Bertalha: Como Plantar

Antes de falarmos como plantar a bertalha vamos explicar um pouco mais sobre essa espécie de planta comestível. Classificada como trepadeira, se pensa em cultivá-la a primeira coisa que deve saber é que ela pode chegar a medir 10 metros de comprimento. Porém, vale ressaltar que o tamanho dependerá de como será feito o cultivo.

A bertalha é uma espécie tropical e tem a sua origem na Índia, por isso, também é conhecida por muitos como espinafre indiano. Se você encontrar pela feira algo com esse nome saiba que nada mais é do que a bertalha.

A bertalha é conhecida praticamente no mundo todo, porém, são nos países da Ásia que é mais fácil encontrá-la nos pratos.

As Características da Bertalha

Se você ainda não conhece a bertalha ou fica em dúvida quando vai à feira, a principal característica dessa planta são suas folhas espessas. É bem verdade que ela é bem parecida com o espinafre, porém, podemos dizer que o colorido verde das suas folhas são é mais intenso. Outro detalhe que diferencia a bertalha do espinafre é que a primeira tem a ponta das folhas em formato mais pontiagudo que a segunda.

Na cozinha, a bertalha é usadas nas saladas quando é ingerida crua, mas também pode ser usada para fazer cozidos ou refogados. Alguns pessoas preferem colocá-las como parte integrante de omeletes ou sopas e ainda tem o suco dos seus frutos usados para colorir naturalmente alguns alimentos.

Ter a bertalha na refeição é uma boa maneira de enriquecê-la com ótimos nutrientes que possuem esse vegetal e o melhor, com baixa nível de calorias. Uma boa opção para quem está de dieta variar nas saladas e em outros pratos.

Dicas de Consumo da Bertalha

O ideal é que a bertalha seja consumida quando ainda está fresca e para saber se ela está boa verifique se as folhas estão fortes e bem verdes. Além disso, elas não devem ter manchas e devem ser tenras.

Na hora de comprar a bertalha não leve para casa aquelas que têm folhas rasgadas, murchas ou amareladas. Isso é sinal de que elas não são frescas e já tem um tempinho que foram colhidas.

O ideal é colher e comer e caso em casa você deixar para o dia seguinte, a dica é lavá-las muito bem e colocar em uma embalagem plástica e guardar na geladeira. Mas, que isso não passe mais de três dias para consumi-las.

Dicas Para o Cultivo de Bertalha

E como a bertalha é bom quando se come ainda fresca, nada melhor do que cultivá-la para ter as mãos na hora de prepará-la.

Para se ter uma boa bertalha é preciso em primeiro lugar observar o tipo de clima que ela gosta, que é o tropical. As regiões com alta umidade e quentes são as ideias para esse tipo de planta.

Se você vive em um lugar que a predominância é de clima frio, o cultivo da bertalha deve acontecer somente nos meses que faz calor.

Outro ponto importante que devemos levar em consideração para plantar bertalha é a luminosidade. O cultivo deve ser feito sob a luz direto do sol ou no máximo com sombra parcial, mas nunca sem a luminosidade natural.

Outro detalhe importante que deve ser levado em consideração é em relação ao solo, que além de ser fértil, deverá ser enriquecido com matéria orgânica, com boa drenagem e leve. O enriquecido da terra deve ficar com pH entre 5.5 e 6.8.

E claro, a irrigação também é parte fundamental para que a bertalha cresça forte e saborosa. Como a grande parte das plantas o solo deve ficar úmido, mas tenha atenção para não encharcá-lo.

Mais Dicas: Bertalha Como Plantar

Normalmente, o cultivo da bertalha é feito com sementes, mas também é possível fazer com que ela cresça usando os seus ramos. Em solo úmido, em pouco tempo eles ganham raízes e começam a crescer.

No caso das sementes elas podem ser plantadas exatamente no lugar onde a bertalha poderá crescer. Observe, porém, que a profundidade das covas deve ser de 0,5 centímetros.

Outros lugares possíveis para se colocar as sementes das bertalha são: bandejas, copos de papel e sementeiras. Em qualquer um desses casos, do local para o lugar definitivo a planta deve ser transplantada depois que a germinação completar 20 dias. Em geral, isso acontece entre 1 a 3 semanas depois do plantio das sementes.

Uma dica importante: antes de usar as sementes é indicados deixá-las um dia inteiro dentro de água morna. É um modo para fazer com que a germinação seja mais fácil.

Fique atento também ao espaço entre uma cova e outra. Para que a bertalha cresça bem é necessário que esse espaçamento seja de 80 centímetros em relação as linhas e entre as plantas de 50 centímetros.

Caso o tamanho do lugar para cultivo seja determinado, os espaços podem ser em ambos os casos, linha e plantas, de 40 centímetros.

Mais Sobre a Bertalha

  • Quando o cultivo é indeterminado é aconselhável usar o suporte para fazer com que planta cresça bem conduzida. Esse suporte pode ser cerca, estaca ou treliça.
  • Normalmente, se consegue fazer a primeira colheita depois que passam 2 ou 3 meses do cultivo. Lembre-se de cortar deixando 40 centímetros de comprimento as pontas dos ramos.
  • A repetição da colheita pode ter um intervalo de 20 ou 30 dias.
  • A bertalha tem um sabor suave e pode ser usada no lugar do espinafre ou da couve. Na hora de refogá-la é necessário colocar um pouco de água para não deixar que grude na panela. Esse é um modo de preparar a bertalha sem perder os seus nutrientes que fazem muito bem à saúde.

Lembre-se que a bertalha deverá ser cultivada somente em um período quente do ano e sob sol ou no máximo meia sombra. Em regiões frias não se assuste, durante o período com baixas temperaturas a planta não vingará porque definitivamente gosta de temperaturas altas.

E na hora de consumir, aproveite a bertalha fresca, aquela que acabou de colher da sua horta e se colocar na salada crua, aproveitará ainda mais os seus nutrientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *