Alface (Lactuca sativa): Hortaliça Comestível e Medicinal

Uma boa salada sempre precisa de umas folhas de alface, não é mesmo? Porém, apesar de a alface fazer parte da nossa vida não sabemos muito sobre ela. Se você é fã dessas folhas verdinhas e saborosas vai gostar de saber mais sobre o seu uso alimentício e medicinal.

Ficha Técnica da Alface

O nome científico das folhas mais usadas em saladas é Lactuca sativa, a sua família é a Asteraceae. Essa hortaliça se encaixa na categoria de folhas e flores e além do uso alimentício é importante para tratamentos medicinais. A origem da alface é a Europa, região do Mediterrâneo. Para que a alface cresça forte e saudável é importante contar com sol pleno. Seu ciclo de vida é anual.

Ficha Técnica da Alface

Ficha Técnica da Alface

Conhecendo Mais a Alface

A alface é uma hortaliça de ciclo anual que possui seiva leitosa e é típica do inverno. Essas hortaliças são cultivadas há milhares de anos, ao longo do tempo elas foram sofrendo um intenso processo de melhoramento genético. Então podemos concluir que a alface que chega a nossa mesa atualmente não é igual a alface consumida por nossos antepassados. Atualmente, aliás, existe uma grande variedade de tipos de alfaces que podem ser divididas em categorias de cabeça lisa, crespa, romana, de folha ou de haste. As variedades que são mais procuradas comercialmente são as de cabeça crespa ou lisa. Apesar disso as outras variedades de alface também são bem procuradas e conhecidas populares.

Como é a Hortaliça

Em geral as alfaces contam com folhas bem grandes e macias, o seu sabor é leve e refrescante. Essas folhas nascem em torno de um caule pequeno (em roseta) e podem ser lisas ou crespas. Além disso, elas podem ou não formar uma cabeça, também podem se apresentar em tonalidades diferentes, que vão do verde ao roxo-bronzeado. O sistema radicular da alface é bastante delicado, com muitas ramificações e superficial. A floração da alface acontece durante o verão e é estimulada pelos dias mais longos. Os frutos da alface são do tipo aquênio, pontiagudos de forma oval ou elíptica. Os frutos ainda podem ser espatulados com estrias longitudinais na superfície e comprimento, variando de 2 a 5 mm.

O Que a Alface Tem

Além de as alfaces terem folhas que são bastante utilizadas para fazer saladas incríveis também possui vantagens para o organismo. Para começar as cabeças de alface contêm vitaminas, sais minerais e água. Apesar de pobres energeticamente, falando, as folhas da alface podem ser usadas para vários pratos. As opções são várias quando o assunto é aproveitar a alface no cardápio. Você pode consumir as folhas da alface cruas, em saladas e sucos ou então cozidas em sopas, refogados e outros pratos salgados. Em cada 100 gramas de alface estão contidas apenas 15 kcal, assim é um alimento muito usado em dietas de perda de peso. Um problema em relação as alfaces é a facilidade com que estragam. Então a dica é consumir rapidamente as folhas e mantê-las bem conservadas.

O Que a Alface Tem

O Que a Alface Tem

O Cultivo da Alface

Quem se interessa em cultivar alface na horta de casa deve encontrar um espaço que tenha acesso a sol pleno. Porém, é necessário proteger a alface nos momentos de pico nos dias quentes. A multiplicação das alfaces é feita por sementes colocadas para germinar em bandejas. Essas bandejas devem ser preparadas para a formação das mudas, depois é necessário transportar as mudas para o seu local definitivo. É possível plantar a alface no lugar definitivo em que a hortaliça ficará. Nesse caso as sementes devem ser cobertas com um a camada de serragem fina ou outro tipo de cobertura até o momento da germinação. Quando começarem a germinar é hora de retirar a cobertura. O solo ideal para o plantio de alface é aquele que é convenientemente preparado, assim é importante ter um solo solto, fértil e que seja rico em matéria orgânica. Em relação aos canteiros para o plantio de alface é importante que sejam elevados pelo menos 15 cm. Cuide da adubação prévia para que a sua hortaliça cresça rapidamente. A irrigação deve ser feita diariamente. Os melhores horários são pela manhã e a tarde. O espaçamento entre as plantas deve ser de pelo menos 30 cm. Fique de olho também na possibilidade do desenvolvimento de doenças e pragas na alface. Essas plantas são muito sensíveis. A prevenção pode ser feita através da pulverização com calda de fumo, faça isso 10 dias após o transplante. Preocupe-se em remover as ervas daninhas regularmente e fazer rotação com outras culturas.

O Cultivo Hidropônico de Alface

Uma forma interessante de cultivar alface é através do cultivo hidropônico das hortaliças. Quem deseja fazer um cultivo com objetivos comerciais pode encontrar ainda mais vantagens nessa técnica. Trata-se de um cultivo que mantêm as plantas em ambientes protegidos e no qual ainda irão receber uma solução nutritiva para que se desenvolvam por completo. As plantas que são cultivadas hidroponicamente exigem cuidados mais intensos, mas tem a vantagem de durarem mais e dispensarem a lavagem. Devemos ressaltar ainda que esse cultivo costuma apresentar uma boa rentabilidade. Geralmente a colheita da alface cultivada hidroponicamente é feita entre 50 e 70 dias depois da semeadura. As plantas não devem apresentar indícios de florescimento, pois isso faz com que elas se tornem impróprias para consumo devido ao fato de que ficam amargas. No momento da colheita é necessário cortar a planta inteira pela base usando uma faca limpa. Depois é importante remover todas as folhas danificadas e murchas, lave em seguida em água corrente e armazena no refrigerador.

O Uso Medicinal da Alface

Indicações Para o Uso da Alface

A alface é indicada para combater problemas como insônia, agitação, nervosismo, reumatismo, conjuntivite, problemas gastrointestinais e gases.

As Propriedades Presentes na Alface

Dentre as propriedades que a alface contém estão antirreumática, eupéptica, calmante, antiácida, sedativa, calmante do estômago, diurética ou laxante.

Partes Utilizadas da Alface

As partes da alface que podem ter uso medicinal são as folhas, o suco e as raízes. A alface é uma hortaliça que vai muito bem em várias receitas do dia a dia e que também possui muitas propriedades medicianais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *