Alegria dos Jardins: Uma Planta Também Conhecida Como Sálvia

Salvia Splendens é o nome cientifico de uma planta conhecida de maneira popular pelo nome de Alegria dos Jardins. A Alegria dos Jardins também é popularmente conhecida por Sálvia, Banderilla, Salvia Roja, Cardeal e Sangue de Adão.

A Salvia Splendens tem como sinônimos: Fenixanthes splendens, Jungia splendens, Salvia brasiliensis Spreng e Salvia issanchou auct..

Salvia

Salvia

A Alegria dos Jardins pertence à família botânica das Lamiaceae, que se caracteriza por ser uma família composta de 258 gêneros e 7193 espécies de plantas. Essa família de plantas se caracteriza pela presença de aromas que indicam a presença de óleos aromáticos e essenciais, que podem ser explorados economicamente na produção de perfumes (alfazema), na culinária (manjericão e orégano), na produção de chás (hortelã). As plantas dessa família também são usadas no paisagismo.

A Alegria dos Jardins é uma planta nativa da América do Sul, mais precisamente do Brasil.

As Características da Alegria dos Jardins

A Alegria dos Jardins é uma espécie botânica que se caracteriza por ser semi lenhosa (são plantas moles e macias nas pontas e firmes e fortes na sua base), subarbustiva (planta de pequeno porte em formato de arbusto, que possui vários fustes saindo do solo)e possuir um florescimento exuberante e vistoso.

A Alegria dos Jardins é uma planta de ciclo de vida perene bienal, isto é, que possui um longo ciclo de vida, no caso dessa espécie em torno de dois anos. Essa espécie é considerada como bienal pelo fato de que a planta nunca cresce com a mesma beleza e exuberância da primeira brotação do primeiro ano de vida.

No entanto, esta planta costuma perder suas folhas e murchar na época do inverno, porém ela brota outra vez quando chega a primavera.

Este vegetal se caracteriza por ser uma espécie vegetal de pequeno porte, tanto que a plantinha alcança uma altura media de 90 centímetros, isso quando se trata da espécie original, pois na atualidade, a maioria das plantas que são vendidas são espécies que foram desenvolvidas geneticamente no Japão e na Europa e atingem uma altura máxima de 40 centímetros.

Imagem de Amostra do You Tube

Este pequeno arbusto possui folhas de coloração verde escura e apresentam um formato oval. As folhas são brilhantes, pontiagudas e possuem nervuras bem definidas.

O caule do arbusto se caracteriza por ser retangular (quadrangular) de forma arredondada.

As flores da Alegria dos Jardins brotam do caule, são campanuladas (possuem uma forma tubular ou de sino) e possuem uma cor vermelha bastante forte e intensa, e elas atraem os beija-flores e as borboletas. Devido a essa capacidade atrativa, a Alegria dos Jardins poderia ser chamada de Cantinho dos Beija-Flores.

A floração se forma quase o ano todo, e são reunidas em espigas terminais. Alem das flores de cor vermelha, possuem variedades que possuem flores brancas, cremes, roxas, e róseas. 

O Cultivo da Alegria dos Jardins – Salvia Splendens

A Alegria dos Jardins é considerada uma planta de fácil cultivo.

Ela é uma espécie típica de clima tropical e que gosta de ser cultivada em locais de clima ameno.

No entanto ela é uma espécie que se adapta bem e com facilidade a locais de clima equatorial, mediterrâneo e subtropical.

A Alegria dos Jardins é uma planta que necessita ser cultivada a pleno sol para se desenvolver de forma plena e correta.

O solo apropriado para o cultivo da planta não possui tantas exigências quanto a fertilização, mas é interessante que a espécie seja cultivada em um solo fértil para que possa se desenvolver melhor. O solo pode ser enriquecido com material orgânico para que as condições de fertilidade sejam melhoradas. No entanto, deve ser evitado a aplicação de calcário dolomitico.

A Alegria dos Jardins apreciam ser cultivadas em solos que estejam ligeiramente umedecidos, no entanto, o solo não deve ficar encharcado, pois isso pode levar a planta a morte.

Saiba Mais

Saiba Mais

Por isso é importante a realização de irrigações (regas) de forma regular e abundante com um espaçamento de tempo curto (02 vezes por semana). A rega ajuda a Alegria dos Jardins a apresentar um bom crescimento e um bom florescimento.

A Alegria dos Jardins é uma planta que consegue suportar temperaturas baixas, no entanto, essas temperaturas não podem ser de frio extremo (geadas, por exemplo).

Mesmo sendo um arbusto pequeno, a Alegria dos Jardins suporta a realização de podas, e é interessante que sejam feitas após o florescimento, pois assim a planta será revigorada, alem de serem estimuladas novas brotações da espécie e tornar a Alegria dos Jardins perene.

A Alegria dos Jardins se caracteriza por ser uma planta bastante sensível a falta de água e a falta de luz, e em uma dessas condições a planta fica murcha, contudo, a espécie possui uma grande capacidade de recuperação, e bastando que as regas sejam retomadas que a planta voltará ao seu estado normal. 

A Multiplicação ou Propagação da Alegria dos Jardins – Salvia Splendens

A Alegria dos Jardins é uma espécie vegetal que se propaga através das sementes geradas pelas flores. A propagação da Alegria dos Jardins pode acontecer em qualquer época do ano, pois a planta se adapta facilmente aos variados climas.

A propagação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes geradas pela planta em outros locais, e que as mesmas tenham condições de germinar para gerarem novas plantas.

As sementes podem ser dispersas através da ação humana e pela ação dos pássaros, que espalham as sementes por outros locais. 

As Utilidades da Alegria dos Jardins – Salvia Splendens

Devido a sua facilidade de cultivo e a sua grande beleza, a Alegria dos Jardins é uma planta bastante utilizada para fins ornamentais.

Ela é uma planta muito usada para ornamentar parques e praças publicas. A Alegria dos Jardins também pode ser usada para compor grandes canteiros, jardins empresariais e em condomínios.

A Alegria dos Jardins também pode ser usada como renques contínuos, o que formaria uma espécie de tapete, belíssimo, e que valoriza qualquer trabalho na área do paisagismo.

Por ser um pequeno arbusto, a Alegria dos Jardins pode ser cultivada em vasos, quando a pessoa deseja apenas ter um foco pontual.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma coisa é certa, que o uso da Alegria dos Jardins na composição de qualquer espécie de jardim é garantia de êxito e beleza para o local que você deseja ornamentar.

Além do uso ornamental, a Alegria dos Jardins possui uma fragrância de odor bastante agradável e que nos recorda o cheiro do abacaxi.

O óleo extraído da Alegria dos Jardins é saboroso e tem a capacidade de dar cores a saladas de frutas, bebidas e sobremesas.

Esmagando algumas folhas aromáticas da Alegria dos Jardins, em um chá (seja quente ou frio), para se obter um gosto saboroso. As folhas também podem ser usadas como condimentos alimentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>