Como Funciona Uma Horta Hidropônica

Você já deve ter ouvido falar sobre inúmeras formas de plantio e cultivo de frutas e hortaliças, e uma delas é a hidroponia.

O Que é Uma Plantação Hidropônica?

Essa forma de plantio dá qual não se usa terra para o cultivo e nem mesmo as plantas ficam sobre a água. Apesar de ser bastante diferente, essa forma de plantar não é uma coisa nova, é uma prática já conhecida desde o Antigo Egito, passando pelos Astecas e China. Em 1935, Gericke, um pesquisador dos Estados Unidos, passou a estudar a nutrição das plantas e ainda no ambiente laboratorial deu início às pesquisas da hidroponia, que se conhece atualmente.

O Que é Produzido

Essa técnica é usada em todo o mundo, com a finalidade de produzir plantas e frutas tanto para a alimentação, quanto para a ornamentação. Diversos tipos de hortaliças como rúcula, alface, morango e tomate e inclusive flores como a rosa de corte e a orquídea são cultivados com esse sistema.

Características

Para cada uma das formas de plantas que serão cultivadas, também há técnicas especiais que foram desenvolvidas para sua produção. As mudas das plantas são colocadas em uma espécie de cano, e não há contato com a terra, tudo se dá apenas na água onde ficam as raízes das plantas.

Como Funciona Uma Horta Hidropônica

Horta Hidropônica, Como é Feito o Cultivo

No plantio de maneira tradicional, a muda da planta é disposta no substrato próprio ou ainda no solo para que seja cultivada. As raízes são capazes de assimilar os nutrientes que estão contidos no solo, sempre que ali para a planta. O que leva tudo isso à planta é a água.

Os micro-organismos que estão no solo cumpriram com seu papel, fazendo a decomposição dos elementos orgânicos e transformando-os em compostos químicos como fósforo, nitrogênio, cálcio, potássio e outros. Com isso, se faltar alguma substância, caso não seja acrescentado, não terá possibilidade de absorção e ser usado pela planta. A planta ficará carente e, com isso, não alcançará seu pleno desenvolvimento.

Isso será percebido diretamente nas folhas, que apresentarão problemas, comprometendo a produção.

A Diferença do Cultivo Hidropônico

Na plantação hidropônica, estudos foram feitos e mostram quais as substâncias químicas são necessárias para o cultivo daquela hortaliça, com isso, não há deficiência. Por exemplo, se tiver excesso de sal, mostrada através da análise da água na cultura, a solução é prontamente substituída por água limpa e isso acabará com o problema.

Como Fazer a Hidroponia Em casa

Atualmente é possível se adquirir o sistema hidropônico ou até mesmo fazer sua construção em casa. A hidroponia é um maravilhoso jeito de cultivar os vegetais em espaços reduzidos. E não há problema se isso for feito em  centros urbanos maiores, seja num apartamento ou numa casa.

Ela consiste no cultivo de hortaliças, vegetais e frutas sem o contato com o solo, por isso pode ser feita em qualquer lugar que possua bastante luminosidade solar. Podendo ser na varanda da casa ou na laje.

Ter um sistema hidropônico em casa não é algo caro, já que no mercado há sistemas hidropônicos que são fabricados para serem usados em pequenos lugares e que contam com um preço bom.

Aquisição de Kit de Hidroponia

É possível comprar uma horta hidropônica que é feita pela empresa Hidrogood, com custo baixo, assim qualquer pessoa pode plantar seu próprio alimento em casa, sem se alimentar de hortaliças repletas de agrotóxicos.

O Kit

Através do kit de hidroponia é possível se cultivar aproximadamente 20 plantas por mês, servindo para diversas hortaliças como agrião, alface, rúcula,  cebolinha, coentro, salsa e outras. A duração do cultivo até culminar com a colheita dos vegetais pode variar de acordo com o tipo de planta, o alface, por exemplo, demora em torno de 50 dias desde a etapa da semente até ser colhido.

As sementes usadas são aquelas mesmas da plantação comum no solo, enquanto que as mudas podem ser criadas num processo normal, seja na vermiculita, espuma fenólica, fibra de coco e inclusive no algodão.

Este kit de hidroponia é pequeno, porém completo, mas é importante que se faça a reposição, sempre que necessária, da solução nutritiva, que pode ser adquirida em casas agropecuárias, sendo também comercializada pela empresa fabricante do kit.

Construir em Casa seu Kit de Hidroponia

Como sistema de hidroponia é bastante simples, você pode fazê-lo em casa mesmo, ocupando o espaço que tem a disposição, usando para isso os materiais simples de encontrar. Entretanto, fique atento para saber que nem toda horta hidropônica é simples e barata. O sistema mais em conta de ser fabricado é o NFT, também podendo ser montado em Aeroponia.

Para montar um sistema hidropônico pequeno é necessário saber das coisas que constituem o mesmo, desta forma se pode dominar a técnica e conceber todas as transformações e melhorias que forem imprescindíveis.

Componentes Principais do Sistema Hidropônico Feito em Casa

a) Canal para o cultivo: Esse é o lugar onde as raízes terão seu desenvolvimento e ainda por onde será levada a solução nutritiva. Ele pode ser feito a partir de diferentes tipos de materiais, sendo que o mais habitual é a utilização de canos de PVC com espessura de 75 mm. O material é bem simples de ser encontrado, o manuseio é fácil e ainda bem barato.

b) O Reservatório: É o local onde fica guardada a solução nutritiva que se move através das raízes das hortaliças. Para essa área também podem ser usados diversos materiais, como um galão de água. É fundamental que o reservatório seja escuro, para não deixar que a luz ultrapasse e chegue à solução nutritiva.

c) Bomba: A bomba é usada para fazer o transporte da solução nutritiva de um lugar ao outro. Para o sistema hidropônico caseiro, é usada uma bomba que possa bombear cerca de 100 litros por hora, sendo isso, o suficiente. A bomba pode ser facilmente encontrada em agropecuárias e com preço acessível.

d) Tubulação transportadora: É um cano ou mangueira que fica ligada a bomba, para fazer o transporte da solução indo do reservatório ao canal de cultivo.

e) Timer ou Temporizador: É usar para fazer o controle de acionamento da bomba, já que o fluxo das substâncias não necessita ser constante, por isso, o temporizador desliga e liga a bomba durante intervalos de aproximadamente 15 minutos.

f) Bancada: Para sustentar os canais de cultivo é preciso que se construa uma bancada. Ela pode ser fabricada de tubos de PVC ou de madeira. Além disso, os canais de cultivo podem ser inseridos numa parede ou num muro, deixando de lado a bancada.

O Modelo de Hidroponia caseiro pode ser consultado no site abaixo:

http://tudohidroponia.net/hidroponia-em-casa-como-fazer/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *