Bonsai Frutíferas

Não é novidade para ninguém que  manter o meio ambiente próximo de nós é sempre o melhor caminho para que o ser humano tenha a consciência da importância de preservar esse que é um bem mais do que imaterial para todos. Parece ser simples, mas fazer entrar a cabeça das pessoas a importância de se preservar os itens naturais que possuímos é uma tarefa muito árdua.

O nosso planeta é um belo exemplo disso: desde que o ser humano pisou por aqui e começou a se organizar em uma sociedade bem consumidora, os níveis de exploração ambiental chegaram a números estratosféricos. Porém, até os anos 1950, os pesquisadores acreditavam que os efeitos ambientais seriam sentidos somente nos locais onde a exploração era intensa. Com o tempo, é que perceberam que o conjunto de ações são destrutivas a níveis globais. A partir daí, diversos órgãos ambientais foram criados para que os anseios ambientais fossem protegidos.

Órgãos de Proteção Ambiental

Vários desses órgãos são conhecidos no mundo inteiro, como o Greenpeace. Em sua grande maioria, os governos estão buscando meios de se desenvolver sem agredir brutalmente o meio ambiente. E, com isso, quem tem a ganhar é a nossa natureza.

Proteção Ambiental

Proteção Ambiental

Por conta dessa paixão com o meio ambiente, muitos de nós optamos por estar cercados de verde e de animais onde nós costumamos viver. Só que, em algumas situações, não é possível que tenhamos muito desses itens tão perto de nós. Sendo assim, uma das coisas mais importantes é que escolhamos os animais e ou plantas mais adequados para cada tipo de casa. Com isso, chegamos aos bonsais: as famosas árvores orientais em miniatura. Nesse post, iremos falar um pouco mais sobre elas, bem como, também, dar dicas de como cuidar delas.

O Bonsai

O Bonsai nada mais é do que uma árvore em miniatura que é bastante cultivada em países asiáticos, sobretudo na China. Embora muitas pessoas pensem erroneamente, o Bonsai não é uma árvore “pequena”. É muito mais do que isso: é uma cópia exata, em miniatura, de uma árvore natural que podemos encontrar por aí. E é aí que reside a peculiaridade: o bonsai deve reproduzir todos os efeitos de uma árvore adulta, como a passagem do tempo, o apodrecimento das folhas e galhos na forma diminuída. Por conta disso, o espetáculo fica ainda mais sensacional de se observar.

Muitas pessoas acreditam que as técnicas envolvidas para a criação do bonsai são como uma verdadeira arte humana, já que o bonsai significa, na prática, técnicas milenares de fazer miniaturas das árvores que estão nas florestas ou próximas de nós.  Esse contato mais íntimo com as plantas revela pesquisas sobre o comportamento ímpar de várias espécimes de planta, podendo adicionar a isso o comportamento da árvore às técnicas do bonsai, nas quais algumas tem uma maior adaptação que outras, por exemplo.

A história do Bonsai é bastante interessante, pois remonta até a antiguidade. O nome “bonsai” é japonês, porém as técnicas que hoje são utilizadas são todas provenientes do império chinês. Aproximadamente setecentos anos antes do nascimento de Cristo, diversos foram os relatos de técnicas conhecidas por “pun-sai” que tinha como objetivo maior fazer miniaturas de árvores que eram cultivadas em bandejas. Como era de se esperar, tal prática era relegada somente à elite da sociedade Chinesa, nos quais somente elas tinham as técnicas escolhidas para poder fazer as miniaturas.

Por ser uma atividade relegada somente a esse círculo social, é bastante comum que o bonsai se tornasse um artigo muito exclusivo e, se fosse usado como presente, era considerado como um dos artigos de luxo mais cobiçados entre eles. A China, quando atravessou o período Kamakura, foi invadida pelo Japão, que acabou trazendo para o seu território diversos costumes chineses, incluindo as técnicas de fazer as árvores em miniatura. Foi de responsabilidade dos japoneses aperfeiçoarem as técnicas do bonsai, incluindo dar a ela novas maneiras de como proceder na confecção delas.

Parece brincadeira, mas o bonsai só teve a relevância que tem agora depois que o Japão refinou as técnicas para o seu cultivo. Outro motivo também é que o Bonsai só passou a ser conhecido recentemente fora de suas regiões de origem, o que ainda o faz ser uma técnica ainda rudimentar.

Técnicas Para O Bonsai

Para que o Bonsai conserve a aparência diminuta, é necessário que sejam seguidos procedimentos dos quais você verá a seguir:

– Segundo os técnicos, um dos maiores motivos para as plantas crescerem é a não privação de espaço das suas raízes. Ou seja, enquanto não for demarcado fisicamente o espaço das suas raízes, ele poderá crescer e ficar grande como as outras plantas. As técnicas envolvem em fazer a planta se desenvolver em um local pequeno, transferindo essa pequenez para o vaso ou bandeja que poderá propiciar o mesmo cenário.

– No caso de adubar as plantas, é necessário que se use adubos e fertilizantes que não contenham nitrogênio, pois este pode fazer com que as plantas cresçam num nível muito acelerado.

– Em se tratando da regularidade de rega, é necessário que se adote um critério mais palatável a planta. Isso significa que não se pode regar um bonsai diariamente, pois a terra ainda tende a ficar úmida. A rega só é necessária quando a terra se mostra seca e esturricada.

Um ponto bastante interessante é que essas árvores não são modificadas geneticamente e, portanto, são espécimes fieis aos seus exemplares comuns. Praticamente, qualquer espécie de árvore pode ser criada nos métodos do bonsai, podendo entrar nessa jogada o bordo, os pinheiros, figueiras, chorões, entre muitos outros.

Os Bonsais Frutíferos

Não é novidade para ninguém que os bonsais podem ser feitos de, praticamente, qualquer árvore. Essa questão se expande, também, para as árvores frutíferas, que também podem ter diversos de seus exemplares sendo cultivados seguindo os preceitos do bonsai. Para quem aprecia miniaturas, com certeza vai se apaixonar pelas pequenas árvores carregadas com frutas como laranja, manga e maçã, por exemplo.

Além de serem uma peça de decoração requintada, os bonsais se revelam como ótimos passatempos para aqueles que se estressam muito no dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *