Vinca

Você pode cultivar em seu jardim uma infinidade de plantas, mas não existe popularidade maior do que a das flores. Estas encantam e deixam o ambiente muito mais leve e bonito. Um jardim sem uma única espécie de flor sequer, acaba por ser tornar um jardim não tão significativo, mesmo que bonito devido a sua plantação.

A vinca pendente, ou Vinca Major é uma flor muito bonita que pode ser cultivada facilmente porque ela não vai exigir de você tantos cuidados, tanto que é muito indicada para cultivo em vasos e dentro de casa. Mais abaixo você vai encontrar as principais características dessa planta e como cultivá-la, assim como algumas das suas principais funções medicinais e efeitos tóxicos.  

Ficha Técnica

A vinca pendente é o nome mais popular da planta cientificamente chamada de Vinca major. Esta planta está entre as espécies da família das Apocynaceae, sendo de origem do continente europeu, com muita incidência no Mediterrâneo, sendo assim, a planta adapta-se melhor aos climas dessas regiões portanto um clima subtropical e mediterrâneo.

Por estar categorizada como flores perenes, ou seja, flores que brotam durante o ano inteiro, você sentirá uma facilidade maior em cultivar a vinca pendente. Apresentando as condições ideais de solo, umidade e iluminação, você terá um jardim muito bonito e florido. Por ter mais facilidade na floração, a vinca pendente tornou-se popular em diversas localidades além das suas de origem, recebendo assim outras denominações como a Boa Noite e a Pervinca Maoir.

Essa planta é pequena, chegando a no máximo 40 centímetros de altura. Sua ramagem é prostrada e apresente uma seiva bem leitosa. As folhas possuem um formato ovalado e dispostas em lados opostos, apresentando-se em um verde bem brilhante e com as margens em uma cor branca mais amarelada. As flores são todas formadas por cinco pétalas, são solitárias o que torna o ramo da vinca pendente ainda mais bonito. Apresenta a coloração roxa um pouco azulada e o centro bem branco, somente nessa variação.

Como Cultivar

Você pode cultivar a vinca pendente tanto em vaso quanto na terra, pois ela floresce muito bem nesses ambientes. O melhor cultivo é aquele feito sob o sol pleno ou meia sombra em caso de locais com a incidência de raios de sol muito fortes e durante o dia todo. O solo deve ser bem leve, estar bem drenado sempre, rico com matéria orgânica e irrigado com bastante regularidade. Como falamos mais acima, em caso de ação direta e muito forte do sol, evite deixar a sua planta totalmente exposta porque ela não vai resistir ao calor e períodos de estiagem mesmo que pequenos.

Evite também deixar a sua vinca pendente em locais com muita circulação porque esta é uma planta de baixa resistência a pisoteios e como ela é bastante utilizada para forragens, é comum encontrar a vinca pendente em caminhos e passarelas. Mesmo sendo considerada uma planta de baixa resistência, você terá em seu jardim uma planta que exige pouco quanto á manutenção e você precisará apenas alertar-se para as adubações que devem ser feitas anualmente e as podas também na mesma frequência. Isso fará com que as folhas sejam sempre renovadas e a sua vinca pendente esteja sempre bonita.

A reprodução da vinca pendente é feita através de estaquias ou divisão por ramagens já enraizadas.

Variedades

Existem algumas variedades diferentes de vinca pendente que faz com que a planta apresente-se diferente das tradicionais, principalmente as flores. Dependendo do tipo, as flores podem se apresentar na coloração branca, vermelha e rosa, sendo essas duas últimas em tonalidades bem vivas o que deixa a planta ainda mais bonita.

Princípios Tóxicos

Já diz aquela máxima que tudo em excesso torna-se venenoso. Em parte podemos levar essa sentença em consideração ao tratar dos princípios tóxicos da vinca pendente, pois estes só aparecem exatamente nesses casos. Na verdade todas as plantas, por mais inofensivas que aparente, apresentam em sua composição algum composto que em determinado momento vai ser considerado tóxico.

Algumas plantas apresentam esses princípios mais aparentes onde a ingestão ou o simples contato direto na pele provoca algum tipo de reação tóxica e com isso, uma série de efeitos com sintomas bem específicos. No caso da vinca pendente, suas flores e suas folhas podem gerar esse tipo de reação por possuírem um princípio ativo chamado de Glicosídeo vinceína que apresenta sintomas tóxicos tanto quando ingeridos como quando em contato com a pele. Reforçamos, apenas quando há o exagero em algum desses dois casos.

A principal medida de segurança que deve ser tomado nesses casos, é evitar o cultivo em locais onde existe o contato direto de crianças ou animais com essa planta. No caso de crianças, estas geralmente têm a mania de levar qualquer objeto à boca e isso pode gerar alguma reação tóxica. Caso aconteça um caso de intoxicação através da vinca pendente, o intoxicado deve ser levado imediatamente ao pronto socorro mais próximo e você deve ter uma amostra do ramo que causou essa reação.

Ter em mãos um pedaço da planta é importante para que o médico possa fazer alguns testes e comprovar a intensidade da reação e qual será o melhor tratamento nesse caso, principalmente porque sabemos que cada organismo apresenta uma reação diferente.

Propriedades Medicinais

Apesar de não ser tão populares, a vinca pendente também apresenta algumas propriedades medicinais, sendo usada principalmente no tratamento de ansiedade, arteriosclerose, dano cerebral, dermatite, diabetes, diarreia, dor de cabeça, dor de garganta, feridas, hemorragias nasais, tumores, vertigem, entre outros casos.

O tratamento é feito através de compressas em casos de feridas e hemorroidas, lavagem para casos de dermatite e eczemas. As folhas da vinca pendente também podem ser colocadas no nariz para suspender a hemorragia no nariz. O chá também pode ser gargarejado para curar problemas na garganta, banhos com duchas já são usados para tratar algum tipo de infecção vaginal.

Todos esses tratamentos são possíveis devido a composição dessa planta, que apresenta uma série de vitaminas inclusive a Vitamina C. Contém ainda um alcaloide chamado de vincamina que ajuda a melhorar o fluxo do sangue, principalmente do cérebro, o que vai fazer o mesmo efeito de um tônico cerebral.

As flores de Vinca são também conhecidas como boa-noite e vinca-de-gato.  Essas flores são bastante delicadas e não necessitam de tantos cuidados para o seu cultivo, podendo florescer em diferentes climas.

As cores são bem variadas, desde o branco até o rosa e roxo. As pétalas podem diferenciar entre espécies e todas elas podem ser utilizadas para a decoração de ambientes e também de jardins e canteiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Plantei vincas pentes , porem algumas mucharam a partir do caule q ficaram escuros e a planta foi definhando, o posso fazer?
    Q doença é essa?

    Arlita sa 8 de novembro de 2016 3:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *