Curculigo

O Curculigo pode ser conhecido também como capim-palmeira e tem origem asiática. Trata-se de uma planta do tipo perene e entouceirada que pode atingir uma altura de 1 metro com as suas folhas tendo origem diretamente do rizoma. Uma planta do tipo clara, alongada, oval e que possui um visual plissado que tem grande semelhança com as folhas de uma palmeira, de onde vem o seu nome popular.

O Curculigo tem flores ocasionais que são pequenas e de um amarelo muito bonito. Contudo, essas flores acabam ficando escondidas entre a sua folhagem de grande exuberância. Uma planta que possui um visual bastante atraente e cheio de estilo.

Como é Feito o Cultivo do Curculigo

O cultivo do Curculigo deve ser feito num local que tenha acesso ao sol pela manhã e com sombra no período da tarde. O desenvolvimento dessa planta acontece num ritmo rápido o que pode representar um problema. Como se trata de uma touceira grande pode causar o abafamento de outras plantas por ter características de uma planta invasiva.

O Solo Para o Cultivo

O solo usado para fazer o cultivo do Curculigo deve ser enriquecido de matéria orgânica e conter umidade moderada. Para que o cultivo seja feito é necessário que o canteiro seja devidamente preparado, para isso o jardineiro deve aerar o solo e adicionar o adubo animal de curral – é importante que esteja bem curtida. A quantidade de adubo deve ser em torno de 1 a 3 kg por metro quadrado. Acrescente composto orgânico.

Mudas

As mudas das plantas devem ser bem misturadas, niveladas e plantadas. Normalmente essas plantas estão em sacos ou baldes especiais de cultivo. Para fazer o cultivo é necessário rasgar esse recipiente e colocar as mudas dentro das suas respectivas covas que devem ter o tamanho do torrão. A muda deverá ser fixada e depois regada, o espaço entre as mudas em linha deve ser de 0,50 cm.

Propagação

O Curculigo é propagado por meio de touceiras e a primavera é o melhor momento para fazer a sua difusão. Para fazer essa propagação o jardineiro deve colocar aproximadamente 100 gramas de adubo animal dentro de um vaso junto com o composto orgânico. Fique atento que é importante fazer a proteção do cultivo por alguns dias.

O Decorrer do Cultivo

Depois de alguns anos que o Curculigo foi cultivado será possível perceber que a sua folhagem irá se tornar um pouco rasgada e com um visual queimado em suas pontas. Nesse momento será necessário fazer uma poda radical das folhas com uma boa adubação usando esterco de vaca que esteja bem curtido, composto orgânico ou então húmus de minhoca. Contudo, fique atento para não usar os três de uma única vez. Após algumas semanas a planta começará a ganhar novas folhas que terão mais resistência e serão mais saudáveis que as anteriores.

Paisagismo

Essa planta pode ter uma importante função no paisagismo, para isso é interessante cultivá-la perto de paredes e muros que recebam sombra durante a tarde. Porém, observe que o Curculigo apenas deve ser cultivado quando não se pretende cultivar plantas que tenham flores, pois essas acabariam sendo sufocadas pela touceira.

O Curculigo tem se tornado uma excelente solução paisagística pelo fato de ter manutenção muito fácil. A folhagem dessa planta é espaçosa e as suas raízes tem brotações laterais que podem dominar o canteiro como um todo, isso garante um belo efeito no final do cultivo. Por isso não esqueça de usar o separador de grama para fazer a delimitação do crescimento do Curculigo.

O Curculigo é uma planta bastante exótica e vistosa que pode ajudar a fazer a diferença no seu jardim. Vale a pena saber mais sobre ela e cogitá-la como uma alternativa para compor os seus espaços verdes.

Planta Rústica

Por se tratar de uma planta rústica, o Curculigo, é indicado para compor jardins com baixa manutenção em que pode ser usado como forração ou mesmo como bordadura. Essa planta ainda pode ser cultivada ao longo de canteiros, muros e caminhos. Ressaltamos que quando for necessário é importante fazer uma poda drástica para que a sua folhagem possa ser renovada. A folhagem é renovada com a poda feita bianualmente. O Curculigo pode ser cultivado em vasos ou em jardineiras.

Curculigo de Java

Como já dissemos a origem dessa planta é asiática, para precisar melhor é da segunda maior ilha da Indonésia, Java. Trata-se de um local com 38 vulcões sendo que alguns deles ainda se encontram em atividade. Uma região que possui clima quente e solo vulcânico com elevada umidade. Uma planta que carrega em si esse estilo exótico que permeia a sua origem.

Família Hypoxidaceae

O Curculigo é uma planta que faz parte da família Hypoxidaceae que pertence a ordem Asparagales. Essa família conta com aproximadamente 220 espécies, pode ser entendida como ervas que possuem as suas folhas alternas. As folhas ainda são basais e numa forma espiralada além de ser linear e inteira cuja nervação é paralelinérvea.

Essa planta tem inflorescência linear cuja forma lembra uma espiga e as flores ficam isoladas. Em geral as plantas da família Hypoxidaceae tem flores que são bastante vistosas e do tipo bissexuadas. Nessas flores o cálice e a corola aparecem juntos e o fruto resultante pode ser do tipo baga ou cápsula.

Distribuição das Espécies Hypoxidaceae

As plantas que fazem parte dessa família tem a sua concentração especialmente no continente africano. Possui uma distribuição destacada no Brasil, plantas dessa família podem ser encontradas em todas as regiões do país. A reprodução dessas espécies acontece por meio de polinização. Como já destacamos as flores são do tipo hermafroditas férteis que tem nectários florais que não estão presentes.

Os Gêneros da Família Hypoxidaceae

A família Hypoxidaceae conta com os seguintes gêneros de plantas: Curculigo Gaertner, Hypoxidia friedmann, Pauridia Harvey, Rhodohypoxis nel, Hypoxis L., Empodium salisbury e Molineria colla. As plantas dessa família se destacam por serem bastante vistosas e muito usadas no paisagismo como forrações e em muros e paredes.

O Curculigo é também chamado de capim-palmeira e são originários da Ásia. Essa planta apresenta folhagem grande, larga, plissada e na cor verde. São bastante rústicas e podem ser utilizadas no paisagismo.

Por baixo das grandes folhas o Curculigo apresenta um pequeno buquê de flores amarelas que não é bastante apreciado, visto que ficam escondidos. Podem ser cultivadas em vasos e jardineiras também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *