Combate às Pragas

Todas as pessoas que cultivam plantas, seja em um pequeno jardim ou em uma grande fazenda repleta de plantas, desejam cultivar plantas que estejam sempre bonitas, fortes e vigorosas – que mantenham o verde bonito e vibrante de folhas, com caules e troncos que demonstrem força e vigor e dessa maneira transmitam vida e cor ao ambiente onde estão sendo cultivadas.

No entanto, essa condição de plantas bem cuidadas, bonitas e fortes nem sempre é encontrada, pois diversas vezes aparecem pragas e doenças que acabam devastando a planta, tirando toda sua beleza, força e vigor, e em alguns casos chegam a levar as espécies vegetais à morte.

Contudo, as doenças e pragas podem ser evitadas ou mesmo controladas, desde que sejam realizados os tratamentos adequados, no entanto é interessante que as pessoas que cultivem plantas tomem atitudes preventivas para evitar as ocorrências dessas situações indesejadas e inconvenientes.

As Pragas que Acometem as Plantas

Entre as pragas e doenças que comumente atacam as espécies vegetais estão: os ácaros, as brocas, os caracóis, as cochonilhas, as formigas, os fungos, os insetos, as lagartas, as lesmas, os nematoides, os percevejos, os pulgões e outras pragas e doenças.

As pragas e doenças costumam aparecer nas espécies vegetais nos momentos em que as plantas estão nos maiores períodos de atividade e de fertilidade. Esse período normalmente acontece durante a primavera.

Na primavera, a umidade fica muito maior, o que o que facilita o surgimento de fungos e por consequência de outras pragas e doenças ocasionadas pelos desequilíbrios.

Os desequilíbrios (excessos e faltas) de água, adubação, fertilizantes, iluminação, ventilação também facilitam que apareçam as doenças e pragas das espécies vegetais.

Por isso, o ideal é que ocorra a prevenção para que as plantas não sofram com esses males por isso é interessante que sejam cultivadas juntas plantas de espécies diferentes (as pragas apreciam atacar monoculturas), manter as espécies vegetais sempre bem adubadas, manter o solo úmido, galhos e folhas que estejam velhos devem ser podados.

Quando for combinar as espécies vegetais a serem cultivadas, é necessário cuidado para não lotar o espaço com muitas plantas, pois acontecendo isso irá haver competição entre as espécies por água e nutrientes, o que acabará enfraquecendo alguma planta.

As Principais Pragas que Acometem as Plantas e Dicas para o Controle

Segue abaixo uma relação das principais pragas que acometem as plantas e dicas para controlar as mesmas e evitar que as plantas fiquem infectadas com essas pestes.

a) Os Ácaros

Os ácaros fazem com que o crescimento das plantas seja diminuído e faz com que os novos brotos das plantas sofram com má formação. Para identificar se uma planta sofre com os ácaros, basta analisar as folhas e flores estão com aparência de ferrugem. Os ácaros podem atacar plantas cultivadas em vasos e em jardins externos. O ácaro que é mais comumente encontrado é o ácaro vermelho que apresenta um aspecto de uma pequena aranha vermelha.

Nos casos de um grande ataque de ácaros, esses podem chegar até mesmo a matar uma planta.

Para evitar o ataque de ácaros é interessante que seja borrifado água sobre a planta de maneira regular, pois esse inseto não aprecia a umidade (o ácaro gosta de ambientes secos e quentes). Em casos de grandes ataques, é necessário que as partes infectadas sejam podadas e depois borrifar a calda de fumo sobre a planta.

b) As Brocas

A broca é uma praga que geralmente surge no tronco das espécies vegetais e nos grãos. Ela é originada de um pequeno besouro preto, que deposita as larvas originadas da fecundação de seus ovos nas plantas, e essas larvas se alimentam da polpa das plantas infestadas.

Para evitar o ataque das brocas, uma maneira eficaz é fazer a limpeza do terreno onde são cultivadas as plantas. A calda de fumo pode ser borrifada na planta para combates esta peste e no mercado existem alguns produtos que podem ser aplicados para combater a broca, no entanto é interessante que ele seja aplicado com a orientação técnica de um especialista.

c) Os Caracóis e as Lesmas

As lesmas e os caracóis são bastante conhecidos, e eles costumam atacar as plantas no período noturno. Eles se alimentam das folhas, e acabam devorando e furando as mesmas, os caules e até mesmo os botões de flores, e chegam a atacar as raízes que estão abaixo do solo.

Esses animais possuem predadores naturais na cadeia ecológica (besouros e pássaros), e uma forma simples de se livrar destas pestes é fazer pequenas armadilhas espalhando pratos com cerveja misturada ao sal. O cheiro exalado pela cerveja irá atrair as lesmas e os caracóis, e quando estes entrarem no prato irão morrer desidratados pela ação do sal colocado na mistura.

d) Cochonilhas

As cochonilhas são pequenos insetos que vivem em colônias, que apresentam cores: marrom e amarelo. Normalmente ficam alojados na parte interior das folhas e nas fendas do caule, e sugam a glicose e a seiva produzida pelas plantas. As cochonilhas soltam uma substancia que se caracteriza por ser pegajosa, o que permite o ataque de fungos e formigas com maior facilidade.

Quando uma planta sofre com ataques de cochonilhas as folhas apresentam uma fuligem preta que impede a planta de respirar adequadamente.

Para evitar o ataque de cochonilhas é indicado a pulverização de calda de fumo. Em casos mais fortes e extremos, são utilizados óleo mineral e inseticidas.

e) As Formigas

As formigas são insetos que vivem em colônias, e causam estragos nas plantas, pois cortam e transportam pétalas e folhas para atrair e alimentar os fungos, pois estes são a sua principal fonte alimentar.

A eliminação total das formigas é muito difícil de ser conseguida, por isso para combater essa praga é indicada a aplicação de inseticidas preferencialmente biológicos.

Para afastar formiga de suas plantações é recomendado que seja plantado ou espalhado sementes de gergelim pelos canteiros dos jardins. Outra solução é espalhar iscas que agem como formicidas, onde uma formiga leva para o formigueiro e mata as demais formigas.

f) Os Fungos

Os fungos são pragas que surgem quando as pessoas realizam regas excessivas na planta, permitindo que o solo fique extremamente úmido.

Essas condições de solo facilitam o surgimento dos fungos. Por isso é necessário que seja tomado muito cuidado no momento de regar as plantas, tanto com relação a quantidade de água como com relação ao intervalo de tempo para evitar os excessos.

g) As Lagartas

As lagartas são insetos que possui tamanho e cores diversos, contudo a sua presença é identificada no caos do chão apresentar excrementos (as fezes são bolinhas de cor preta). Outro sinal da presença dessa praga é que o contorno das folhas das plantas normalmente são mordidas (consumidas e devoradas) por esses insetos.

É necessário que as pessoas tenham cuidado com as lagartas pois existem espécies que queimam a nossa pele se tocarmos as mesmas.

Para eliminar as lagartas é indicado o plantio de arruda que funciona como um repelente natural dessas pragas. Outra solução é a aplicação do borrifo de calda de angico nas plantas. no entanto, a melhor forma de controle é ir catando uma a uma e retira-las do jardim.

h) Os Pulgões

Os pulgões são pragas que absorvem as folhas, os caules e os brotos das plantas. Podemos encontrar pulgões nas cores branco, preto, marrom cinza e verde.

Os pulgões precisam passar por processo de controle e eliminação assim que forem percebidos, pois essa praga se multiplica com grande velocidade. Para saber se uma planta sofreu ataca desta praga, basta observar as folhas que acabam ficando com aspecto amarelado e enrugado.

Para eliminar essa praga, permita que as joaninhas habitem o seu jardim, pois ela se alimenta de pulgões e age como predadora natural. Uma forma simples para eliminar os pulgões é limpar as folhas da planta com bolas de algodão umedecidas com álcool. Pode ser pulverizada a calda de fumo para impedir a ação dos pulgões.

Especialmente na época do calor (que abrange as estações do verão e da primavera), as pragas costumam atacar e elas podem ser de vários tipos, como infestações de cupins, de formigas, fungos e ervas daninhas que podem estragar a sua casa e o seu jardim. Você pode chamar uma empresa de dedetização, mas muitas vezes é preciso desocupar a casa e deixá-la vazia por algum tempo, e muitas pessoas não têm essa disponibilidade. Os pesticidas industriais são difíceis de serem encontrados para vender, e a sua aplicação pode prejudicar crianças e animais domésticos, e por isso devemos ter bastante cautela na sua utilização.

Combate às Pragas

Combate às Pragas

Assim sendo, existem receitas caseiras que podem resolver o seu problema para combater as pragas, sem o uso de produtos mais agressivos. Para acabar com os pulgões e ácaros que acabam com as suas plantas, você deverá amassar 100 gramas de folhas de folhas secas de samambaia em um litro de água e deixe descansar de um dia para o outro. Depois deixe essa mistura ferver e depois que esfriar dilua para fazer a pulverização nas plantas. Você deve usar a medida de uma parte do preparado para dez partes de água. Se o seu problema são os besouros, a solução é bater no liquidificador meio quilo de pimenta com dois litros de água e reservar. Depois de pronto, coe e misture 50 gramas de sabão de coco derretido, e para pulverizar use a medida de 2 litros de água.

Combate às Pragas

Combate às Pragas

Os caramujos e as lesmas são um dos principais insetos que atacam os jardins, mas não é preciso se preocupar com eles. Molhe sacos de estopa com leite ou pedaços de batata com sal por todo o local durante à noite, pois os insetos serão atraídos. Também dá para fazer buraquinhos no chão e enchê-los de cerveja com sal, que o efeito será o mesmo. Dessa forma, as lesmas e os caramujos serão atraídos pelas armadilhas e assim eliminados. Para quem sofre com as formigas, a receita é simples, basta deixar cascas de pepino na entrada dos formigueiros.

Combate às Pragas

Combate às Pragas

Você pode colocar carvão no canteiro das plantas, farinha de ossos ou casca de ovo moído, que as formigas serão afastadas. Se o problema são os fungos que atingem as plantas, deixe de molho durante três dias 50 gramas de flores em um litro de água, e depois é só coar e pulverizar nas plantas que forem atingidas. Não é preciso diluir essa mistura. Para deixar as lagartas bem longe do seu jardim, faça um chá com 100 gramas de folhas de angico com um litro de água. Depois, é só diluir o chá em dez partes de água e pulverizá-lo nas plantas que estão passando pelo problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei muito da explanação, me foi muito útil.

    Obrigado

    minoru takatama 18 de janeiro de 2015 21:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *