Como Proteger a Horta de Chuvas Fortes e do Sol de Verão

Quando verão está para chegar quem cultiva e tem plantas em casa, começa a pensar como fazer para proteger a horta do sol quente e das chuvas típicas da estação. Apesar de que, nos últimos anos, a preocupação está tendo que ser maior com o sol forte e menos com a chuva, que parece estar diminuindo cada vez mais. Porém, quando cai, normalmente, nesta estação do ano, é bem forte e pode causar grandes estragos em uma horta.

https://www.youtube.com/watch?v=w4UBNNHxN18

A explicação é bem simples, o excesso do sol e a estiagem faz com que as chuvas sejam fortes nessa época e isso é sim, o suficiente para interferir no desenvolvimento das plantas que estão no quintal ou da hortaliças. Porém, os jardineiros mais experientes nos ensinam que é possível buscar meios de proteger as plantações tanto contra as chuvas fortes quanto ao sol de verão. Veja dicas! 

Sobre a Drenagem Nessa Época do Ano

Se estamos esperando por dias de muita chuva e muita água, uma das formas mais simples de defender a sua horta é na hora do cultivo. Vasos e canteiros devem ser preparados com uma boa drenagem. O processo deve facilitar a absorção da água em excesso, característica do verão, e dessa forma, evitará o que certamente faria suas plantas morrerem que é o encharcamento das raízes.

No caso da jardineira, o conselho é criar uma camada de bolinhas de argila. Sobre ela coloque uma manta de drenagem e a terceira e última camada deve ser de uma mistura com a seguinte medida: um terço de areia para dois terços de terra vegetal.

Lembre-se que a escolha dos vasos também faz toda a diferença quando estamos falando dos dias quentes do verão. A melhor opção é escolher os vasos feitos em material que os torna mais frescos, como o cimento e a cerâmica. Enquanto, é melhor evitar os de metal ou de plástico. Considere outro detalhe também em relação aos vasos, os maiores seguram melhor a umidade do que os pequenos.

Drenagem: Canteiros

Falamos nos vasos, agora vamos falar nos canteiros, que é quando a horta é feita diretamente no solo. A primeira dica é sobre a elevação, faça um “monte” de terra que fica com elevação de pelo menos 10 centímetros do solo, isso garante a boa drenagem do que for plantado.

Como a Distribuição das Hortaliças Pode Ajudar a Combater os Problemas de Verão

Não é somente com a drenagem que você deve se preocupar para proteger a horta de chuvas fortes e do sol de verão, a distribuição das hortaliças também é uma forma de evitar problemas. Se trata de uma medida importante para evitar estragos.

Normalmente, quando se faz o cultivo em outras épocas, as mudas são colocadas com uma certa distância, porém, durante o verão é melhor que esse espaço seja menor. Outra dica é colocar plantas de porte de árvore, como é o caso da pimenta, do manjericão e da couve próximas daquelas espécies de menor porte. É um modo de criar uma atmosfera de microclima, uma planta estará ajudando a outra a vencer as chuvas fortes e também os dias muito quentes. 

A Nutrição Para Ajudar no Período de Verão

Já falamos de drenagem e de distribuição de hortaliças, agora vamos falar de nutrição, outro ponto importante para ajudar a proteger a horta de chuvas fortes e do sol de verão.

Aliás, quando o assunto é nutrição das plantas, o assunto deve ser observado em cada uma das estações do ano, respeitando as particularidades de cada período.

No verão, o metabolismo das plantas acelera, na prática significa que elas passam a precisar de mais energia. Por isso, para atender as necessidades das plantas, neste período, o ideal é oferecer nutrientes de forma balanceada e controlada. Você pode consultar em uma loja de jardinagem, os produtos melhores para dar as suas plantas, o que elas precisam. 

Como Criar Uma Estrutura de Proteção

Uma outra maneira de proteger a sua horta do sol forte e também das chuvas de verão, que costumam vir com tudo, é montando um sistema de cobertura. Pode parecer complicado, mas não é, basta usar estacas de bambum fazendo toda a volta da horta e terminar cobrindo com uma rede de nylon, a específica se chama sombrite. Em lojas especializadas você as encontrará facilmente.

Falando da Irrigação

Não é porque se está protegendo a horta das chuvas fortes que ela não precisará de água. Nenhuma horta poderá ficar sem receber água e por isso, a irrigação é sempre importante, que deve ser feita na “medida” certa, evitando que as hortaliças ficam com as raízes encharcadas.

Com o forte calor, o conselho é molhar as plantas logo de manhã cedo e no final da tarde, quando necessário irrigar duas vezes no mesmo dia. Em momento de picos de sol, nem pensar. 

Outras Dicas Para Proteger a Horta: Confira

  • Quando as plantas ficam sob o sol muito forte por um longo período será necessário buscar sombra para elas. Como falamos, a opção pode ser o sombrite ou tecido de polipropileno, facilmente encontrados em lojas que vende produtos de jardinagem. Ambos conseguem proteger até 70% da passagem dos raios solares.
  • Muita atenção a como está reagindo o solo e a drenagem, se você observar que está se acumulando água, será necessário mexer e corrigir, antes que a suas plantas tenham as raízes apodrecendo.
  • Com temperaturas recordes que estamos vendo por aí, nesse verão e nos anteriores, a planta vai precisar de mais água, assim como nós, elas precisam se hidratar. Mas, antes, sempre confere se a terra está molhada. Já as folhas devem ser refrescadas com água em vaporizadores.
  • Fique alerta, porque as chuvas de verão acabam levando mais doenças para as plantas, como os fungos na horta. Para evitar que isso aconteça, pode os galhos, coloque tagetes, que servem como uma espécie de repelente.
  • A cada três meses, não importa a estação do ano e como está o tempo, as hortaliças devem receber nutrientes, deve ser feita a adubação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *