Bambuzinho-de-Jardim: A Planta Que Muda De Cor

As plantas conhecidas como Bambuzinho-de-Jardim têm como nome científico Bambusa textilis gracilis. Além desse nome essa planta pode ser conhecida por outros nomes populares como Bambuza, Bambuzinho-amarelo e Bambu-de-jardim. Uma planta arbustiva que faz parte da família Poaceae.

Trata-se de um tipo de planta que está na categoria de arbustos, arbustos tropicais e cercas vivas. Dentre os climas que o Bambuzinho-de-Jardim prefere estão o Oceânico, Equatorial, Subtropical e Tropical. Pode alcançar uma altura que fica entre 3.6 a 4.7 metros ou 4.7 a 6.0 metros.

Bambuzinho-de-Jardim: A Planta Que Muda De Cor

Bambuzinho-de-Jardim: A Planta Que Muda De Cor

Em relação a luminosidade necessária para que cresça saudável prefere meia sombra ou o sol pleno. O seu ciclo de vida é perene, conheça mais dessa planta a seguir.

Descrição Do Bambuzinho-de-Jardim

Essa planta se destaca pela sua cor e textura incríveis, acrescenta muito mais vida ao jardim. A sua folhagem é fina e a sua cor de um tom amarelo-limão que fica bem interessante em renques e muros. Num bom jardim japonês não pode faltar um exemplar de Bambuzinho-de-Jardim para quebrar um bom aquele visual mais austero.

A sua multiplicação é feita por meio de divisão da touceira. O seu cultivo deve ser feito a sol pleno ou então a meia-sombra. O solo deve ser fértil e enriquecido com composto orgânico com regas periódicas. As podas devem ser feitas com regularidade, pois estimulam o adensamento da planta e também ajudam a controlar o seu crescimento. Uma planta que é bem tolerante ao frio.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Cultivar e Cuidar Do Bambuzinho-de-Jardim

A origem do espetacular Bambuzinho-de-Jardim é do Japão e da China, uma planta essencialmente ornamental que é bem popular no mundo todo. Em geral esse bambu de jardim é considerado do tipo bambu arbustivo. Ele conta com colmos finos e pode chegar a atingir até 4 metros de altura.

As suas folhas são verdes e com o passar do tempo vão ficando amareladas, isso traz um visual bem bonito e interessante para a planta. Essa planta pode ser conhecida como bambuzinho e a sua folhagem é bem rica. Isso oferece mais vida ao jardim, a sua cor amarelada contrasta de forma interessante em qualquer ambiente.

Como Cultivar e Cuidar Do Bambuzinho-de-Jardim

Como Cultivar e Cuidar Do Bambuzinho-de-Jardim

O Bambu De Jardim

Em relação ao seu ciclo de vida o bambu é considerado uma planta perene e para fazer a sua multiplicação é indicado fazer a divisão de touceira ou rizoma. Trata-se de um tipo de técnica bastante utilizada na jardinagem em que são feitos cortes nos rizomas subterrâneos do bambu e isso é o que gera novas plantas.

O melhor período de ano para realizar esse procedimento é a primavera e o verão. Para fazer o plantio do bambu de jardim é importante contar com um solo (terra) bem fértil e que esteja enriquecido com compostos orgânicos para que a planta cresça saudável. As podas devem ser feitas de forma regular, pois assim será mais fácil estimular o seu adensamento e o seu crescimento.

Imagem de Amostra do You Tube

Bambuzinho-de-Jardim – Cuidado Com As Pragas

O bambu é bastante resistente e pode aguentar bem até o clima mais frio, porém, é também bastante suscetível a pragas. Sendo assim é importante ter um bom cuidado para evitar o aparecimento de pragas. As pragas mais comuns de aparecerem nesse tipo de planta são a e o caruncho do bambu.

Nesses casos é necessário fazer a remoção manual das pragas que estejam nos caules e nas plantas. Fique atento para fazer a remoção completa das pragas e também das suas larvas que podem ficar escondidas nos gomos furados.

O processo de combate químico das pragas no bambu representa uma boa opção, porém, é importante que seja feita com o uso dos produtos corretos. A forma mais assertiva de fazer o cultivo do bambu de jardim é sob o sol pleno ou sob a luz difusa, em geral ele deve ficar isolado ou mesmo colocado em renques que fiquem próximos a paredes ou muros.

Dicas e Detalhes Sobre o Bambuzinho-de-Jardim

Essa planta é um arbusto de textura lenhosa, possui colmos finos, rizomatoso e pode chegar a atingir de 3 a 4 metros de altura. As suas folhas são verdes no começo, porém, vão ficando amarelas conforme o tempo passa. Esse efeito é muito apreciado no uso ornamental da planta.

O Bambuzinho-de-Jardim é uma planta que não costuma florescer em condições climáticas como as gerais do Brasil. Trata-se de uma planta que resiste bem ao frio.

O seu cultivo pode ser feito com uma luminosidade a sol pleno ou então na luz difusa. É possível plantar esse bambu de jardim de forma isolada ou mesmo em renques acompanhado de cercas, muros, paredes e também em conjuntos maciços como em solo fértil e que seja rico em húmus. A irrigação ideal é a periódica.

Uma forma interessante de enaltecer o belo efeito de amarelamento das folhas é através da insolação da planta.

Pode ser facilmente multiplicada por meio da divisão de touceira, o mais indicado é fazer isso durante o período da primavera e do verão. O seu plantio deve ser feito em solo fértil e que seja irrigado de forma abundante.

Bambuzinho-de-Jardim – Uma Planta Ornamental

O Bambuzinho-de-Jardim é também uma planta ornamental bastante utilizada para compor belos jardins. O seu visual que vai mudando conforme o tempo vai passando e o tom amarelado que as folhas vão adquirindo ajudam a criar um quadro bem interessante.

Exatamente por isso esse bambu de jardim é bastante utilizado para compor jardins por inúmeros paisagistas. Trata-se de uma planta resistente e que não exige muito em termos de cuidados para estar sempre bonita e alegrando o jardim. Tudo o que se precisa fazer é cuidar da irrigação das plantas e manter a poda em dia.

O resultado final do visual dessas plantas é sensacional e com certeza vai dar um toque de graça ao seu jardim. Nada como poder contar com uma planta fácil de manter e cultivar como o Bambuzinho-de-Jardim. Vale a pena investir num espaço do seu jardim para ter esses belos bambus.

Faça uma composição interessante e procure deixar o seu Bambuzinho-de-Jardim num local que tome bastante sol, pois isso vai ajudar a aumentar e intensificar o efeito de amarelado das folhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>