Como Usar o Confrei Como Fertilizante

O confrei é uma plantinha que pode fazer verdadeiro milagres no que diz respeito ao cultivo de outras espécies em volta. O principal motivo é porque ela serve como um fertilizante natural, fazendo você evitar compostos químicos que podem prejudicar a sua plantação e o meio ambiente também. As folhas do confrei são usadas desde muito tempo para a produção de chás a fim de tratar algumas doenças gastrintestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorróidas, tosses e várias outras de uma forma mais caseira e sem precisar recorrer a um especialista de alto escalão. As receitinhas davam super certo, mas sempre existe um porém…

Como Usar o Confrei Como Fertilizante

Como Usar o Confrei Como Fertilizante

Novas Descobertas

O confrei pode ser uma plantinha muito útil mas estudos recentes confirmaram que ela pode ser prejudicial ao ser humano quando consumida via oral. O consumo do confrei pode trazer consequências graves para o f´pigado, causando câncer e o aparecimento de tumores malignos. ” Pode levar a uma doença veno-oclusiva hepática e a casos de insuficiência do órgão e causar o aparecimento de tumores malignos no fígado, nos brônquios e na bexiga, não sendo recomendado o seu uso por via oral” dizem os médicos que chegaram a esta desastrosa conclusão.

Os Nomes Populares Do Confrei

A planta pode ser nomeada de diversas formas e abaixo você confere todos os nomes populares que esta plantinha possui:

  • confrey
  •  consólida
  • consólida-do-cáucaso
  • consolda, consolda-maior
  • consolda-menor
  • consólida-maior
  • capim-roxo-da-rússia,
  • erva-do-cardeal
  • grande-consolda
  • leite-vegetal-da-rússia
  •  língua-de-vaca
  • orelha-de-asno
  • orelha-de-burro
  • orelha-de-vaca
  • Consuelda (espanhol)
  • grande consoude (francês)
  • comfrey (inglês)
  • consolida maggiore
  • sinfito (italiano)

Fertilizante Natural

A principal características do confrei é que ele pode ser usado como fertilizante natural para um jardim orgânico. Segundo especialistas que indicam o confrei como fertilizante: ” É muito enraizada e atua como um acumulador dinâmico, que recolhe uma série de nutrientes do solo. Estes são depois disponibilizados através do seu rápido crescimento das folhas (até 2,5 kg por planta por corte) que, por falta de fibras, quebram-se rapidamente em um líquido preto grosso.

Também não há risco de roubo de nitrogênio quando confrei é cavada no solo porque a razão C: N das folhas é menor do que o composto bem-apodrecido”. O confrei também é uma ótima fonte de potássio. O potássio (K) é um nutriente essencial das plantas que faz super bem para o desenvolvimento de flores, sementes e produção de frutos. Os especialistas confirmam: “Suas folhas contêm 2-3 vezes mais potássio do que estrume, extraído das profundezas do subsolo, batendo em reservas que normalmente não estariam disponíveis às plantas”. Por isso, pode confiar que ele é realmente um ótimo fertilizante!

Diversas Maneiras

O confrei pode ser usado de diversas maneiras como fertilizante. Abaixo, você aprende quais são elas. Aproveite para testar no seu jardim!

  1. Confrei em batatas: Para as batatas, o confrei deve estar recém cortado e murchinho, deixando que ele fique neste estado por um dia ou dois. Depois que ele estiver nessas condições, coloque-o ao longo das trincheiras do seu cultivo de batatas com cerca de 1 centímetro de profundidade. Não use haste para florescimento nesse caso, pois as raízes do confrei são profundas. Profissionais atestam: “As folhas vão dividir rapidamente e oferecer fertilizantes ricos em potássio para as plantas de batatas em desenvolvimento.”
  2. Ativador de composto: Neste caso, basta incluir algumas camadas de 5 a 7 cm de profundidade de confrei na pilha de compostagem a fim de incentivar a atividade bacteriana e ajuda a aquecer a pilha formada pronta para cultivo. Mas cuidado! O confrei não deve adicionado em grandes quantidades pois ele irá se decompor rapidamente. Ele irá se tornar um “líquido escuro de lamas de depuração que precisa ser equilibrado com material mais fibroso, rico de carbono”, segundo os próprios especialistas.
  3. Confrei como adubo liquido: Pode ser produzido, deixando -o em meio a água da chuva por no máximo de 4 a 5 semanas para produzir um “chá de confrei para usar no cultivo como fertilizante ou pelo empilhamento de folhas secas que deverá ser armazenado em um recipiente com um buraco na base. Quando as folhas se decompõem, um concentrado de confrei grosso e preto é coletado. Este deve ser diluído em 15:1 antes de usar”.
  4. Mulch: “uma camada de 5 cm de folhas de confrei colocadas ao redor de uma cultura lentamente vai quebrar e liberar nutrientes para as plantas” dizem os profissionais da área.   “É especialmente útil para as culturas que necessitam de extra potássio, como o tomate, e os arbustos também de frutas como cassis e groselha”.

Como estamos falando de tomate, aprenda agora a fazer o seu confrei para um tomateiro mais bonito e saudável:

Passo a Passo

Passo a Passo

Passo a Passo

  1. Colha o confrei: Uma vez que você tenha cultivado a plantinha em seu jardim, é hora de recolhe-la para fertilizar a sua horta orgânica. Você poderá colhe-la em diversas estações do ano e a cada dia. Recorte as folhas e junte-as.
  2. Coloque o confrei em um recipiente: Neste caso o recipiente mais indicado é um balde com tampa. Para os tomateiros, o ideal é o que o confrei esteja líquido. Encha bem o balde com a plantinha.
  3. Aperte bem as folhas com a ajuda de um tijolo ou pedra para que elas fiquem bem amassadinhas.
  4. Não use água para deixar o confrei liquido. Ele apodrece e deixa um mau cheiro horrível, embora muitos recomendem o uso da água.
  5. Tampe o confrei para manter insetos e a chuva fora do alcance
  6. “As folhas de confrei vão demorar algumas semanas para apodrecer – você pode manter-se checando os progressos, mas espere que aconteça cerca de 6 semanas antes da decomposição terminar”. Segundo profissionais, este é um passo super importante!
  7. Escorra o fertilizante já liquido.  “Ele vai parecer um pouco como um xarope de cor castanha escura, e terá um odor fraco”.
  8. As folhas apodrecidas que sobrarem podem ser adicionadas a compostagem sem problema algum!
  9. Se uma nova safra de folhas foi produzida pela sua muda de confrei, você pode começar tudo de novo e fazer isso para outros cultivos orgânicos.
  10. “Seu confrei líquido deve ser diluído em água antes do uso em 15:01. Ele é rico em potássio, e um excelente adubo para flores, tomateiros e pimenteiras” segundo as dicas dos especialistas.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • posso usar o confrei como adubo em meio a plantação de pimenta do reino ?

    antonio alvarenga 13 de março de 2014 23:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *