Como Plantar Um Pé de Berinjela

Vamos Conhecer Um Pouco Mais Sobre A Berinjela.

Se alguém disser que conhece uma receita muito boa para ser feita com o fruto da Solanum melongena, (família das solanáceas) aposto que quase ninguém vai saber de que se trata. Pois é, esse nome estranho é dado à planta cujo fruto é a nossa conhecida berinjela. Outra coisa curiosa também sobre a sua origem é que ela pertence à família do pimentão (tem quem diga que ela pertence a família do tomate e do jiló). A maioria juraria que ela teria “parentesco” com a família do jiló.  Pois bem, vivendo e aprendendo. Aprendendo um pouco mais, a berinjela  é originária da Índia e lá, ela começou a ser cultivada para ser utilizada na ornamentação. Só chegando à Europa no século XIII.

Embora a berinjela que quase todos conhecem seja de cor roxa, existem outros tipos desse fruto. Entre eles os mais comuns são: o roxo, o vermelho-escuro e ainda o de cor branca, embora, esse seja mais raro.

Pé de Berinjela

Pé de Berinjela

Já se sabia que ela é rica em proteínas, em vários tipos de vitaminas (A, B1, B2, B5, C), em fósforo, magnésio, ferro, potássio, cálcio, e alcalóides. E, também há bastante tempo são conhecidos os benefícios que ela traz à saúde. Porém, seu consumo atualmente aumentou bastante, depois que estudos feitos por alguns cientistas, comprovaram a eficácia do fruto no combate ao colesterol.

Embora a berinjela seja considerada uma planta de fácil cultivo, alguns detalhes devem ser observados.

A berinjela adapta-se melhor em climas mais quentes. Portanto, ela não se desenvolve bem em locais com temperaturas baixas. É uma planta que não se adapta bem ao frio, excesso de chuva e nem em geadas, principalmente na época em que ela está se preparando (floração)  para os frutos.

Em regiões onde a temperatura é alta (tropical e subtropical), ela pode ser plantada em qualquer época do ano. (seu desenvolvimento será melhor se for plantada entre a primavera e o outono). Mas, em locais com temperaturas mais baixas como o hemisfério norte, seu plantio deve ser entre os meses de setembro a fevereiro. E, o seu desenvolvimento não será igual aos de regiões quentes.

Onde Plantar?

Para cultivar a berinjela não é preciso uma grande extensão de terra. Se as mudas ou sementes forem de boa qualidade e o produtor fizer o plantio da maneira correta, observando inclusive o clima e a época certa para o plantio, em uma pequena área ele conseguirá um bom resultado com a plantação.

Saiba Mais

Saiba Mais

Para a berinjela do tipo de porte pequeno, podem ser deixados espaços de 1,2 X 0,8 metro entre a plantação de uma muda e outra. Mas, se forem do tipo que crescem mais (os mais conhecidos e cultivados), o espaço entre as plantas precisa ser maior. Portanto entre as mudas deve haver no mínimo 1,5 X 1 metro de distância.

Existe um tipo de berinjela que pode ser plantada em vasos. Porém, os frutos desse tipo são menores.

Como Plantar A Berinjela?

Escolha do Solo

Para se plantar a berinjela, escolha o solo adequado. Ele deve ser fértil, possuir profundidade suficiente para as raízes da planta, porque as raízes da berinjela podem atingir aproximadamente 1 metro de profundidade (por isso o tipo comum não se adapta em locais rasos como os vasos e as floreiras), o solo também precisa ser drenado e dispor de bastante nitrogênio.

Luminosidade

Como a berinjela precisa de muita luminosidade, é recomendável que ela seja plantada em local onde ela esteja algumas horas por dia sob a luz direta do sol.

Preparação das Mudas

O cultivo da berinjela pode ser feito através de mudas ou de sementes. Para conseguir bons resultados com o seu plantio a partir de sementes, você pode começar estimulando o brotamento. Basta colocar as sementes de berinjela em uma vasilha de água morna por um dia. Depois desse tempo retire as sementes da água e plante-as em sementeiras bem adubadas. (Você pode utilizar até copos de papel ou bandejas de isopor como sementeiras) Elas devem ficar na sementeira até que as mudas alcancem cerca de 10 cm de altura.

Cuidados: é preciso atenção para evitar a presença e a propagação de ervas-daninhas e insetos no canteiro de mudas.

Plantio

Quando as mudas apresentarem de seis a sete folhas, poderão ser levadas para o plantio definitivo. Nesse procedimento é preciso cuidado. Não remova as mudas quando o sol estiver quente e observe que o solo deve estar molhado na hora da remoção.

Como as raízes da berinjela normalmente se enrolam, procure fazer a remoção das mudas para o local onde elas deverão ser plantadas definitivamente, antes que isso aconteça.

Observe bem a profundidade da cova feita para a plantação da muda. Ela não deve ser plantada em uma profundidade menor do que aquela de onde foi retirada. A berinjela é uma planta muito sensível. Por isso, qualquer pequeno deslize durante todo o processo de seu cultivo, pode alterar a sua produtividade, por conseguinte o resultado de sua colheita.

Às vezes dependendo do tipo, a planta pode alcançar uma altura superior a 1 metro. Como seu caule semilenhoso não é tão forte e seus frutos não são tão leves (embora, 50% do fruto da berinjela é composto de ar), em algumas vezes a planta precisa de cuidados extras. Ou seja, ter seu caule amarrado a uma estaca para não vergar.

Embora a berinjela seja uma planta perene, sua vida é relativamente curta.

Irrigação: a planta precisa de irrigação frequente , irrigue inclusive as mudas. Porém, o solo não pode ficar encharcado.

Colheita

Quem aprecia o sabor desse fruto pode desfrutar de sua presença à mesa durante o ano todo. Porque, a berinjela pode ser colhida de janeiro a janeiro. Sendo que a primeira colheita, após o plantio, pode ser feita entre 60 a 90 dias depois do transplante das mudas. Geralmente, tendo sido observado todos os cuidados, durante o plantio, em cada planta pode-se colher 15 berinjelas. Tenha cuidado com os frutos durante a colheita.

A berinjela é uma planta que pode produzir por alguns  anos. No entanto, a produção é maior no primeiro ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Obrigado, Foi de grande ajuda.

    Virginio Antonio Melchior 5 de outubro de 2014 11:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *