Árvores Para Vasos

Um dos maiores prazeres que a natureza pode nos dar é poder saborear uma fruta colhida no pé. Se você pensa que para ter esse prazer é necessário viajar para um sítio ou fazenda saiba que mesmo num apartamento com pouco espaço é possível ter árvores. Saiba que algumas árvores, inclusive algumas frutíferas, podem ser cultivadas em quintais pequenas ou então em varandas.

Dentre as opções de árvores frutíferas que podem ser cultivadas em vasos estão araçá, goiaba, acerola, jabuticaba, cajueiro, videira (precisa de treliça de apoio) entre outras. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre como é possível fazer esse cultivo em vasos e quais as melhores opções.

Plantando Árvores em Vasos

As árvores cultivadas em vasos estão em alta no paisagismo e no caso das frutíferas ainda pode oferecer para você frutas saudáveis. A primeira condição para fazer o plantio da árvore em vaso é que a mesma tenha um porte baixo ou médio. Observe ainda a questão da área que você tem disponível. Precisamos de em média 2 metros quadrados para casa fruteira em vaso.

Como Plantar

Para fazer o cultivo das árvores em vasos a dica é escolher vasos que possam conter entre 60 e 100 litros de volume de substrato. Comece fazendo uma drenagem com argila expandida 2215 ou brita n. zero. A última deve ser usada para fazer a ancoragem em varandas em que vente muito.

Preencha o espaço vazio do vaso com substrato, adicione uma fonte de fósforo que pode ser do tipo farinha de osso e ainda 2 gramas de adubo por litro de substrato. Num período entre 30 e 40 dias depois de fazer o plantio é interessante fazer a adubação de cobertura. Uma dica importante é usar um adubo que seja de liberação lenta por 3 ou 4 meses. Deve-se ser usada uma grama de adubo por litro de substrato do vaso.

Cuidados Após Plantio

Depois de fazer o cultivo da árvore em vaso é necessário tomar alguns cuidados como, por exemplo, em abril ou maio adicionar matéria orgânica (solo base) além de 3 gramas de fonte de fósforo para cada litro de matéria orgânica. Complete o volume do vaso durante o ano. Nos meses de agosto e setembro é necessário adicionar adubo, preferencialmente aquele de liberação lenta de 3-4 meses.

Use 01 grama de adubo para cada litro de substrato do vaso. Um cuidado bem importante é a cada 3 ou 4 anos retirar a fruteira do vaso para poder fazer a poda das suas raízes para evitar que elas fiquem enoveladas. Acrescente então a mistura de plantio para que o volume do substrato fique completo.

Árvores Frutíferas Para Cultivar em Vasos

Pitangueira – A pitangueira é uma árvore indicada para cultivo em locais de clima quente e úmido. Trata-se de uma planta que precisa ser cultivada a sol pleno e ter rega constante. Como é uma árvore que tem sensibilidade ao frio não suporta geadas.

Vale ressaltar que dependendo do diâmetro e altura do vaso em que é cultivada essa árvore pode chegar a até 2 metros de altura. O florescimento acontece entre o fim do inverno e o começo da primavera. Os seus frutos costumam aparecer ao mesmo tempo do florescimento.

Jabuticabeira – Quando essa árvore é cultivada em vaso não precisa de exposição ao sol direto, mas atenção que ela tem sensibilidade ao frio. Sendo assim a dica é deixar o vaso da sua jabuticabeira num terraço coberto. Pode chegar aos 2 metros de altura, mas isso depende do tamanho do vaso que você está usando.

O amadurecimento dos seus frutos se dá no fim do inverno e pode se estender até o fim do verão. Regue a sua planta diariamente, a terra deve ficar úmida sempre, contudo, durante o inverno é possível reduzir a frequência da rega.

Limoeiros – Para que o cultivo de limoeiros em vasos dê certo é importante deixar o vaso numa área em que haja luz e boa circulação de ar. Essa árvore precisa de pelo menos seis horas diárias de exposição ao sol. Para crescer o limoeiro precisa de muita água, contudo, fique atento que essa árvore não se dá bem com solo encharcado. Cuide para não exagerar na quantidade de água.

Romãzeira – Se você gosta de romã observe que é mais indicado cultivar em vaso a minirromãzeira. Uma árvore que precisa de sol constante e que tem boa resistência a condições mais severas de temperatura. Pode ter boa tolerância a podas.

Laranjinhas Kinkan – Essa árvore não se dá bem com solo úmido e da mesma maneira que as romãs necessita que a terra esteja seca entre uma rega e outra. Faça a adubação regularmente e lembre-se que é uma planta que precisa de uma extensa exposição ao sol. Durante a primavera e o verão as flores aparecem, os seus frutos costumam aparecer durante o outono. Essa árvore pode ter frutos mais de uma vez por ano.

Amoreira – Essa árvore não necessita de sol direto durante todo o dia, contudo, pode acontecer de seus galhos buscarem pelo sol de maneira a crescer até 4 metros de comprimento. Quando cultivada em lugares fechados a irrigação dessa árvore pode ser intuitiva, isso quer dizer que quando você observa que a terra está ficando seca deve regar novamente.

Acerolas – Uma fruta que apesar de ser pequenina pode ter 100 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão. A sua árvore tem plantio bastante fácil e pode ser cultivada em vasos com o uso de solos argilo-terrosos, aquele que retém uma maior quantidade de água.

A muda da árvore de acerolas precisa receber radiação solar e uma quantidade generosa de água. A planta precisa ficar sob observação, não há uma regra para as regas, regue sempre que perceber que a terra ficou seca.

Bom Senso

O cultivo de árvores em vasos exige bom senso e pesquisa para encontrar o tipo de árvore mais indicado para essa condição. Todo mundo pode contar com uma árvore em casa, basta saber como fazer o cultivo da maneira correta.

Você quer dar uma reformada na área externa de sua casa e não sabe como? E muito menos tem dinheiro em caixa para gastar com isso? Então você precisa se concentrar e pensar em quantas coisas você tem aí na sua casa e que pode usar para fazer um trabalho digno de um paisagista. Muitas pessoas não sabem como usar a criatividade para mudar algumas coisas no dia a dia, mas isso é  possível.

Uma área externa em uma casa é muito importante. É uma dádiva, já que hoje em dia a maioria das pessoas dão preferência aos apartamentos. A área de fora de sua casa pode ser usada para relaxar e para receber seus amigos. Primeiramente, você precisa saber o que quer. Dá para fazer uma área de churrasco com elementos super naturais, como árvores.

Se você não tem tanto espaço para árvores pode colocá-las em vasos, sem problemas. Colocar várias plantas em uma parede principal dá um impacto muito gostoso e relax para a sua casa. Além do mais traz mais vida ao ambiente. Vasos com flores e pedrinhas brancas são perfeitas para deixar a área externa com mais classe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *