprio, significam amor sem esperança, já peônias, que são ervas perenes que dão o ano todo, significam sinceridade, enquanto a papoula, uma planta que dá origem ao ópio, tem como significado sonho, ou falsa paixão.

A laranjeira, uma flor tradicionalmente associada às noivas tem o significado de noivado, e o lírio, que é uma flor exuberante, significa, em alguns países, a nobreza. Malmequer, a pequena flor amarela que muito se parece com uma margarida, quer dizer rompimento, enquanto a própria margarida, significa amor eterno.

Apesar de seus significados não serem sempre relacionados às suas características mais marcantes; os nomes das flores já dizem muito, o que elas representam e a imagem que passam a quem as recebe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>