Como Plantar Goiabeira

A goiaba é uma fruta tropical muito conhecida de nós brasileiros. O seu uso é para diversos alimentos, principalmente doces e saladas de frutas. O cultivo dessa planta é bem simples, mas precisa de algumas atenções especiais. Se você quer plantar uma goiabeira em casa, mais abaixo encontrará algumas dicas importantes para esse processo ser bem sucedido.

Características da Goiabeira

A goiaba é uma fruta da goiabeira e cientificamente recebe o nome de Psidium guajava, estando entre as espécies da família das Myrtaceae. Elas são cultivadas em diversos lugares do mundo inteiro, mas a sua origem é da América Central e da América do Sul. Devido a popularidade ser grande dessa planta, você a encontrará com outros nomes populares apesar de nenhum ser mais conhecido que a goiaba. São alguns destes: Araçá das almas, Araçá mirim, Araçaíba, Goiaba maçã, Guaiaba, Guaiava, Guaiba, Guava, Guiaba, Mepera, entre outros.

A goiabeira quando é bem cultivada pode chegar até 12 metros de altura. Seu ciclo de vida é perene, o que significa que ela demora um pouco mais que outras plantas para completá-lo fazendo com que encontremos sempre folhas, flores e frutos brotando durante o ano inteiro. O que não é um fato desfavorável já que a goiaba é uma fruta deliciosa.

A flor da goiabeira não é a parte mais popular da planta, já que as frutas tomam por completo essa popularidade, mas elas possuem uma beleza bem singular. São pequenas, brancas e se formam com longos e numerosos estames. São axilares e hermafroditas. Geralmente elas brotam na primavera e somente nos ramos que foram produzidos pela planta naquele mesmo ano.

Sobre As Goiabas

As goiabas são frutos bem tropicais do tipo baga. Elas têm um formato ovóide, com uma casca bem fina e comestível, sempre na cor verde e que ficam amarelas quando a fruta está por total amadurecida. A sua polpa tem uma textura muito delicada, de sabor doce e é bem perfumada. Geralmente a cor é rosada, mas pode ser bem vermelha quando amadurecida ou branca dependendo da variedade de goiaba que você consome. A fruta ainda apresenta algumas sementes que são bem duras, mas que não atrapalham na ingestão da goiaba e não são prejudiciais caso as comemos.

Você encontrará na goiaba uma série de vitaminas, sendo a sua maior riqueza a vitamina C, onde a cada 100 gramas de goiaba você tem 218 mg de vitamina C. Já foram feitos diversos testes e pesquisas com a fruta e outras partes da planta para comprovarem a sua eficiência no tratamento de problemas de saúde, principalmente a disenteria e inflamação da garganta.

Pragas e Doenças

Sobre o plantio, vamos começar com as pragas e doenças da planta porque é bem comum você encontrar esse tipo de problema na goiabeira. A mosca das frutas e outras Mirtáceas são bem comuns nessa planta, tanto que as últimas receberam o nome popular “bicho da goiaba” ou “bicho da goiabeira”. Esse nome é aplicado à larva deste inseto e acomete mesmo as plantas bem cuidadas. O que vai prejudicar é a falta de manutenção depois de descoberto este problema.

Para que você não tenha problemas com o bicho da goiabeira, indicamos que ensaque todos os frutos durante o seu crescimento. Quando você perceber frutos rachados, podres e caídos, a melhor solução vai ser retirar aqueles que ainda estão na planta e, juntamente com os que estão ao redor da árvore, devem ser enterrados para a praga não se espalhe sobre o restante. O tratamento do bicho da goiabeira se dá através de pesticidas naturais que podem ser aplicados sobre a planta em dosagem certa.

Informações Gerais Sobre O Cultivo da Goiabeira

A goiabeira deve ser cultivada em locais com maior acesso ao sol, com solos bem férteis e com boa capacidade de drenagem já que a planta não se desenvolve bem em ambientes muito encharcados, mas precisa de uma certa umidade para crescer saudável. Esta árvore é bem rústica então você não precisará tomar algumas precauções comuns de qualquer planta, já que ela é bem resistente.

Desenvolve-se na maioria dos tipos de solo e também consegue vegetar em uma ampla faixa climática que passeia desde regiões com clima equatorial até o subtropical. Quando elas são bem cultivadas podem produzir até 100 quilos de goiabas por ano, o que é uma quantidade bem favorável á consumo para quem gosta de fruta. A multiplicação é feita através das sementes da fruta, mas principalmente por enxertia e estaquia.

Como Plantar Goiaba

Preparamos um pequeno passo a passo sobre como você pode plantar a goiaba.

Passo 1: Você deve começar preparando o solo para cultivar a goiabeira. Faça uma aração bem profunda com uma ou duas gradeações. Se sentir necessidade você pode espalhar um pouco de calcário ao solo após esse processo. Indicamos o cultivo a partir de mudas, pois as sementes levam anos para completar o estado vegetativo e nesse período não são produzidos frutos.

Passo 2: Nesse segundo passo você precisa equilibrar o pH do solo e deixá-lo entre 5,5 e 6,8. Se você está em uma região com muita chuva com certeza esse processo será facilitado. O terreno deve ser plano ou levemente inclinado. Locais onde as terras são pantanosas e muito encharcadas não conseguirão germinar a goiabeira.

Passo 3: Depois de colocar a primeira muda, determine o espaçamento entre outras caso vá plantar mais de uma goiabeira. A distância entre uma goiabeira e outra é de pelo menos 3 metros para que ela consiga todo o espaço que precisa para se desenvolver completamente.

Agora é só fazer a manutenção da planta para ela crescer bem.

Dicas Sobre O Plantio da Goiabeira

A produção da goiabeira acontece durante o ano inteiro, mas de janeiro a abril ela é intensificada. Nesse período com certeza muitas goiabas serão produzidas e indicamos que você colha três vezes por semana, não mais que isso. Retire também somente os frutos que estão completamente desenvolvidos.

É importante você fazer podas para a formação, condução e limpeza da goiabeira. Isso vai evitar o aparecimento de pragas e doenças, principalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *