Trepadeiras em Paredes

As plantas chamadas de trepadeiras são muito apreciadas, até mesmo nas cidades, visto que elas podem ser utilizadas para a cobertura de muros, portões e até mesmo paredes de casas, no caso de um jardim de quintal, por exemplo. Sendo assim, as trepadeiras são uma das plantas mais utilizadas na prática do paisagismo, pois, com a poda correta, você pode fazer com ela cresça em um sentido específico, para cobrir a região desejada da maneira como você desejar, o que faz com que ela seja uma planta bastante versátil. Há quem diga, inclusive, que esse tipo de planta é de uso atemporal, ou seja, nunca será algo “brega” de ser utilizado. Além disso, existem diversas espécies diferentes de trepadeiras, sendo que um dos principais aspectos que vão definir qual o tipo ideal para a região que você deseja cobrir com ela é a frequência e a intensidade da incidência do sol.

A trepadeira chamada de “trepadeira falsa vinha” é um tipo de planta que se adapta bem tanto em locais ensolarados quanto em locais que sejam do tipo “meia sombra”, além de se reproduzirem melhor onde o inverno seja mais rigoroso, devido a questões de umidade, ou em locais em que apresentem altas altitudes, devido às questões de rarefação do ar ambiente. Elas são bem parecidas com as trepadeiras das uvas, visto que, assim como elas, apresentam uma alteração da coloração de suas folhas, que ficam avermelhadas e em seguida, elas sofrem queda dessas suas folhas que se avermelharam durante a temporada de inverno.

Trepadeira Tomando Conta da Parede

Trepadeira Tomando Conta da Parede

Elas apresentam inúmeras gavinhas que se ramificam e que apresentam uma textura bastante pegajosa, facilitando a sua colocação em diversas superfícies. Um benefício relacionado especificamente a esse tipo de trepadeira é o fato de que elas têm a capacidade de proteger o solo contra as possíveis erosões, além de ter a capacidade de reduzir o calor ambiente, por questões de trocas de calor com o meio e de seus mecanismos de troca de vapor de água com o ar.


Um outro benefício desse tipo de trepadeira é o fato de que, geralmente, suas mudas costumam ser bem acessíveis no que diz respeito às questões financeiras, ademais, os custos de manutenção não são muito grandes, visto que ela pode ser facilmente feita por você mesmo, sem grandes dificuldades, a partir de informações e de dicas que podem ser obtidas pela internet. Uma muda pode custar de doze a até, no máximo, vinte reais, sendo que cada uma pode atingir até aproximadamente um metro de altura, mas, como a grande maioria das espécies demoram muitos anos para crescer – algumas podendo levar até dez anos para que então atinjam a sua altura máxima possível – e então criar o efeito desejado, para que elas gerem uma maior cobertura em um menor período de tempo, talvez seja necessário que se plante diversas mudas em várias disposições e em locais diferentes da parede, podendo apoiá-las em pequenas prateleiras que podem ser pregadas no meio das paredes, por exemplo.

Aqui no Brasil, as trepadeiras mais utilizadas e que são as que mais se adaptam ao nosso clima tropical e subtropical, são as seguintes espécies: a chamada unha de gato, que é a mais comum de todas, cujo nome científico é Uncaria tomentosa, a chamada tumbérgia, cujo nome científico é parecido, Thunbergia, a Jasminum, chamada apenas de Jasmim e a Ipomoea, chamada popularmente de Ipoméia. A falsa vinha, citada no início desse texto é a Parthenocissus tricuspidata, que se adapta mais na região sul de nosso país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *