Corações Emaranhados: Planta Da Família Das Asclepiadacea

Quando se fala em coração, logo lembramos do simbolismo romântico que algo traz. Com essa trepadeira não deixa de ser diferente apesar de que o nome foi dado devido o formato da folha dessa espécie. Por ser uma planta incomum mas bem bonita, vale muito a pena ter um exemplar dessa espécie em seu jardim. Vamos aprender mais sobre ela então?

Se você gosta de jardinagem, com certeza vai adorar essa espécie e vai poder perceber como é fácil cultivar, desde que você tenha as condições mínimas para o cultivo. Mais abaixo você encontrará não apenas a melhor forma de cuidar da sua Corações Emaranhados, mas também algumas de suas principais características para que você possa conhecer mais sobre a planta e entender determinados comportamentos da sua planta.

Corações Emaranhados: Planta Da Família Das Asclepiadacea

Corações Emaranhados: Planta Da Família Das Asclepiadacea

Ficha Técnica

A planta Corações Emaranhados pode chegar até 4 metros de altura quando bem cultivadas e o seu tamanho mínimo é de 2 metros, então para ter essa espécie de planta em seu jardim, é recomendado que você tenha um bom espaço para plantar essa espécie. Como é uma trepadeira, esse espaço deve ser não apenas na lateral mas também na altura para que a sua planta não fique comprimida e perca a sua beleza natural .

Cientificamente essa planta é chamada de Ceropegia woodii e está esntre as espécies de plantas da família das Asclepiadaceae. A sua origem é do continente africano, mais precisamente da África do Sul, Suazilândia e Zimbábue. Apesar de ser desses locais, você ainda vai encontrar a corações emaranhados em diversos outros locais ao redor do mundo e devido a isso, alguns outros nomes populares podem ser dados à planta. Essa espécie está categorizada como uma bulbosa, além de planta trepadeira e tem ciclo de vida perene, o que significa que os ciclos de brotação demoram mais tempo para acontecer, o que pode levar até 2 anos e sendo assim, você terá sempre folhas e flores nascendo durante o ano inteiro.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Talvez as folhas sejam o maior atrativo dessa planta, sendo o motivo inclusive da Corações Emaranhados receber esse nome. As folhas dessa espécie têm o formato de corações, são bem suculentas, colocadas opostas e com uma cor sempre verde musgo com alguns detalhes marmorizados em prata na parte superior e na cor roxa na parte inferior.

A floração da planta corações emaranhados acontece basicamente nos meses mais quentes do ano e as suas flores têm a forma de um vaso pequeno com a cor um pouco rosada na corola e as pétalas em roxo mais puxado para a cor púrpura. Os frutos da planta são pequenas vagens e têm sementes bem achatadas que quando ficam maduras caem com muita facilidade e ajudam na multiplicação da planta.

Os corações emaranhados são plantas bem decorativas não apenas pelo seu formato mais especial, mas pela facilidade de cultivo. Elas podem ser usadas para decoração tanto de ambientes internos como externos e quando são cultivadas em grupos maiores contendo mais de cinco mudas, ainda dão um efeito mais especial.

Você deve atentar-se apenas sobre manter a sua planta em local onde receba sol muito quente durante o dia todo, principalmente sob o sol de meio dia. O ideal é que você proteja a sua planta durante esse horário para sua planta não secar e morrer. Se você deixar a sua Corações Emaranhados ao ar livre, a planta vai atrair muitos beija-flores.

Como Cultivar

O cultivo da Corações Emaranhados é bem simples. Você deve manter a sua planta sob a meia sombra ou sobre a sombra completa e como citamos mais acima, evitar que a sua Corações Emaranhados fique exposta ao sol quente para não morrer. O substrato deve ser sempre leve, com boa capacidade de drenagem, enriquecido com matéria orgânica e as regas devem ser feitas com intervalos irregulares para não encharcar demais a sua planta.

Evite deixar o solo ou até mesmo a sua planta muito úmida porque ela não vai resistir locais muito encharcados. A Corações Emaranhados consegue passar por um pequeno período de estiagem de chuvas e de seca, mas evite deixá-la muito tempo sem água. Durante o inverno é indicado que você reduza as regas porque nesse período a planta entra em um estado de dormência e vai acumular água em sua estrutura. O intervalo entre as regas deve ser de no máximo 1 (UMA) semana.

A multiplicação é feita por estaquias e também por sementes.

Não existe a necessidade de podar a Corações Emaranhados, mas se você deseja limitar mais o comprimento dos ramos da planta, isso pode ser feito sem nenhum problema. A mistura da terra para plantar a Corações Emaranhados é bem fácil de se fazer bastando apenas que você misture 1 (UMA) parte de terra comum de jardim, com 1 (UMA) parte de areia grossa de construção, com  1 (UMA) parte de composto orgânico e 1 (UMA) parte de terra vegetal.

A fertilização também é bem simples, bastando aplicar a mistura todos os meses mas somente durante a primavera e o verão. A mistura pode ser feita com fertilizante do tipo NPK com formulação de 04-14-08. Você deve colocar 1 (UMA) colher de sopa para os vasos pequenos e 3 colheres para os vasos grandes. Evite colocar essa mistura junto ao caule da sua planta.

Pragas e Doenças

Como todas as plantas, a Corações Emaranhados também não está livre de doenças e pragas. Nem sempre esses problemas são ocasionados por falta de cuidados e muitas vezes, é exatamente o contrário. Uma das pragas mais comuns desse tipo de planta são as formigas cortadeiras que estragam as folhas e os brotos. Para eliminar essa espécie de formiga você pode usar iscas formicidas que geram um resultado rápido e bem eficiente.

Os pulgões também aparecem com muita facilidade, sugando a seiva da sua planta e deixando as partes atacadas danificadas ou até mesmo mortas. Eles atacam principalmente os brotos que estão nascendo e as folhas. O melhor remédio para esse caso é a calda feita com fumo e aplicada diretamente na sua planta.

Independente do problema que acometeu a sua planta, se você não sabe exatamente como tratar, corte um pequeno pedaço da sua planta que está infectada e se dirija rapidamente a uma loja da jardinagem mais próxima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Cultivo o caraçao emaranhado roxo, mas já vi fotos na net e uma espécie branca! Gostaria de encontrar mudas dessa espécie branca, voces possuem sementes ou mudas?

    Denize 22 de setembro de 2014 15:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *