Cultivo da Urtiga: Propriedades da Maravilhosa e Mal Amada Planta

A urtiga é uma planta temida, pois ela é conhecida por “queimar” as mãos de quem a pega e todos nós, em algum momento, já ouvimos histórias, principalmente de pessoas do interior, que se acidentam com urtigas. Ela, na verdade, causa uma sensação de ardência no local atingido e fica bastante irritado, bem parecido mesmo com uma queimadura de primeiro grau. Os mais antigos diziam que essa planta, bem comum em florestas fechadas, queimava quem a tentava destruir, mas isso na verdade não passa de uma lenda e o que queima na verdade, é um ácido encontrado nos pelos das folhas. Sempre que existe algum tipo de pressão nas folhas, por mais leve que seja a planta logo expele esse ácido e arde bastante a área atingida. Mas o que poucas pessoas sabem, é que essa planta tem propriedades medicinais riquíssimas. Claro que para ser utilizada é preciso todo um manejo bem especial, pois o ácido que a planta expele pode prejudicar em caso de contato com a pele. Então para tirar todas as lendas existentes sobre a temida urtiga então vamos conhecer essa planta e seus inúmeros benefícios?

De Onde Vem a Urtiga?

A urtiga é uma planta de origem europeia e asiática e está entre as plantas mais antigas do mundo quando o assunto é utilidade para o homem. Não existe registro certo, mas estima-se que em aproximadamente 4000 e 3000 A.C. as fibras dessa planta eram utilizadas para a fabricação de roupas e papel. Outro registro histórico conta que os soldados romanos esfregavam a urtiga em seu corpo para suportarem as baixas temperaturas dos acampamentos de guerra. Alguns anos depois, essa planta era comumente utilizada na fabricação de redes de pesca e foi quando as suas fibras passaram a ter grande importância, principalmente em países como a Noruega e Escócia onde os nativos utilizavam dessa fibra para fabricação de lençóis, toalhas de mesa e de banho já que na época, a fibra mais utilizada era o linho mas não apresentava tanta resistência quando as fibras da urtiga.

De Onde Vem a Urtiga?

De Onde Vem a Urtiga?

Como Cultivar a Urtiga

Essa planta prefere terrenos bem úmidos e frescos e sem muita exposição ao sol. Ela é muito comum em bosques e florestas fechadas, principalmente de áreas onde chove com frequência. Para plantar, você pode utilizar suas sementes ou os pés com as raízes, pois a planta de adapta facilmente em qualquer tipo de terreno e temperatura. É tão resistente que consegue suportar temperaturas de até 45 graus negativos. É uma planta que praticamente se cultiva sozinha. Como já falamos, ela adora terrenos úmidos e se for um solo com estrumes, se expande mais facilmente. Ela se reproduz tão rapidamente que é considerada uma erva daninha e por outro lado, é uma planta utilizada para testar solos de terrenos desconhecidos, onde a partir do crescimento da urtiga pode-se equiparar para a plantação de outras sementes de espécies diferentes.

Propriedades Medicinais

Poucos reconhecem, mas essa planta tem excelentes propriedades medicinais tanto no tratamento de massagens como de ingestão. É uma espécie de planta riquíssima em vitamina C, ferro, magnésio e outros elementos metálicos importantes para o nosso organismo. A urtiga também é diurética e um ótimo adstringente. Sim! A planta que mais tememos tocar, é um tratamento maravilhoso para a nossa pele, mas claro que é preciso todo um preparo para que possamos utilizá-la. Uma das propriedades mais conhecidas da urtiga, principalmente por quem gosta de acampar ou faz algum tipo de treinamento em florestas, é de fazer parar qualquer tipo de hemorragia, principalmente as nasais. Mesmo com toda a ardência causada pela planta, o poder de estancar o sangramento, independente do local é impressionante. Quem sofre de artrite ou dores reumáticas, essa também é uma grande aliada. Além de ajudar a descongestionar as articulações travadas pelas doenças, ela alivia as dores causadas por um longo tempo.

Propriedades Medicinais

Propriedades Medicinais

Além dessas, existem outras propriedades medicinais da urtiga como:

  • Estimulante do aparelho digestivo, fígado e pâncreas.
  • Anti radicais livres.
  • Anti seborréica e anti séptica.
  • Antioxidante.
  • Bactericida.
  • Estimulante.
  • Hipoglicêmica.
  • Revitalizante.
  • Tonificante capilar.
  • Afrodisíaco.
  • Vasoconstritora, entre outras.

A forma de utilização da urtiga vai variar muito de acordo com a função dada. O jeito mais comum de consumir a planta é através de chá que pode ser preparado através de infusão e ingerido algumas vezes ao dia.

Propriedades Medicinais

Propriedades Medicinais

Receitas com Urtiga

Anticaspa

Como Fazer:

Coloque em uma tigela o equivalente a 01 (uma) mão de urtiga e cubra com álcool a 40º e deixe marinando por 02 dias. Após esse período, coe o líquido e despeje no couro cabeludo seco. Repita duas vezes por semana até suas caspas saírem por completo.

Chá de Urtiga

Como Fazer:

Coloque 01 (uma) colher de sopa de folha de urtiga em uma panela com 01 litro de água fervente. Tampe a panela bem e deixe em infusão por pelo menos 15 minutos. Após esse período você deve coar bem e beber 2 ou 3 vezes por dia. O chá pode ser tomado quente ou frio, dependendo da sua preferência no momento. Esse chá tem função drenante, estimulando o funcionamento do aparelho digestivo, fígado e pâncreas, regenera os tecidos dos rins e ajuda a aliviar os cálculos renais. Ele pode ainda ser utilizado com diurético.

Sopa de Urtiga

Como Preparar:

Escolha algumas folhas de urtiga, de preferência as mais novas e verdinhas. Lave-as bem e coloque em uma panela com um fio de azeite em fogo baixo. Após cozidas acrescente, algumas batatas cruas cortadas como preferir e alho cortados também de acordo com sua preferência. a quantidade de alho e batata vai ao seu gosto. Acrescente um pouco de água e deixe cozer novamente.  Sirva quente ou fria. Quando se encontra alguma receita de urtiga onde indica-se a ingestão da planta, teme-se logo o poder urticante tão característico da espécie. Nesses casos, não deve-se ter receio do consumo da planta pois ao ferver as folhas o cozimento das mesmas destróis todo o ácido contido e os pelos ficam macios e consumíveis. Portanto vocês podem beber o chá ou a sopa tranquilamente que não sentirão nenhum tipo de queimação ou ardência. Caso busque alguma receita além dessas já citadas, elas podem ser encontradas facilmente com uma pequena busca na internet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho uma dúvida com relação as espécies de urtiga que tenho encontrado. como identificar a urtiga correta para fazer uso medicinal, ou pode ser qualquer uma mesmo?
    existe uma variação de tamanho da planta e das folhas. Podem me ajudar?

    iza 11 de abril de 2014 14:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *