Tango: Uma Flor De Corte Muito Especial

Quando você ouve o nome Tango, logo vai se lembrar da famosa dança argentina, admirada por muito aqui mesmo no Brasil. Mas, este nome não se refere a um dos estiloso musicas mais famosos da América Latina e sim a uma plantinha bastante ornamental, cuja principal função é decorar espaços grandes e também pequenos. Mesmo assim, sendo confundida diariamente, esta espécie está sempre pronta para ser cultivada, tendo em vista que a sua forma de plantio não das mais complexas. Neste artigo, aprenda como plantar as mudinhas do Tango e encontre outra espécie para enfeitar o seu jardim!

Imagem de Amostra do You Tube

Informações Gerais

A espécie possui um nome científico não tão complicado, diferente das demais que estão incluída em sua categoria.  Solidago canadensis foi o noem dado pelos pesquisadores para esta pequena e delicada espécie. Ela também possui dois nomes bastante populares e que os próprio jardineiros que passaram a adotar a plantinha no seu jardim puderam dar para ela: O já enraizado Tango e Vara-dourada, por causa das florzinhas amarelas que surgem quando a espécie já não está em seu estágio mais jovem. Da família Asteraceae, onde muitas flores e plantas decorativas estão incluídas  o Tango está catalogado na categoria das plantas de ciclo perene. Ela pode se desenvolver em diversos climas existentes na Terra, como por exemplo o ContinentalMediterrâneoSubtropical,Temperado e é claro, o Tropical.

Crescimento e Origem

A planta possui um crescimento bastante ligeiro, mas é considerada uma espécie de pequeno porte. Dependendo da sua variedade, pode atingir os 0,9 metros no máximo e 0,6 no mínimo. Algumas atingem uma altura intermediária de 1,2 metros e outras podem chegar aos seus 1,8 metros, o que ainda é considerado pouco em relação a outras espécies da sua categoria e família. Os primeiros vestígios de Tango encontrados no mundo foram registrados na América do Norte, onde uma combinação de climas ótimos para o seu desenvolvimento existem em diversos países do continente. Por isso, ela ainda é uma planta bastante cultivada por lá.

Crescimento e Origem

Crescimento e Origem

Descrição

A espécie é considerada rizomatosa e é dita como uma bela herbácea. é pouco ramificada e por isso, possui pequeno porte, atingindo em torno de um metro de altura no máximo. Ela é muito cultivada aqui no Brasil por se adaptar bem ao clima tropical de diversas regiões do país. É usada para compor diversos buquês e arranjos florais de diversos tipos e tamanhos, isso porque é muito usada como flor-de-corte. O tango possui números e pequeninas flores amarelas que vão se espalhando por toda a sua estrutura delicada assim que as mudas começam a crescer. Por causa de suas inflorescências volumosas e que aparecem em grande números, os galhos começam a ter um aspecto dourado, reluzente e brilhante e é dai que surge a sua principal função decorativa. Conforme a planta vai crescendo, as flores se agrupam em diversos capítulos, se tornando bastante ramificadas ao longo de cada galho do Tango. As folhas da espécie também são bem pequenas, cobertas com um verde claro bastante brilhante e chamativo. Quando o sol bate em suas folhas, elas reluzem como ouro e dai o seu nome popular de Vara-Dourada. A folhagem é do tipo afiada e longa, co um aspecto considerado bastante rútico pelos estudiosos. Elas possuem formato de lança. A espécie é dita como ereta e por isso é muito usado como uma planta de corte. Mesmo assim  seu estilo campestre pode servir para a formação de belas bordaduras combinadas com outras espécie, além de poder ser cultivada em vasos, maciços e canteiros diversos, combinadas também com plantas de outras famílias e categorias. Várias composições ornamentais podem ser feitas com o Tango, desde que flores coloridas e outras plantas de tons fortes sejam mescladas junto à ela em algum canteiro ou vaso de planta. Vale lembrar que ela fica muito bem com outras plantas de pequeno porte a sua volta. Evite cobri-la com espécie de grande porte para que o seu cultivo seja eficaz.

Como Cultivar?

Primeiramente, para cultivar o Tango da melhor maneira possível, faça um teste plantando algumas mudas em vasos pequenos. Ela não é uma espécie complexa de se cultivar, mas requer alguns cuidados muito especiais e que requerem um monitoramento bastante empenhado por parte do jardineiro. Estas plantas adoram o sol pleno batendo sob as suas folhinhas tão pequenas. Elas podem ser plantadas em jardins bem amplos ou espaços protegidos  para que possa servir como uma planta ou flor de corte. Ela precisa ser cultivada em solos muito úmidos  férteis e com muita matéria orgânica incluída em suas pequenas raízes. As terras devem ser completamente permeáveis para que o adubo possa tocar o seu caule especialmente a raiz. Dessa forma, a planta irá crescer de forma eficaz e rápida, podendo desenvolver as suas flores douradas na época certa e sem maiores problemas. Por isso, as regas devem ser diárias e regulares, tomando bastante cuidado para não encharcar o solo onde a muda está plantada. O Tango não tolera geadas, calor intenso ou qualquer tipo de situação extrema. Com isso, no período em que as chuvas estiverem mais forte, diminua a quantidade de irrigação e as regas.

Como Cultivar?

Como Cultivar?

Multiplicação

A multiplicação do tango é bastante eficaz e muita das vezes é feita para preservar toda a estrutura da planta. Desse moda, a propagação pode ser feita através de sementes a famosa ou divisão das touceiras. Assim, a muda se torna bem mais resistente e têm todo o seu caule bem preservado. A polinização das flores aqui não é um meio eficiente de propagação da espécie, até porque as flores amarelas do Tango não atraem os insetos e muito menso agentes polinizadores como borboletas e abelhas. Mesmo assim, ela é uma planta bastante bonita e que enfeita jardins e quintais desde sempre. Sua porpagação se dá em diversas épocas do ano, incluindo primavera, outono, verão e até mesmo o inverno, mesmo em que pouco quantidade.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

2 comentários

  1. Gostaria de saber como posso conseguir mudas dessa planta ou semente. Solidaago Cnadense de corte.
    Obrigado.

  2. Telma Sueli Leão Neto de Ávila

    Quero saber como posso conseguir mudas dessa planta. Aguardo resposta. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>